• Chai Oliveira

Como melhorar a imunidade em épocas de pandemia?


Por estarmos vivenciando mundialmente um momento atípico de pandemia devido ao Covid-19, começamos a prestar mais atenção na nossa saúde e na nossa imunidade, não é mesmo?


Mas você sabe o que fazer para melhorar a imunidade? Neste post iremos te ajudar a melhorar a sua saúde e, consequentemente, a sua imunidade.


Vem com a gente!


O que é sistema imunológico?


Antes de darmos dicas de como melhorar a sua imunidade, iremos explicar, resumidamente, como o nosso sistema imunológico funciona.


O sistema imunológico é um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que nos defendem de agentes infecciosos externos (bactérias, fungos, vírus, entre outros). E, para que isso ocorra de uma maneira eficaz, é necessário que esse sistema esteja forte e saudável, se não nos tornamos mais suscetíveis a contrairmos doenças. Por isso, é de extrema importância que a gente mantenha nosso sistema imunológico sempre forte e pronto para nos proteger.


Mas como fazer isso? Iremos te explicar!


Como melhorar a imunidade?


A nossa imunidade pode ser melhorada de diversas maneiras, sendo elas:


Dormir bem:


Ter um sono regulado é essencial para se ter um sistema imunológico forte e saudável.

O tempo de sono recomendado para pessoas adultas é de 7 a 9 horas por noite, porém essa quantidade varia ao longo da nossa vida dependendo da nossa idade.


Apesar de dormir bem ser algo extremamente benéfico para nós, muitas vezes não conseguimos manter um padrão de sono saudável. Por isso é importante procurar ir dormir em horários regulares todos os dias, evitar mexer no celular ao menos 1 hora antes de dormir e evitar cochilos durante o dia, pois eles podem atrapalhar o desempenho do sono a noite.


Praticar exercícios físicos regularmente:


Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a aumentar a função das células imunes, pois o esforço físico aumenta a nossa circulação sanguínea e faz com que as células imunes saiam do baço, fígado e pulmão, onde são armazenadas. Assim, temos células a mais circulando no nosso corpo, preparadas para nos proteger contra agentes invasores.


Além de ajudar na melhora da imunidade, praticar exercícios físicos ajuda na saúde mental também.


Assim, praticar exercícios físicos regularmente em épocas de pandemia é de extrema importância para a manutenção da nossa saúde física e mental.


Pegue um pouco de sol todos os dias:


Pegar um pouco de sol todos os dias é essencial para a manutenção da vitamina D no nosso corpo, pois ela é obtida, principalmente, através da exposição solar.


A vitamina D ajuda na melhora do nosso sistema imunológico inato, que é a primeira resposta de defesa do nosso organismo à infecções. Essa resposta é essencial para que o nosso corpo consiga combater os agentes invasores sem que eles causem danos ao nosso organismo.


Tenha uma alimentação balanceada:


Ter uma alimentação balanceada, com muitas variedades de verduras, legumes, frutas, entre outros alimentos naturais, é essencial para melhorar a imunidade.


Isso se deve pelo fato de esses alimentos serem ricos em vitaminas, minerais, terem ações anti-inflamatórias e anti-oxidantes, tendo um impacto extremamente positivo para a nossa saúde.


Alimentos como limão, morango e laranja, por serem uma boa fonte de vitamina C, são ótimos para a imunidade. A vitamina C é um antioxidante que ajuda na manutenção dos linfócitos do nosso corpo, que são responsáveis pela imunidade viral, e acabam auxiliando na prevenção de gripes e resfriados.


Cenoura e abóbora, alimentos que são ricos em carotenóides, são excelentes pois possuem ação anti-inflamatória, essencial para o fortalecimento do nosso sistema imunológico.


Carnes vermelhas e grãos como lentilha e feijão são alimentos ricos em zinco. O zinco é excelente para a melhora da nossa imunidade, e a sua falta está relacionado com a atrofia do timo (glândula importante para a regulação da defesa do sistema imune) e com a linfocitopenia (número anormal de linfócitos no sangue) que prejudica a defesa do nosso organismo.


Evite o consumo de álcool e cigarro


O consumo de álcool e cigarro prejudica a nossa imunidade.


O consumo de álcool pode enfraquecer o nosso sistema imunológico, pois essa substância pode reduzir o número de linfócitos no nosso corpo, que estão relacionados com o reconhecimento dos agentes infecciosos e com a defesa do nosso organismo.


O consumo de cigarro é muito prejudicial ao nosso sistema imune por diversos fatores, mas um deles está relacionado à nicotina. A nicotina prejudica a imunidade humoral, que é responsável pela produção de anticorpos no nosso corpo. Os anticorpos realizam a resposta imunológica, que é uma defesa do nosso organismo.


Beber água regularmente:


Beber água regularmente é muito importante para ajudar na nossa imunidade.


O consumo regular de água é importante para manter a fluidez do nosso sangue, ajudando no transporte de nutrientes e oxigênio, fazendo com que as nossas células funcionem adequadamente, e nosso sistema imunológico funcione corretamente.


A imunoglobulina IgA é um anticorpo extremamente importante para a defesa do nosso corpo, e ela está presente principalmente na saliva. Por isso, beber água constantemente é necessário, pois previne que a nossa boca fique seca e a produção de saliva se mantenha constante. Assim, a concentração da imunoglobulina se mantém e nosso sistema imune funcionará melhor.


Espero que esse post e as nossas dicas tenham te ajudado a entender melhor o que devemos fazer para melhorar a nossa imunidade em épocas de pandemia.


E não esqueça de manter o seu estoque de água em dia para garantir sua hidratação e boa imunidade! Acesse o e-commerce da Água Santa Rita, compre online e receba sua água em casa!





Posts recentes

Ver tudo