Como ter uma vida saudável

Atualizado: Jan 5

Você já deve estar cansado de ouvir que para ter uma vida saudável é preciso cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, o que é, sim, uma verdade. No entanto, há muitos outros fatores que podem ajudar a manter corpo e mente saudáveis. Entre eles, estão hábitos muito simples e fáceis de inserir na rotina diária.

Ao parar para pensar em tudo o que você faz em um dia, desde o momento em que acorda até a hora de dormir, você considera viver uma rotina saudável? Se você é como a maioria dos brasileiros, a resposta mais sincera seria não.

O último estudo do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgou dados de 2015 que mostram que a maioria dos jovens e adultos a partir dos 15 anos não praticam qualquer tipo de atividade física ou esporte. Na ocasião, o número chegou a 100,5 milhões, número equivalente a 62,1% da população de 161,8 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

Apesar de não ser somente a atividade física o determinante para uma vida saudável, ela certamente está em todas as listas relacionadas ao assunto e faz parte das orientações de praticamente 100% dos médicos.

Mas além da atividade física quais os outros cuidados necessários para ter uma vida saudável?

Beba água

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Os músculos são compostos por 75% de água, o sangue de 95%, a gordura corporal tem 14% de água e o tecido ósseo tem 22%. Desta maneira, cerca de 65% do corpo humano de um adulto é composto por água. Portanto, não é possível manter seu corpo saudável sem beber água.

A quantidade necessária diária varia de indivíduo para indivíduo, sendo recomendado o valor aproximado de 30ml de água por quilo de peso corporal. Desta forma, um adulto de 75kg deve consumir, no mínimo, 2,25 litros de água em um dia para manter suas funções vitais plenamente ativas e seu organismo hidratado.

Alongue-se

alongue-se

Ao acordar, muitas vezes nos espreguiçamos. É bom, não é? Pois saiba que o alongamento deve ser inserido nas atividades diárias por trazer vários benefícios, entre eles:


  • melhorar a flexibilidade;

  • prevenir lesões musculares;

  • relaxar corpo e mente, auxiliando no combate ao estresse;  

  • ativar a circulação sanguínea;

  • ajudar na correção postural e na recuperação da musculatura.

São diversos os benefícios do alongamento diário. Portanto, procure tirar alguns minutos do dia para se alongar e manter corpo e mente relaxados.

Pegue sol