Dicas para cuidar da saúde em tempos de COVID-19

Atualizado: Nov 17

Os noticiários e mudanças no cotidiano não nos deixam esquecer que o momento é delicado e precisa de todo nosso cuidado e atenção. Por isso, resolvemos trazer algumas informações e dicas importantes quanto à manipulação de alimentos e a hidratação. Confira abaixo:


1) Mantenha a hidratação em dia


Muitos dos nossos conteúdos trazem esse assunto da hidratação e não é à toa. Manter a hidratação correta é um dos pontos mais importantes pra você se manter saudável.

Pequenos goles de água mineral a cada 15 minutos, por exemplo, já fazem toda a diferença para manter a imunidade em dia. Temos um conteúdo completo que explica todos os pontos que tornam a hidratação uma ferramenta poderosa para prevenção do COVID-19


Além disso, se você ainda tem dúvida sobre o quanto de água deve ser consumido, clique aqui para entender a quantidade que se deve tomar em cada fase da vida.


2) Cuidados com a Alimentação


Além da hidratação, manter uma alimentação saudável e equilibrada também é importante. Seguindo as recomendações publicadas pela Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN), grupo de pesquisa do departamento de Nutrição da UFSC, quanto à alimentação vale lembrar:

“Nenhum alimento específico tem o poder de proteger contra o contágio, mas uma boa alimentação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.Variedade, diversidade e equilíbrio: a alimentação saudável é colorida e inclui legumes, verduras da época (sempre bem lavados).”

Ainda, o médico imunologista Eduardo Tosta divulgou um documento sobre como Melhorar a imunidade em tempos de Coronavírus, em que elencou os alimentos fortalecedores da imunidade e com atividade antimicrobiana:

  1. Mel (rico em vitaminas B2, B3, B5, B6, B9 e C);

  2. Limão (rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, C e E);

  3. Cúrcuma (açafrão da terra): Seu principal composto ativo, a curcumina, apresenta poderosa atividade imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante e pneumoprotetora (pulmão);

  4. Aveia: É fonte de proteínas de alta qualidade, minerais e vitaminas (B e E);

  5. Gengibre: O gingerol e os outros 168 compostos bioativos do gengibre possuem atividades imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante e pneumoprotetora

  6. Açaí: A velutina e outros compostos flavonoides, antocianinas e carotenoides do açaí apresentam atividades imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, e pneumoprotetora

  7. Uva tinta, amendoim: são ricos em resveratrol, um composto bioativo com atividades imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, e pneumoprotetora;

  8. Brócolis: Rico em vitaminas (E, C, K, B, A, carotenoides);

  9. Linhaça: Os lignanos, principais compostos bioativos da linhaça, apresentam atividade imunomoduladora, anti-inflamatória e antioxidante;

  10. Kefir: Apresenta potente atividade imunomoduladora, anti-inflamatória, antitóxica, antibacteriana, antifúngica e antiviral.

Leia mais sobre Kefir em: Benefícios do kefir de água: saiba tudo sobre a bebida


3) Higiene dos Alimentos


Seguir as recomendações do ministério da saúde quanto à higiene também é importante. Vale lembrar que são elas:

  1. Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  2. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  3. Evite aglomerações.

  4. Mantenha os ambientes bem ventilados.

  5. Não compartilhe objetos pessoais

  6. Mas, os cuidados com higiene não param por aí.

Em relação aos alimentos, vale lembrar que os produtos que você recebe na sua casa ou busca no supermercado, devem ser higienizados.


Você pode limpar as embalagens de plástico, acrílico ou outros materiais com álcool 70%. E, para alimentos e frutas crus, você pode usar uma mistura de água e água sanitária (a famosa quiboa) para garantir uma desinfecção, antes de consumi-los.


Atenção para a proporção dessa mistura, que deve ser de 1 colher de sopa de água sanitária (cerca de 8 ml) para 1 litro de água.


Além disso, vale ressaltar também que a ainda temos tido período com temperaturas bem quentes, o que exige um cuidado maior também na hora de armazenar os alimentos.


Evitar que os alimentos fiquem expostos ao sol e a temperaturas muito quentes é essencial para manter sua qualidade, e para que frutas e verduras mantenham-se frescas por mais tempo.


Essa dica de armazenamento também vale para água mineral, que é um produto de origem natural e não passa por processos de tratamento. Temos um post que explica em detalhes todos os pontos para o correto armazenamento da água mineral. Confira!


4) Manter contato com amigos e familiares


Um dos assuntos mais discutidos em tempos de Covid-19 é a preocupação com a saúde mental e emocional das pessoas.


A necessidade de ficar longe das pessoas que gostamos, da família ou dos colegas de trabalho é realmente importante neste momento. Mas, atualmente temos ferramentas que nos auxiliam muito, permitindo que telefonemas e chamadas de vídeo, receber e enviar fotos e áudios, por exemplo.


Por isso, vamos aproveitar os meios de comunicação disponíveis para manter o contato com as pessoas importantes 🙂


Tem alguma outra dúvida?


A Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina desenvolveu um site para tirar as principais dúvidas sobre corona vírus: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/ . Nesse site você encontra resposta às maiores dúvidas, às ações que podem ser realizadas para evitar a proliferação do vírus e o que fazer caso esteja com suspeita da doença.

Conte sempre com a gente para deixar esse período mais leve! 

#coronavirus #covid19 #saude

gotas agua mineral santa rita.jpeg

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo.

Deixe sua mensagem

arrow&v
gotas%252520agua%252520mineral%252520san

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo.

Inscreva-se e fique por dentro de dicas de saúde e promoções

  • Instagram - Água Mineral Santa Rita
  • Facebook - Água Mineral Santa Rita
  • Twitter - Água Mineral Santa Rita
  • YouTube - Água Mineral Santa Rita
  • LinkedIn - Água Mineral Santa Rita

(48) 3275-0353

BR 282, KM 53,5, S/N, Caixa Postal 5,

Rio dos Bugres, Rancho Queimado/SC, Brasil - CEP: 88470-000

 © 2020 Água Mineral Santa Rita CNPJ 03.489.027/0001-88. Política de Privacidade.

Criado com carinho por Chai Oliveira