top of page

Benefícios da água para a saúde bucal

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Você já deve ter ouvido milhares de vezes sobre a importância de tomar água todos os dias, mas criar o hábito de colocá-la na nossa rotina com a frequência ideal não é tão fácil assim.


Neste artigo vamos apresentar os principais benefícios da água para a saúde bucal, confira:


A importância da água para a sua saúde


Ela é uma bebida insubstituível, nenhuma outra contém as propriedades e benefícios que ela tem. Por isso, criar o hábito de beber pelo menos 2 litros de água mineral por dia vai fazer toda a diferença na sua saúde e qualidade de vida.


Vamos falar um pouco sobre como ela age no nosso organismo e o que ela pode evitar:


1. A água mineral auxilia no bom funcionamento do intestino


A água é uma fiel aliada de pessoas que sofrem com intestino preso ou preguiçoso, ela ajuda os alimentos a serem digeridos e processados de uma forma bem mais rápida. Com isso, a água mineral evita a prisão de ventre e cólicas intestinais consequentes do mau funcionamento do intestino, evitando problemas bem mais graves como a hemorroida.


2. A água mineral ajuda a equilibrar as toxinas presentes no organismo


A água mineral possui capacidade de neutralizar as toxinas geradas pelo nosso corpo e boca durante o dia.


Beber água em jejum, por exemplo, ajuda a eliminar as toxinas geradas durante a noite e que ficam presentes na boca e no organismo. Ela ajuda a equilibrar as substâncias presentes no nosso corpo e auxilia no bom funcionamento dos órgãos.


Beber água durante a manhã é extremamente importante para equilibrar a quantidade de ácidos presentes na boca que, se não retirados, podem gerar problemas como a cárie que, se não cuidada, pode levar pessoas a procurarem os implantes dentarios.


3. A água mineral ajuda a evitar as pedras nos rins


As temidas pedras em órgãos fundamentais do corpo como os rins é um pesadelo para qualquer pessoa, mas para evitar este terrível problema uma água mineral leve, como a Água Santa Rita, pode ser a sua melhor amiga.


As pedras se formam a partir da alta quantidade de ácido presente no corpo da pessoa, sem a presença da água, o ácido se cristaliza e se transforma em pedras que tiram a qualidade de vida de qualquer pessoa.


Por isso ela é tão importante, a água neutraliza essa quantidade de ácido e ajuda a equilibrar essas toxinas, fazendo-as saírem junto a urina e protegendo seus órgãos de problemas graves como as pedras.


Mas como a água pode ajudar a saúde bucal?


Cuidar dos dentes é quase tão importante quanto cuidar da saúde física, e a água é uma grande aliada para te deixar com um sorriso bonito e saudável.


A água ajuda a neutralizar a quantidade de ácidos presentes na boca que podem causar graves infecções que, se não tratadas, chegam a tirar o brilho dos dentes, fazendo o paciente recorrer a uma lente de contato dental.


Sem contar que ela auxilia na limpeza dos dentes, tirando os restos de alimentos que podem ficar alojados entre os dentes e acumular germes e bactérias. A água intensifica a produção de saliva que não deixa a boca com aquela sensação seca e ainda evita doenças como a halitose (mau hálito).


E lembrando que, se você fizer uso de um aparelho dental transparente, não esqueça de retirá-lo em alguns momentos para beber água. O aparelho pode impedir a água de ter contato com os dentes, e assim, os benefícios dela podem não ser totalmente absorvidos.


Dicas para conseguir tomar mais água durante o dia


Se você ainda não consegue tomar os tão recomendados 2 litros de água por dia, aqui vão duas dicas que podem te ajudar muito com isso:


1. Mantenha uma garrafa d’água sempre por perto


Independente do lugar que você vá, sempre leve uma garrafa d’água com você. Deixe-a na sua mesa, ao alcance do seu olhar para que você sempre a veja e se lembre de tomar água. E mesmo que esteja sem sede, um gole de água não vai te fazer mal, muito pelo contrário, vai te ajudar a criar o hábito de tomar cada vez mais água.


2. Use aplicativos que te lembre de beber água


Hoje em dia existem diversos aplicativos para várias funções, até mesmo para te lembrar de beber água. Esses aplicativos possuem a função de enviar notificações durante o dia para te lembrar de beber água. Nele, você monitora a quantidade que bebeu durante o dia e consegue acompanhar a sua evolução durante a conquista deste novo hábito.


Essas são algumas das dicas mais eficazes para te ajudar a criar o hábito de tomar mais água durante o dia e cuidar da sua saúde.


A água mineral é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo e para nossa saúde bucal, auxiliando até mesmo a potencializar resultados de procedimentos estéticos como o clareamento consultorio nos dentes, que está sendo muito procurado nos últimos anos.


Considerações finais!


Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo, que você tenha entendido a importância da água mineral e como ela pode ser uma aliada fiel para melhorar a sua saúde, inclusive a bucal.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page