top of page

Vitamina D: qual a importância para a nossa saúde?

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a vitamina D. Mas você sabe o motivo de ela ser tão importante para a nossa saúde?


Neste post, iremos explicar para você qual a importância da vitamina D para a nossa saúde, além de outras informações necessárias acerca desse assunto.


Vem com a gente!


O que é a vitamina D?


Até os anos 1970, acreditava-se que o nosso corpo não era capaz de produzir vitamina D, e pensava-se que a sua obtenção era possível somente através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina.


Porém, foi descoberto que, na verdade, a vitamina D é um pré-hormônio e que o nosso corpo é sim capaz de produzir esse nutriente, através da nossa pele pela exposição ao sol.


A vitamina D, então, é um nutriente essencial para o nosso organismo, e é de extrema importância a manutenção dos seus níveis no corpo ao longo da nossa vida, pois a deficiência dessa vitamina pode acarretar em sérios problemas de saúde.


Como obtemos a vitamina D?


A vitamina D pode ser obtida através da exposição solar ou da alimentação. A exposição solar representa cerca de 90% da obtenção dessa vitamina, e a alimentação 10%.


A obtenção da vitamina pela exposição solar é possível pois a nossa pele possui um composto chamado de D7- dehidrocolesterol, que é um precursor da vitamina D. A pele, ao ser atingida pelos raios solares, desencadeia a síntese da vitamina pelo composto D7, através de um complexo processo químico.


Por isso, é de extrema importância que a exposição solar moderada e em horários em que o sol não está muito forte, faça parte da nossa rotina diária.


Outra maneira de se obter a vitamina D é através da alimentação. Alimentos como salmão, atum, sardinha, cogumelos, ovos, fígado, leite e queijos são excelentes fontes desse nutriente.


Pelo fato de a vitamina D ser lipossolúvel, ela necessita da presença de gorduras para ser absorvida, que são adquiridas pelos alimentos citados anteriormente. E esse processo ocorre no intestino.


Por isso, é de extrema importância ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de vitamina D.


Qual a importância para a nossa saúde?


A vitamina D possui uma enorme importância para a nossa saúde e ela é necessária para a realização de diversas funções no nosso organismo.


A seguir, iremos explicar mais detalhadamente algumas funções.


Ossos e dentes mais fortes


A vitamina D é de extrema importância para a saúde dos ossos e dos nossos dentes, pois ela ajuda a regular a quantidade de cálcio e de fósforo absorvidos pelo nosso organismo.


A presença da vitamina D faz com que o nosso intestino consiga ter uma maior absorção de sais minerais e, consequentemente, resultará em ossos mais fortes, ajudando também, na prevenção da osteoporose.


Sistema imunológico reforçado


A vitamina D ajuda na melhora da performance do nosso sistema imune inato, que é a resposta rápida à agressão de microrganismos nocivos. Esse sistema atua como uma primeira defesa do nosso organismo.


Por isso, pessoas que possuem falta de vitamina D são mais suscetíveis a adoecerem constantemente, tendo mais gripes e resfriados.


Saúde muscular


A vitamina D auxilia no aumento da força muscular. Isso ocorre pois essa vitamina auxilia no processo de construção de fibras musculares e na contração adequada dessas mesmas fibras, através do controle do fornecimento de fósforo e cálcio no nosso organismo.


Além disso, ela auxilia na recuperação e no ganho de massa muscular, e ajuda na prevenção da sarcopenia, que é o processo natural e progressivo de perda de músculo, uma característica do processo de envelhecimento.


Prevenção de doenças


A vitamina D ajuda na prevenção de doenças como o câncer, diabetes e a esclerose múltipla, pois essa vitamina participa do processo do controle da morte celular, regulando a formação e possível proliferação de células malignas que podem causar o câncer.


Em relação a diabetes, essa vitamina ajuda na saúde do pâncreas, que é o responsável pela produção de insulina.


Saúde cardiovascular


A vitamina D auxilia no controle da pressão arterial, o que ajuda na diminuição do risco de doenças cardiovasculares e da hipertensão.


A partir do que foi falado, acredito que tenha ficado muito evidente a importância da vitamina D para o nosso organismo, não é mesmo?


Por isso, é necessário que se tenha uma alimentação saudável e balanceada, incluindo os alimentos que contenham vitamina D, além de, todos os dias, se expor a luz solar para que o nosso corpo também consiga metabolizar essa vitamina de extrema importância para o nosso bem estar.


Para manter a saúde em dia, lembre-se também, de praticar exercícios físicos e beber muita água!








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page