O que é treinamento funcional: como funciona essa nova prática

Atualizado: Jan 5

O treinamento funcional ganhou força nos últimos dois anos e hoje é uma verdadeira febre dentro e fora das academias. A atividade tem como base utilizar os movimentos naturais do corpo humano como pular, agachar, puxar, empurrar e girar. Esse tipo de treinamento utiliza, na maioria das vezes, o peso do próprio corpo para trabalhar vários grupos de músculos ao mesmo tempo. Em alguns casos, para potencializar os resultados, podem ser utilizados pesos extras e outros acessórios como bolas de Pilates, cordas e elásticos.  

O objetivo deste tipo de treino vai além do ganho de massa muscular e da definição do corpo, sendo capaz de desenvolver a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a resistência. O treinamento funcional tem como um dos seus pilares o fortalecimento do core, que é a região central de força do corpo, incluindo abdômen, lombar e quadris, e possibilita a estabilização da coluna vertebral.

Embora muitos comparem o treinamento funcional com a musculação tradicional, as duas modalidades possuem características diferentes. A primeira trabalha os grupos musculares de forma integrada e não isoladamente como a segunda.  

Conheça um pouco mais as características do treinamento funcional, os cuidados que devem ser tomados e seus principais benefícios:

Nada de moleza e monotonia

O treinamento funcional se caracteriza por muitos movimentos e uma agitação constante do corpo. Justamente por isso o seu gasto calórico é tão elevado, sendo de aproximadamente 800 calorias por hora de treino.

Hidrate-se

Por ser uma atividade física intensa, além de alguns quilinhos você também perde muito líquido, especialmente por meio do suor. Por isso, hidrate-se (sem exageros) durante o treino e procure garantir sempre a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do seu organismo. Saiba como deve fazer sua hidratação durante a atividade física.

Acompanhe os resultados

Seja para emagrecer, para aumentar resistência ou simplesmente para cuidar da saúde, é importante se manter motivado e acompanhar o seu desenvolvimento. Realizar avaliações físicas regularmente com auxílio de profissionais especializados pode te ajudar a ver as reais mudanças no seu corpo. Nem sempre a diferença na balança é a mais importante.

São muitos os benefícios da atividade física para uma vida saudável e no caso do treinamento funcional não é diferente. Entre seus principais resultados e benefícios estão:

  1. Maior disposição;

  2. Definição muscular;;

  3. Melhora da flexibilidade;

  4. Maior equilíbrio;

  5. Diminuição do percentual de gordura;

  6. Melhora na postura;

  7. Aumento da resistência

  8. E, acima de tudo, a garantia de muita saúde!

Gostou? Então confira mais algumas dicas para ser mais saudável.


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