top of page

Beber água emagrece? Confira se a afirmação é mito ou verdade

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Mais uma dúvida recorrente entre as pessoas que querem ver os ponteiros da balança baixarem: beber água emagrece? A resposta é sim. Beber água emagrece, porque além de contribuir para o bom funcionamento do organismo ela acelera o metabolismo.


Beber cerca de 2 litros de água diariamente, inclusive, é uma recomendação de endocrinologistas e nutricionistas sempre que passam uma dieta para um paciente, mas até 2013 não havia comprovação científica de que a afirmação era verdadeira.


Naquele ano, uma pesquisa científica realizada pela Universidade Charité de Berlim e publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition comprovou que sim, beber água acelera os processos de emagrecimento de quem faz dieta. O estudo se baseou nos dados de sucesso da dieta de idosos que aumentaram o consumo médio diário de água e comprovou que essas pessoas emagreceram entre um e dois quilos a mais do que o grupo que não alterou a ingestão de água.


Beber água emagrece, mas hábito deve ser aliado à dieta


Mas não adianta só beber água. Há alguns dias, fizemos aqui no blog um post sobre a dieta da água, uma das dietas restritivas que está na moda porque tem celebridades como adeptas. Como deixamos bem claro naquele texto, é importante beber água, mas passar o dia apenas ingerindo o líquido não é saudável. Portanto, tudo deve ser feito com moderação e responsabilidade para que o corpo não fique sem nutrientes.


Por que beber água emagrece?


1 – Água aumenta a saciedade: tomar um copo de água antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Não é muito indicado ingerir qualquer tipo de líquido durante a refeição. Em compensação, se você beber água durante o dia terá por mais tempo uma sensação de saciedade.


2 – Diminui desejo por lanches fora de hora: em grande parte das vezes sua vontade de comer bobagens é apenas sede. Por isso, a dica é: quando você estiver com desejo de estragar a dieta, beba um copo de água e espere 10 minutos. Na maioria dos casos seu problema estará resolvido – e sua dieta intacta.


3 – Água proporciona qualidade de vida: manter o corpo hidratado combate dores de cabeça, melhora o foco e a memória. Isso quer dizer que você tem energia para realizar o que você deseja e ter ainda mais qualidade de vida. Além disso, a bebida desintoxica, melhora a pele e tonifica os músculos.


4 – Água não tem calorias: ao contrário de todas as outras bebidas, a água tem

zero calorias.


5 – Auxilia na digestão: o organismo precisa de 1 litro de água para digerir cada 1000 calorias ingeridas nas refeições. A água auxilia na digestão porque, com o corpo hidratado, todos os órgãos – incluindo o fígado – vão funcionar corretamente.


6 – Reduz retenção de líquidos: a retenção de líquidos ocorre quando o organismo retém fluídos nos tecidos em quantidades acima do padrão. Esse problema será resolvido se você beber a quantidade indicada de água diariamente.


Quantidade de água cada pessoa deve beber por dia


Você ainda não sabe quanto de água deve beber diariamente? Neste post você aprende a fazer um cálculo simples.


cta_rodape
51.757 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page