Dieta da água: conheça as vantagens e desvantagens

21 de fevereiro de 2017. Categoria(s) Saúde

dieta da água

A busca pelo corpo magro tem feito com que homens e mulheres que sofrem com alguns quilinhos extras recorram a uma diversidade incrível de dietas. Uma das que entrou para a moda dos aficionados pelos “padrões estéticos ideais” ultimamente é a dieta da água, que promete emagrecer até 4 kg em sete dias. E é justamente esse emagrecimento rápido que tem feito a dieta da água ter diversos famosos como adeptos, o que faz parecer que ela é saudável. Mas será isso mesmo? Vamos esclarecer.

O que é e de onde surgiu a dieta da água

A dieta da água consiste em beber dois copos de água antes de cada refeição. Ela teria surgido após um estudo desenvolvido por Brenda Davy, PhD em nutrição humana e professora da Universidade Virginia Tech, no Estados Unidos. Durante três meses, ela acompanhou dois grupos de adultos que adotaram uma dieta de baixa caloria. Após este período, todos os participantes emagreceram, mas Brenda percebeu que o grupo que bebeu água antes das refeições conseguiu maior perda de peso: 7kg frente aos 5kg dos que não ingeriram água.

Segundo a professora, quem bebe água antes de se alimentar costuma ingerir menos calorias durante a refeição, o que, depois de um dia inteiro, pode chegar a 300 kcal. Ainda segundo Brenda, por estar com o estômago preenchido de água, a pessoa estará satisfeita na hora da refeição e servirá menos comida no prato.

A dieta da água é saudável?

É preciso deixar claro que beber água, além de necessidade básica, é uma indicação médica, porque é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Além do mais, nutricionistas e endocrinologistas indicam que é preciso ingerir ao menos dois litros de água diariamente sempre que prescrevem uma dieta aos pacientes. Além de todos os benefícios, a água ajuda a acelerar o metabolismo.

Se a dieta da água for feita aliada a uma alimentação balanceada, ok. De preferência, com o acompanhamento de um profissional. O problema é que tem muita gente que decide apenas não comer e passar o dia ingerindo água. A falta de alimentação nos primeiros dias fará com que a pessoa perca peso, mas perderá principalmente nutrientes, o que trará consequências para a saúde.

Além do mais, a falta de alimentação fará com que o corpo comece a guardar energia, e em vez de perder mais peso, a balança ficará estabilizada e seu metabolismo ficará desacelerado.

Vantagens e desvantagens da dieta da água

A dieta possibilita manter o corpo hidratado. Se feita aliada a uma reeducação alimentar e com acompanhamento médico, pode ser levada para o resto da vida como um bom hábito. Se for feita de forma alheia a uma alimentação saudável, surtirá efeitos apenas nos primeiros dias e fará a pessoa beber mais água. Depois, poderá causar prejuízos à saúde. Desta maneira, ela não é segura.

Recomendações e dicas para quem quer fazer esta dieta

– Beba água diariamente para que as toxinas sejam liberadas de maneira eficiente e seu corpo se mantenha hidratado;

– Não substitua refeições apenas por água. Seu corpo precisa de nutrientes para se manter saudável.

– Não fique muito tempo em jejum, porque isso prejudica o seu metabolismo e faz com que queime menos calorias.

– Não se esqueça de aliar a dieta da água a uma reeducação alimentar e a hábitos saudáveis.

– Antes de recorrer a dietas loucas da moda, avalie alternativas saudáveis e que realmente eduquem você e seu organismo a se alimentarem de forma correta. Assim, você não precisará mais ter de fazer nenhuma dieta restritiva.

– Pessoas que têm problemas graves de saúde, doenças sérias ou que estejam se recuperando de qualquer cirurgia não podem seguir esta dieta.