Quanto de água devemos beber todos os dias: como calcular

3 de janeiro de 2017. Categoria(s) Saúde

Quanto de água devemos beber todos os dias: como calcular

Oito copos médios por dia. Meio litro a cada duas horas. Dois litros e meio de água por dia. Toda vez que você sentir sede. Você certamente já ouviu diversas recomendações de quanto de água devemos beber todos os dias para que o organismo funcione corretamente, mas se você for dar uma olhada com um pouco mais de atenção vai perceber que algumas delas são até conflitantes.

O grande problema é que essas dicas falam sobre um número geral, baseados para um biotipo específico, e acabam se difundindo como verdade universal para todos. Aí fica a dúvida: quanto de água devemos beber todos os dias?

Entenda o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Para idosos o valor também sofre algumas modificações. De acordo com nutricionistas, uma quantidade muito grande de água pode sobrecarregar os rins de pessoas com mais idade. Por isso, nesses casos, a recomendação é que o cálculo seja feito com 25 ml a 30 ml por kg de peso.

Em caso de temperaturas muito elevadas (que incentivam a transpiração) ou quando se teve episódios de diarreia ou vômito é interessante beber um pouco mais de água para repor essa perda de líquidos.

O mesmo acontece quando se pratica exercícios físicos. Nesses casos, além da quantidade diária de água é necessário acrescentar o que se foi perdido através do suor. A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva afirma que uma maneira de você avaliar o quanto foi perdido de líquido é se pesando no início e no fim do exercício. A cada meio quilo a menos que a balança acusar, significa que você suou entre 480 ml e 500 ml e isso deve ser bebido a mais naquele dia para recuperar o organismo. Mas não precisa ser tudo antes ou depois da atividade. Dilua entre antes, durante e depois.

Mas atenção! Esses valores são referentes apenas à quantidade necessária de água. Refrigerantes, chás e sucos não contam para este cálculo, pois possuem quantidades grandes de açúcar.

Existe quantidade excessiva de água?

Vendo cálculos assim e sabendo da importância da água para o organismo é fácil pensar que quanto mais água, melhor. Mas existe uma exceção para isso, que é quando ela ultrapassa muito a capacidade dos rins de filtrar água.

Por hora, nossos rins conseguem filtrar entre 800 ml e um litro de água. Ultrapassar muito esse valor por várias horas no mesmo dia pode causar um efeito chamado de hiponatremia, que é quando o sangue fica tão encharcado que começa a causar problemas para o organismo – dores de cabeça, fadiga e mal-estar.

Por causa disso, especialistas recomendam que não se ultrapasse 6 litros de água por dia para não correr esse risco.

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