top of page

Água com gás X Água sem gás, compare!

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Em algum momento você já deve ter se perguntado a diferença entre água com gás e água sem gás. As dúvidas sobre qual é a água mais indicada e se água com gás faz mal à saúde estão entre as perguntas mais feitas por consumidores que procuram hidratação constante e um estilo de vida mais saudável.


É importante destacar que ambas as bebidas são ótimas para manter o bom funcionamento do corpo, mas saiba que cada uma pode ser usada para situações diversas.


Para que você fique por dentro de quando e onde consumir água com ou sem gás, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira!


Diferenças entre água com gás e água sem gás


Primeiramente é importante saber que aqui vamos tratar de água mineral natural, ou seja

água retirada diretamente de fontes hidrominerais, e que possuem naturalmente variações na quantidade de minerais, dependendo da sua fonte.


A água mineral natural é naturalmente mineralizada e potável e pode ser bebida sem nenhum tipo de tratamento. Isso é o que ocorre com a Água Mineral Natural Santa Rita, que vai direto da fonte para as garrafinhas.


Uma água mineral natural pode ter ou não gás, sendo que o processo de gaseificação divide-se em:


  • Água Mineral Natural Com Gás - Natural: tem origem em fontes naturais que possuem dióxido de carbono em sua composição e é por definição, naturalmente gaseificada. Seu sabor é mais suave do que a água artificialmente gaseificada. São pouquíssimos lugares no mundo onde são possíveis encontrar esse tipo de fonte e a grande maioria deles ficam fora do Brasil.


  • Água Mineral Natural Com Gás - Artificialmente Gaseificada: é a água mineral natural sem gás que passa pelo processo artificial de colocação do dióxido de carbono em sua composição (CO2). Pelo fato do gás ser inserido artificialmente, ela possui uma quantidade maior de gás do que sua alternativa natural e seu gosto é mais acentuado. Esta é categoria de água com gás mais comumente comercializada, e também a preferida em questão de sabor pela maioria dos consumidores.


Quando beber água gaseificada?


Para quem está tentando levar um estilo de vida mais saudável, mas não consegue largar o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, a água gaseificada é uma excelente escolha para começar este processo.


Mas ela não serve apenas para quem está procurando largar os açúcares. A água gaseificada é uma poderosa aliada para a digestão já que sua composição mais ácida auxilia na ativação de enzimas chamada de proteases.


Ela também é uma ótima parceira para apreciadores de comidas sofisticadas e cafés por ajudar a limpar o paladar. Isso acontece porque a combinação de minerais e gás deixam as papilas gustativas mais sensíveis, e é comum inclusive, que cafeterias e restaurantes ofereçam a água gaseificada como acompanhamento em seus pedidos.


Porém, pessoas que já possuem histórico de problemas estomacais, como por exemplo gastrite, refluxo e síndrome do intestino irritável devem evitar o consumo da água gaseificada. O CO² da bebida podem favorecer o aumento de gases e pessoas com esse tipo de problemas podem sentir incômodo com a sensação.


Quando beber água sem gás?


A água sem gás deve ser consumida sempre que possível! Parece algo óbvio de ser falado, mas a água tem papel fundamental na hidratação, bem estar e funcionamento do corpo.


Ela deve ser consumida diariamente e na quantidade essencial para cada fase da vida. Você pode conferir a quantidade de água ideal para você no nosso post: Quantos litros de água devemos beber por dia em cada fase da vida?


A água sem gás também tem presença marcante para outras funções como na gastronomia, na degustação de vinhos e até mesmo como tratamento para incômodos intestinais.


Na gastronomia, a bebida dá um toque a mais no alimento e ajuda a compor receitas como sopas, caldos, molhos e até mesmo outras bebidas. Aqui é importante ressaltar que o uso de água sem gás de qualidade faz toda a diferença e apostar em soluções sem cloro, além de ser mais saudável, também dá mais sabor à comida.


Já em outros campos, como a degustação de vinhos, a bebida tem papel importante na limpeza da paladar. É comum em grandes restaurantes e eventos de degustação de vinhos, que seja servida a água mineral natural como acompanhamento. A limpeza do paladar é muito importante em eventos do tipo, e cabe aqui a discussão de qual tipo de água é mais indicado para tal.


Em alguns casos a água sem gás é preferível devido ao fato de interferir menos nas papilas gustativas. Contudo, não existe consenso entre os especialistas do assunto, e deve-se estar atento ao tipo de vinho. Em safras mais delicadas e com sabores mais suaves, a escolha correta da água pode fazer toda a diferença durante a degustação.


A água é um componente que pode passar muitas vezes despercebida em nossas vidas. Mas saber um pouco mais sobre os tipos, indicações e aplicações da mesma faz toda a diferença para que possamos traçar novos hábitos e relações com a bebida.


A Água Santa Rita trabalha com a extração de água diretamente da Estância Hidromineral Santa Rita de Cássia e preza por uma água mineral natural de qualidade e sem aditivos, chegando diretamente da fonte até você. Quer saber mais? Conheça a história da Água Mineral Santa Rita e já peça seu estoque de água sem gás e água com gás na nossa loja virtual!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page