top of page

Água com gás faz mal?

Atualizado: 9 de fev. de 2023


A água com gás está cercada de mitos e as maiores dúvidas normalmente são aquelas relacionadas à saúde e se o seu consumo pode trazer problemas à saúde. A resposta para essa pergunta é: não! A confusão acontece muitas vezes quando a água com gás é colocada na mesma categoria que outras bebidas gasosas, como refrigerantes, por exemplo.


Além de a água gaseificada não ser prejudicial à saúde, ela também possui diversos benefícios como a hidratação e melhora no paladar. Por isso, separamos 7 dúvidas recorrentes sobre o consumo de água com gás. Confira!


1 - Como é feita a água com gás?


Aqui no Brasil a água com gás é feita de forma industrial. O processo é o mesmo usado na fabricação dos refrigerantes, talvez por isso a grande comparação entre as duas bebidas. Entenda um pouco do processo, de forma sucinta: para fazê-la é necessário retirar o oxigênio (O²) e infundir dióxido de carbono (CO²) sob pressão na água mineral. De forma alguma esse processo torna a água nociva para consumo.


Já em alguns lugares do mundo, como França e Itália, é possível encontrar água naturalmente gaseificada. Esse fenômeno acontece em regiões com aquecimento subterrâneos causado por vulcões ou superfícies que estiveram em contato com magma. Porém, nem sempre a taxa de CO² presente na água gaseificada natural é alta o suficiente e empresas que a comercializam precisam reforçá-la (artificialmente) antes de vendê-la.


2 - Por que se criou a ideia de que água com gás faz mal à saúde?


Como já falamos, água com gás é muitas vezes confundida com refrigerantes e águas saborizadas artificialmente que possuem uma composição química e calórica muito diferente da água mineral com gás. Portanto, mitos como a água com gás sendo prejudicial à gravidez, provocar celulite, fazer mal aos rins e muitos outros, não são verdadeiros.


3 - Água com gás também hidrata?


Sim! Ela tem o potencial de hidratar tanto quanto água natural sem gás e pode ser consumida diariamente sem problema algum.


Rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio, a água gaseificada tem apenas um porém e isso vale para água mineral também: é necessário ficar atento aos rótulos, já que dependendo da fonte, a água possui diferentes características químicas e alguns elementos como o sódio podem conter uma concentração que não seja tão interessante para o consumo constante. (Em tempo: o sódio presente na Água Mineral Santa Rita está entre os menores de todas as marcas brasileiras ;) ).


4 - Por que a água com gás melhora o paladar?


As partículas de CO² presentes na água gaseificada estimulam as papilas gustativas, deixando-as mais sensíveis ao sabor dos alimentos. Desta forma, a água com gás pode ser uma grande aliada dos amantes da culinária, que a utilizam para acentuar o sabor dos alimentos, aproveitar uma boa taça de vinho e limpar as papilas gustativas para um cafézinho.


5 - Água com gás ajuda a diminuir constipação?


Diversos estudos relacionados ao consumo de água gaseificada já foram e são conduzidos mundo afora. Um destes estudos conseguiu comprovar a eficácia do consumo de água gaseificada para amenizar os sintomas de constipação.


Também existem evidências que trazem resultados animadores para o uso de água com gás para reduzir sintomas de indigestão e dores de estômago, já que a água gaseificada pode auxiliar a eliminação de gases presos no sistema digestório.


6 - Água com gás pode substituir o refrigerante?


O consumo de refrigerantes está muitas vezes ligado ao fato de ser uma bebida gaseificada. Porém, os riscos a saúde atrelados aos refrigerantes são enormes, entre eles a contribuição para um alto índice de diabetes e obesidade. Neste sentido, a água com gás é uma ótima substituta para aqueles que adoram os refrigerantes. A bebida pode ser facilmente aromatizada com frutas como morangos, laranjas e outras, ou ainda folhas como o alecrim e a hortelã, trazendo maior sensação de frescor.


7 - Água com gás pode ser usada para outras coisas?


Além de uma deliciosa bebida, a água com gás pode ser usada também para alguns truques domésticos. Em receitas de bolo, pode-se acrescentar a água com gás no lugar da água sem gás para obter uma massa mais fofinha.


A água com gás também pode ser usada para ajudar no crescimento de algumas plantas. Bacana né?



Manter-se hidratado é um dos grandes desafios dos tempos modernos, e a água com gás é uma ótima aliada para o bem-estar! Inseri-la na rotina pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável. Esperamos ter ajudado a desvendar um pouco mais sobre os mistérios dessa maravilhosa bebida!


E, se bateu aquela vontade de tomar uma água com gás, visite a nossa loja virtual e peça a sua agora mesmo!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page