top of page

Rótulo de garrafa de água: Você sabe o que significa cada item?

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Observar o rótulo de qualquer produto antes de escolher qual comprar é uma hábito importante, pois é nele que estão informações fundamentais sobre a composição, validade e modo correto de conservação. Embora muita gente acredite que com o rótulo da garrafa de água mineral esse cuidado não é necessário, na verdade ele deve ser mantido, pois revela diferenças importantes na composição da bebida.

A água é classificada como um produto alimentício e por isso as empresas devem cumprir uma série de exigências referentes à sua composição e envasamento para garantir a qualidade e preservação dos nutrientes. Muitos fatores influenciam nestes itens, como a forma de extração, a profundidade e localização da fonte, o armazenamento e a embalagem.


Nesse post vamos esclarecer quais informações devem obrigatoriamente constar no rótulo da garrafa de água e explicar o que os itens significam, para você poder fazer a melhor escolha.


O que diz a Legislação Brasileira?


De acordo com a legislação brasileira, o rótulo da água mineral deve conter as seguintes informações:


  • Denominação de venda: nome da água mineral.

  • Origem: local de captação da água mineral.

  • Classificação: tipo de água mineral (natural ou adicionada de gás carbônico).

  • Composição química: concentração de elementos químicos presentes na água.

  • Volume líquido: quantidade de água mineral contida na embalagem.

  • Prazo de validade: data de validade da água mineral.

  • Número de registro no Ministério da Saúde: identificação da autorização do produto.

  • Informação nutricional: quantidade de nutrientes (como sódio, cálcio, magnésio) presentes na água mineral.

  • Instruções de uso: instruções sobre como armazenar e consumir a água mineral.


Checar se a empresa obedece o que determina a lei é uma boa prática, pois se estiver faltando alguma informação é um indício de que nem todos os cuidados estão sendo tomados.


O que observar no rótulo


Na hora de ler o rótulo de água mineral, é importante prestar atenção em algumas informações:


Origem da água


É importante saber a origem da água mineral, pois isso pode influenciar na qualidade e pureza da água. No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pela regulamentação e fiscalização da produção e comercialização de água mineral, garantindo que as fontes de captação sejam protegidas e que a água seja segura e de qualidade para consumo humano. As informações sobre a origem da água mineral devem constar no rótulo do produto, indicando o local de captação.


Composição química


A composição química da água mineral pode variar dependendo da sua origem. Verifique no rótulo da garrafa de água mineral a concentração de elementos químicos. Esse hábito é importante, por exemplo, para pessoas que necessitam limitar a ingestão de certos elementos, como sódio.


A quantidade ideal de cada nutriente na água mineral varia de acordo com a saúde de cada um, porém, alguns nutrientes são considerados essenciais e devem estar presentes em quantidades adequadas na água mineral:


Cálcio: é importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes.


Magnésio: atua no funcionamento do sistema nervoso e muscular.


Potássio: é fundamental para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, além de atuar na função muscular e cardíaca.


Sódio: mineral importante para o equilíbrio do organismo, mas o consumo excessivo está associado a problemas de saúde como hipertensão.


Data de validade


De acordo com a ABINAM e a Anvisa, a água mineral na fonte não tem prazo de validade.

Ela pode ficar ali durante milhares de anos e ainda estar própria para beber. Mas, ao ser armazenada, outros componentes começam a atuar. Por isso as entidades determinaram uma validade de 12 meses para água mineral sem gás e até 6 meses para água mineral com gás armazenada em uma garrafa PET. A data de validade deve estar impressa de forma clara e legível na embalagem.


Tipo de água


Existem diferentes tipos de água mineral, podendo ser natural ou adicionada de gás carbônico, por exemplo. Verifique qual é o tipo de água mineral presente na embalagem. Aqui no blog já esclarecemos quais são as características necessárias para que a água seja considerada água mineral natural.


Instruções de armazenamento


Verifique as instruções sobre como armazenar a água mineral, incluindo a recomendação de temperatura e prazo após a abertura.


Viu só como é importante observar o rótulo para fazer a melhor escolha para sua saúde? A Água Mineral Santa Rita possui uma fonte com baixa concentração de minerais, por isso cada litro de água tem apenas 2,7 mg de sódio, um dos menores índices do Brasil. Mais leveza e saúde para você e sua família.


Na nossa loja virtual você pode pedir e receber em casa, na Grande Florianópolis, em até dois dias úteis, com conforto e tranquilidade. Visite nossa loja!



1.834 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page