top of page

Como armazenar água de forma correta

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Neste post vamos explicar os cuidados que você deve observar para armazenar Água Mineral Natural nos estabelecimentos comerciais e também, qual a maneira correta de armazenar água em sua casa. Esses cuidados são estabelecidos por uma resolução da Anvisa, de 2006 que regulamenta todas as etapas de produção, distribuição e armazenamento em comércios e em residências.

Pontos de venda e estabelecimentos comerciais


Veja as regras para armazenagem de Água Mineral Natural nos pontos de venda e estabelecimentos comerciais:

  • Os locais de armazenamento devem ser limpos e bem ventilados, livres de goteiras e infiltrações para evitar a formação de umidade e bolores.

  • A armazenagem da água não deve ter incidência de sol, claridade excessiva ou calor nem umidade, pois eles podem provocar o processo de fotossíntese e incentivar o desenvolvimento de algas, uma vez que a água mineral natural é um produto natural sem adição de conservantes.

  • O recomendado é que a temperatura do local fique abaixo dos 25ºC. De preferência, armazene o produto em local fechado.

  • Não armazene o produto próximo a produtos químicos ou que exalem cheiros fortes.

  • Para fazer o armazenamento correto da água, o local deve ser limpo periodicamente, mas sem a utilização de produtos de limpeza que contenham cheiros fortes.

  • Os prazos de validade devem ser rigorosamente respeitados, sendo comercializado primeiro o produto que foi recebido primeiro, realizando a rotatividade correta do produto.

  • As embalagens devem ser colocadas sobre pallets ou estrados limpos e secos e em bom estado de conservação e nunca em contato direto com o piso. O recomendado é estar a uma altura mínima de 45 centímetros do chão e das paredes e a cerca de 60 centímetros dos tetos.

  • A infraestrutura do local deve permitir a limpeza, higienização e inspeção evitando assim acúmulo de sujidades.

  • Todas as aberturas, janelas e portas devem ter uma boa vedação evitando a entrada de insetos.


Armazenagem correta em casa


Quando a água chega na sua casa os cuidados com a armazenagem devem continuar. Veja os principais:


  • Não expor as garrafas e garrafões de água a locais com muita luz solar ou calor, pois podem provocar o processo de fotossíntese e incentivar o desenvolvimento de algas, uma vez que a água mineral natural é não há adição de conservantes.

  • Evitar colocar as garrafas de água diretamente no chão ou muito próximas às paredes.

  • Os garrafões devem ficar longe do fogão, da passagem de animais e de locais com muita umidade.

  • A proximidade com produtos químicos, combustíveis, gás de cozinha ou com cheiros muito fortes podem alterar as características da água. Por isso, evite estocá-los um perto do outro.

Para garantir que as propriedades da água não sejam alteradas, é importante seguir também alguns cuidados no manuseio das garrafas e galões:


  • Após abertos, os garrafões de água devem ser consumidos preferencialmente em um período de 15 dias.

  • Os garrafões de 20 litros de água não devem ser utilizados para outros fins, pois são embalagens retornáveis

  • Evitar deixar água em carros fechados debaixo do sol.

  • É importante a utilização de capas protetoras nos garrafões, de preferência escuras, para evitar a entrada de luz.

  • Retire completamente o lacre e a tampa antes de colocar o garrafão no bebedouro. Guarde a tampa até o final do consumo.


E se aparecer limo na água?

Caso a água mineral natural tenha sido armazenada sob a luz ou calor, é possível o aparecimento de limo - uma fina camada de algas - nas embalagens de água mineral, mesmo fechadas e lacradas. Isto acontece, na maioria das vezes, por efeito da fotossíntese quando ocorre a exposição do produto ao calor ou à luminosidade.


As algas são organismos do reino vegetal, presentes naturalmente na microbiótica das águas minerais. Como todo organismo fotossintético, elas utilizam a luz solar para produzir nutrientes orgânicos e se reproduzir. Durante o processo de fotossíntese acontece a produção de clorofila – responsável pela cor verde das algas. Seu desenvolvimento pode ser rápido ou lento, dependendo de sua exposição ao sol e ao calor.

Importante destacar que essas algas não causam doenças ou distúrbios no organismo humano, elas apenas alteram as características organolépticas: cor, brilho, odor e sabor, da água.


Agora que você já sabe como armazenar sua água de forma segura, não deixe de visitar nosso e-commerce, lá você encontra Água Mineral Santa Rita em embalagens de diversos tamanhos e pode escolher a que melhor atende você. O verão está chegando, garanta a hidratação e a saúde de toda a família.




333 visualizações0 comentário
bottom of page