Neste post vamos explicar os cuidados que você deve observar para armazenar Água Mineral Natural nos estabelecimentos comerciais e também, qual a maneira correta de armazenar água em sua casa. Esses cuidados são estabelecidos por uma resolução da Anvisa, de 2006 que regulamenta todas as etapas de produção, distribuição e armazenamento em comércios e em residências.
Pontos de venda e estabelecimentos comerciais
Veja as regras para armazenagem de Água Mineral Natural nos pontos de venda e estabelecimentos comerciais:
Os locais de armazenamento devem ser limpos e bem ventilados, livres de goteiras e infiltrações para evitar a formação de umidade e bolores.
A armazenagem da água não deve ter incidência de sol, claridade excessiva ou calor nem umidade, pois eles podem provocar o processo de fotossíntese e incentivar o desenvolvimento de algas, uma vez que a água mineral natural é um produto natural sem adição de conservantes.
O recomendado é que a temperatura do local fique abaixo dos 25ºC. De preferência, armazene o produto em local fechado.
Não armazene o produto próximo a produtos químicos ou que exalem cheiros fortes.
Para fazer o armazenamento correto da água, o local deve ser limpo periodicamente, mas sem a utilização de produtos de limpeza que contenham cheiros fortes.
Os prazos de validade devem ser rigorosamente respeitados, sendo comercializado primeiro o produto que foi recebido primeiro, realizando a rotatividade correta do produto.
As embalagens devem ser colocadas sobre pallets ou estrados limpos e secos e em bom estado de conservação e nunca em contato direto com o piso. O recomendado é estar a uma altura mínima de 45 centímetros do chão e das paredes e a cerca de 60 centímetros dos tetos.
A infraestrutura do local deve permitir a limpeza, higienização e inspeção evitando assim acúmulo de sujidades.
Todas as aberturas, janelas e portas devem ter uma boa vedação evitando a entrada de insetos.
Armazenagem correta em casa
Quando a água chega na sua casa os cuidados com a armazenagem devem continuar. Veja os principais:
Não expor as garrafas e garrafões de água a locais com muita luz solar ou calor, pois podem provocar o processo de fotossíntese e incentivar o desenvolvimento de algas, uma vez que a água mineral natural é não há adição de conservantes.
Evitar colocar as garrafas de água diretamente no chão ou muito próximas às paredes.
Os garrafões devem ficar longe do fogão, da passagem de animais e de locais com muita umidade.
A proximidade com produtos químicos, combustíveis, gás de cozinha ou com cheiros muito fortes podem alterar as características da água. Por isso, evite estocá-los um perto do outro.
Para garantir que as propriedades da água não sejam alteradas, é importante seguir também alguns cuidados no manuseio das garrafas e galões:
Após abertos, os garrafões de água devem ser consumidos preferencialmente em um período de 15 dias.
Os garrafões de 20 litros de água não devem ser utilizados para outros fins, pois são embalagens retornáveis
Evitar deixar água em carros fechados debaixo do sol.
É importante a utilização de capas protetoras nos garrafões, de preferência escuras, para evitar a entrada de luz.
Retire completamente o lacre e a tampa antes de colocar o garrafão no bebedouro. Guarde a tampa até o final do consumo.
E se aparecer limo na água?
Caso a água mineral natural tenha sido armazenada sob a luz ou calor, é possível o aparecimento de limo - uma fina camada de algas - nas embalagens de água mineral, mesmo fechadas e lacradas. Isto acontece, na maioria das vezes, por efeito da fotossíntese quando ocorre a exposição do produto ao calor ou à luminosidade.
As algas são organismos do reino vegetal, presentes naturalmente na microbiótica das águas minerais. Como todo organismo fotossintético, elas utilizam a luz solar para produzir nutrientes orgânicos e se reproduzir. Durante o processo de fotossíntese acontece a produção de clorofila – responsável pela cor verde das algas. Seu desenvolvimento pode ser rápido ou lento, dependendo de sua exposição ao sol e ao calor.
Importante destacar que essas algas não causam doenças ou distúrbios no organismo humano, elas apenas alteram as características organolépticas: cor, brilho, odor e sabor, da água.
Agora que você já sabe como armazenar sua água de forma segura, não deixe de visitar nosso e-commerce, lá você encontra Água Mineral Santa Rita em embalagens de diversos tamanhos e pode escolher a que melhor atende você. O verão está chegando, garanta a hidratação e a saúde de toda a família.
Komentarze