Água mineral natural é aquela que nasce naturalmente com uma concentração adequada de sais minerais, o que a diferencia das demais águas.
Segundo o Ministério da Saúde “Água Mineral Natural: é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.”
Portanto, para ser classificada como água mineral natural, não bastam apenas aquelas definições que normalmente aprendemos na escola: incolor, inodora e insípida. E sim, é necessário que possua toda uma composição, com diferentes sais minerais. Vamos descobrir mais sobre isso ao longo do texto.
Saiba Mais: História e fonte da Água Mineral Santa Rita
Quais os sais minerais presentes na água mineral natural?
Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral - ABINAM, a água mineral 100% natural é obtida diretamente de fontes naturais sem alteração de sua qualidade, características naturais e de pureza. Isso significa que nenhum elemento é adicionado ou retirado da água. E, ainda, que todas as etapas de produção, que vão desde a captação até chegar ao consumidor final, devem obedecer a rigorosos padrões nacionais e internacionais de higiene.
Existem vários elementos naturais que possuem verdadeiros poderes curativos e a água mineral natural é cheia deles! Confira quais são e alguns dos seus benefícios à saúde:
Flúor - Pode auxiliar na saúde bucal e pode contribuir para a prevenção de cáries.
Sódio - Pode auxiliar para a manutenção de funções vitais do organismo, especialmente aquelas relacionadas aos sistemas muscular e nervoso. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sódio também pode auxiliar na manutenção da pressão arterial adequada. Mas calma, sem exageros! :)
Magnésio - Pode auxiliar na prevenção da hipertensão e a minimizar aqueles efeito indesejáveis da TPM como cólicas menstruais.
Cromo - Pode auxiliar na regulação de taxas de açúcar no sangue e a controlar o nível de insulina no organismo.
Cobre - Pode auxiliar na saúde e funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Também absorve ferro na forma de hemoglobina e por isso atua na regulação dos níveis de ferro no organismo.
Manganês - Pode auxiliar na regulação de hormônios, produção de tiroxina e bom funcionamento da tireóide, desta forma, também pode auxiliar o bom funcionamento do sistema reprodutivo.
Zinco - Pode auxiliar na manutenção do sistema imunológico e na prevenção do Alzheimer.
Cálcio - Pode auxiliar na manutenção e fortalecimento dos ossos do corpo, incluindo os dentes. Por isso, pode ser um aliado no tratamento de osteoporose.
Bicarbonatos - Podem auxiliar no controle do nível de acidez no estômago e para melhorar a saúde bucal.
Sulfato - Existem diversos tipos de sulfato. O sulfato de magnésio, por exemplo, também pode auxiliar para o tratamento de problemas digestivos.
Importante: vale lembrar que a quantidade desses elementos a serem ingeridas variam de acordo com muitos outros fatores e devem ser receitadas por especialistas (médicos e nutricionistas, por exemplo). Por isso, o ideal é sempre procurar um especialista para avaliar possíveis necessidades de suplementação desses sais minerais, especialmente para aqueles que possuem problemas de saúde e precisam de acompanhamento.
Quais as classificações possíveis para os tipos de água?
De acordo com o Código de Águas Minerais, as águas minerais serão classificadas, quanto à composição química em:
Radíferas, quando contiverem substâncias radioativas dissolvidas que lhes atribuam radioatividade permanente;
Alcalino-bicarbonatadas, as que contiverem, por litro, uma quantidade de compostos alcalinos equivalente, no mínimo, a 0,200 g de bicarbonato de sódio;
Alcalino-terrosas as que contiverem, por litro, uma quantidade de compostos alcalino-terrosos equivalente no mínimo a 0,120 g do carbonato de cálcio, distinguindo-se:
alcalino-terrosas cálcicas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,048 g de cationte Ca, sob a forma do bicarbonato de cálcio;
alcalino-terrosas magnesianas, as que contiverem, por litro, no mínimo, 0,30 g de cationte Mg, sob a forma de bicarbonato de magnésio.
Sulfatadas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,100 g do. anionte SO, combinado aos cationtes Na, K e Mg;
Sulfurosas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,001 g do anionte S;
Nitratadas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,100 g do anionte NO, de origem mineral;
Cloretadas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,500 g do ClNa (cloreto de sódio);
Ferruginosas, as que contiverem, por litro, no mínimo 0,500 g do cationte Fe;
Radioativas, as que contiverem radônio em dissolução, obedecendo aos seguintes limites :
fracamente radioativas, as que apresentarem, no mínimo, um teor em radônio compreendido entre cinco e dez unidades Mache, por litro, a 20º C e 760mm de Hg de pressão;
radioativas, as que apresentarem um teor em radônio compreendido entre dez e 50 unidades Mache por litro, a 20º C e 760mm de Hg de pressão;
fortemente radioativas, as que possuírem um teor em radônio superior a 50 unidades Mache, por litro, a 20º C e 760mm de Hg de pressão.
Toriativas, as que possuírem um teor em torônio em dissolução, equivalente em unidades eletrostáticas, a duas unidades Mache por litro, no mínimo;
Carbogasosas, as que contiverem, por litro, 200 ml de gás carbônico livre dissolvido, a 20º C e 760mm de Hg de pressão.
Para ler o documento completo você pode acessar este link.
Água filtrada tem os mesmos benefícios da água mineral natural?
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, mas a resposta é: NÃO! Alguns metais pesados e substâncias provenientes de remédios e anticoncepcionais que podem vir com a água da rede NÃO CONSEGUEM SER FILTRADOS, e a médio e longo prazo podem causar várias disfunções e problemas de saúde.
Além disso, a falta de tratamento correto das redes de esgoto e de recursos pluviais, podem alterar a qualidade da água que chega até a sua residência. Portanto, nenhuma água filtrada será encontrada da forma tão pura e terá a mesma qualidade de uma água mineral natural.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos e, qualquer dúvida, chama a gente!
Comments