top of page

Por que a água mineral tem validade? Entenda os motivos

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Para grande parte dos consumidores, o preço e a marca de uma água mineral são os únicos itens observados antes de comprar algumas garrafas para levar para casa. O que muitos esquecem é que, quando é armazenada, a água mineral tem validade.

VALIDADE ÁGUA MINERAL

De acordo com a ABINAM e a Anvisa, a água mineral na fonte não tem prazo de validade.

Ela pode ficar ali durante milhares de anos e ainda estar própria para beber. Mas, ao ser armazenada, outros componentes começam a atuar.


Por isso as entidades determinaram uma validade de 12 meses para água mineral sem gás armazenada em uma garrafa PET e 6 meses para água mineral com gás armazenada em garrafa PET. Após aberta, a recomendação de especialistas é consumir o líquido em até duas semanas. Vale destacarmos que as garrafas PET, produzidas de tereftalato de polietileno, são seguras para o armazenamento de água mineral. VALIDADE DE VASILHAMES DE ÁGUA MINERAL


Em se tratando de garrafões plásticos retornáveis de 10 e 20 litros de água mineral, outra validade que tem de se ter atenção é com a do próprio vasilhame. Duas portarias – de 2008 e 2009 – do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determinam o prazo de validade de três anos para esse produto. Esse prazo foi estabelecido porque, segundo a DNPM, após esse tempo os galões começam a se desgastar. Com transporte, calor e lavagem por dentro para reaproveitar, ele pode começar a comprometer a higiene. Afinal, estudos apontam que um vasilhame é reutilizado, em média, 150 vezes em três anos.


CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA MINERAL


Agora que você já sabe sobre o prazo de validade de água mineral, fique atento aos cuidados de armazenamento como não deixar a água mineral perto de produtos químicos ou exposta ao calor, uma vez que podem alterar o gosto da água. As leis brasileiras são bastante rigorosas com a qualidade da água mineral engarrafada que é comercializada. O produto é fiscalizado desde a captação na fonte ou no aquífero até a chegada ao consumidor final. Por isso, antes de consumir qualquer água mineral armazenada, lembre-se sempre de conferir se o lacre e o rótulo da garrafa ou galão estão em perfeito estado, assim você garante que estará consumindo uma água que passou por todos os padrões de qualidade exigidos aqui no Brasil. Aproveite e acesse a loja virtual da Água Mineral Santa Rita, para manter a hidratação em dia com uma água mineral natural que segue todos os padrões de qualidade exigidos e que ainda possui uma excelente composição química!


CTA_rotulo
4.760 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page