Importância da hidratação durante a amamentação

A amamentação é um período essencial e muito importante para a saúde do bebê. Nos primeiros meses de vida, o aleitamento materno é extremamente fundamental para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança.


Mas, você sabia que, devido a grande demanda de produção de leite, é muito importante que a mãe da criança se mantenha hidratada durante o período da amamentação? Neste post, iremos explicar para você a importância da hidratação durante a amamentação. Vem com a gente!



Por que amamentar é importante?



A amamentação é de extrema importância para o bebê pois o leite materno possui todos os nutrientes de que o mesmo necessita para o seu desenvolvimento e crescimento saudável. E, segundo a OMS, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade, sendo o único alimento oferecido para a criança.


O leite materno possui vitaminas, minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável do bebê. Além disso, possui fatores imunológicos que auxiliam na construção do sistema imunológico do mesmo, protegendo-o de infecções.


Outro fator de extrema importância é que, durante a amamentação, o bebê, ao realizar os movimentos de sucção, respiração, deglutição, entre outros, estará estimulando a sua musculatura e a sua articulação facial. Isso irá ajudar no desenvolvimento da fala, irá estimular o crescimento e o desenvolvimento harmonioso da musculatura oral, estimulará que a criança desenvolva uma respiração nasal, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento facial do bebê.


A amamentação, além de tudo o que foi citado anteriormente, ajuda no fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, que é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança.


Agora que já explicamos brevemente a importância da amamentação para o bebê, iremos explicar a importância da hidratação da mãe durante a amamentação.


Importância da hidratação durante a amamentação


A hidratação durante a amamentação é muito importante pois, devido a grande produção diária de leite materno, o corpo da mãe necessita de muito mais energia e, consequentemente, sua necessidade de ingestão de água aumenta.


Além disso, o leite materno tem em sua composição cerca de 87% de água, dessa maneira, é necessário que a mãe se mantenha sempre hidratada para que a produção do leite ocorra de uma maneira correta e saudável, e, também, para que seja produzida uma quantidade suficiente de leite.


Ao amamentar, é normal que a mãe sinta uma sede excessiva, pois o seu próprio corpo estimula a produção de substâncias que deixam a boca seca, para que se sinta sede e se beba água com mais frequência.


A seguir, iremos dar algumas dicas de como se hidratar corretamente no período da amamentação:

  1. Ingerir a quantidade de água que seu corpo necessita. 3 litros de água por dia é uma boa margem para as mães que estão amamentando.

  2. Tenha sempre uma garrafa de água perto de você, e beba água sempre que se lembrar, não apenas quando já se está com sede.

  3. Invista no consumo de alimentos ricos em água, isso irá facilitar no aumento da ingestão diária de água.


Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre a importância da hidratação durante o período da amamentação.


E, não se esqueça de manter seu estoque de água em dia para garantir a sua hidratação, principalmente se você está amamentando o seu bebê! Acesse o e-commerce da Água Santa Rita, faça a sua compra online e receba os produtos na sua casa :)






Posts recentes

Ver tudo