Sede excessiva: o que é e quais são as causas?

Sede é a sensação de necessidade da ingestão de água pelo nosso organismo e, normalmente, ela é solucionada após bebermos um copo de água. Mas, por que às vezes sentimos uma sede excessiva? Aquela que persiste mesmo após a ingestão de uma enorme quantidade de água?


Neste post iremos, brevemente, explicar para você o motivo de isso ocorrer.

Vem com a gente!


O que é sede excessiva?


Sentir sede é algo extremamente normal, e serve como um lembrete diário para ingerirmos água. E a ingestão de água é um hábito extremamente importante e necessário para a nossa sobrevivência.


Porém, às vezes, o nosso corpo, por algum motivo, sente mais necessidade de ingestão de água do que o normal. E é aí que se encontra a sede excessiva.


A sede excessiva, que também pode ser chamada de polidipsia, é um fenômeno que pode ocorrer com qualquer pessoa por variados motivos. Quando isso acontece, o indivíduo acometido acaba ingerindo uma quantidade de água muito grande, e, às vezes, maior do que o necessário para a sua idade e peso.


Mas, por que isso acontece? Iremos explicar para você!


Causas da sede excessiva:


A sede excessiva pode ter variadas causas, sendo elas simples e que não indicam nenhum problema alarmante do nosso corpo. Ou, elas podem possuir causas mais complexas, que podem indicar que há algo no nosso corpo que não está funcionando da maneira que deveria estar. Entre as causas simples, estão:


  • Ingestão de comidas ricas em sódio: o sal, por ser um soluto, se dissolve no nosso sangue, que é o solvente, e o nosso corpo, para tentar reequilibrar esse excesso de sal, nos dá um sinal para ingerirmos água. Por isso que, ao comermos um alimento muito salgado, como uma pipoca, nós sentimos muita sede.


  • Prática intensa de exercício físico: Quando nos exercitamos intensamente nosso corpo, para regular a temperatura, libera suor. Com isso, sentimos uma grande necessidade de ingerir água, pois é um sinal que nosso corpo nos dá para repormos a água que foi perdida na liberação do suor. É muito importante beber água ao fazer exercícios físicos, pois, assim, evita-se uma possível desidratação.


  • Uso de medicamentos: Alguns medicamentos podem possuir, como efeito colateral, sede excessiva. Por isso, é sempre bom beber bastante água durante o dia para amenizar esse sintoma.


Agora vamos as causas mais complexas, sendo elas:


  • Diabetes: A diabetes, quando está descompensada, pode causar muita sede. Isso ocorre pois é uma forma do organismo conseguir eliminar o excesso de açúcar no sangue, e já que não há insulina suficiente para realizar essa atividade, acabamos eliminando o açúcar pela urina. Assim, o corpo necessita beber muita água para produzir urina e eliminar o excesso de açúcar.


  • Vômito e diarreia: O vômito e a diarreia podem acarretar grande perda de água pelo nosso corpo. Junto com a perda de água, perdemos sais minerais também e o nosso corpo dá sinais de sede excessiva, cansaço, sonolência, fraqueza, entre outros. Por isso, é de extrema importância a ingestão de água em abundância nessas situações.


  • Desidratação: a desidratação pode se tornar um caso complexo caso nada seja feito para amenizá-la. O nosso corpo necessita de uma determinada ingestão diária de água para funcionar e realizar as suas funções vitais, mas quando isso não ocorre, ficamos desidratados. Os sintomas da desidratação são boca seca, sede excessiva, cansaço, tontura, dor de cabeça, entre outros. Aproveitamos para lembrar que quando você já está sentindo sede, provavelmente o seu corpo já está em algum processo d desidratação. Assim, para evitar que isso ocorra, é necessário ingerir cerca de dois litros de água ao longo do dia.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você! E, caso você esteja passando por algum episódio de sede excessiva, opte por uma água mineral de composição leve, como a Água Mineral Santa Rita.


Uma água mineral leve é ideal para que você hidrate seu corpo de forma mais eficiente, e tenha a sensação de "matar a sede"


Aproveite para visitar a loja virtual Água Santa Rita para garantir uma água de composição leve!









Posts recentes

Ver tudo