top of page

Como aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Rotina incessante, noites mal dormidas, pouca hidratação e alimentação desequilibrada são os principais fatores que levam ao estresse. Mas esse cansaço é, na verdade, um sinal que o corpo dá quando algo não vai bem, seja fisicamente ou emocionalmente.

Fadiga, desânimo, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldade de concentração são alguns dos principais sintomas. Mas alguns hábitos simples podem contribuir para aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida, entre eles estão:

Pratique exercícios físicos

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas auxilia na produção de serotonina e endorfina, substâncias que auxiliam a regular o sono, o apetite e também o humor. Entender os benefícios da atividade física pode auxiliar muito no equilíbrio do estresse. Para isso, é importante que cada pessoa busque o exercício que mais gosta. Meditação e caminhada, no entanto, são atividades físicas que costumam ser indicadas por médicos para equilibrar o nível de estresse e manter corpo e mente saudáveis.

Durma bem

Durma bem

A qualidade do sono também pode interferir. Além do cansaço no dia seguinte, uma noite mal dormida pode causar falta de atenção e irritabilidade, que além de prejudicar o desempenho acabam aumentando o nível de estresse. Para alguns casos é necessário uso de melatonina como suplementação, para garantir o descanso durante a noite. O ideal, no entanto, é que esse descanso ocorra de forma natural e espontânea.

Alimentação balanceada

Alimentação balanceada

É necessário beber água suficiente, todos os dias. A água atua como regulador térmico, previne doenças e melhora a concentração. A dica é manter uma garrafinha de água sempre por perto, para evitar esquecimentos. Alguns alimentos também podem ajudar o organismo a se manter mais ativo e disposto, entre eles estão o chocolate e a banana.

Tenha tempo para você

Tenha tempo para você

Ter tempo para realizar uma atividade que goste, como curtir um momento de descontração com os amigos ou tirar um tempo para ‘não fazer nada’ é indispensável e é uma das formas de como aliviar o estresse. Além de prazeroso ajuda a criar laços afetivos mais fortes, o que proporciona bem-estar e relaxamento.

Para viver bem e longe do estresse não significa, necessariamente, que você tenha de fazer uma mudança radical de vida. Muitas vezes alguns pequenos ajustes, como esses citados aqui, já auxiliam positivamente no combate ao estresse e ao cansaço diários.


Infográfico 10 doenças que podem ser prevenidas bebendo água

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page