Como aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida

Atualizado: Jan 5

Rotina incessante, noites mal dormidas, pouca hidratação e alimentação desequilibrada são os principais fatores que levam ao estresse. Mas esse cansaço é, na verdade, um sinal que o corpo dá quando algo não vai bem, seja fisicamente ou emocionalmente.

Fadiga, desânimo, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldade de concentração são alguns dos principais sintomas. Mas alguns hábitos simples podem contribuir para aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida, entre eles estão:

Pratique exercícios físicos

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas auxilia na produção de serotonina e endorfina, substâncias que auxiliam a regular o sono, o apetite e também o humor. Entender os benefícios da atividade física pode auxiliar muito no equilíbrio do estresse. Para isso, é importante que cada pessoa busque o exercício que mais gosta. Meditação e caminhada, no entanto, são atividades físicas que costumam ser indicadas por médicos para equilibrar o nível de estresse e manter corpo e mente saudáveis.

Durma bem

Durma bem

A qualidade do sono também pode interferir. Além do cansaço no dia seguinte, uma noite mal dormida pode causar falta de atenção e irritabilidade, que além de prejudicar o desempenho acabam aumentando o nível de estresse. Para alguns casos é necessário uso de melatonina como suplementação, para garantir o descanso durante a noite. O ideal, no entanto, é que esse descanso ocorra de forma natural e espontânea.

Alimentação balanceada

Alimentação balanceada

É necessário beber água suficiente, todos os dias. A água atua como regulador térmico, previne doenças e melhora a concentração. A dica é manter uma garrafinha de água sempre por perto, para evitar esquecimentos. Alguns alimentos também podem ajudar o organismo a se manter mais ativo e disposto, entre eles estão o chocolate e a banana.

Tenha tempo para você