top of page

Benefícios da água para o cérebro

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Se você acompanha nosso blog, já conhece os inúmeros benefícios da água para o organismo e a necessidade de manter o corpo hidratado para o seu bom funcionamento. Mas você sabia que um dos órgãos que mais precisam de água é o cérebro? Isso acontece porque 80% do nosso cérebro é pura água. O líquido cranial tem uma série de funções vitais, entre elas:


  • Proteger a massa encefálica em caso de deslocamento do crânio;

  • Conduzir nutrientes;

  • Melhorar a comunicação entre os neurônios;

  • Lubrificar as membranas que envolvem o cérebro


De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA a hidratação é fundamental para um bom desempenho do cérebro. Junto com uma alimentação rica em carboidratos simples e complexos, além de proteínas de qualidade, a água assegura, segundo os estudos, que nossos cérebros estão preparados para aprender.


Até aqui você viu o poder da água para o cérebro, e a partir de agora vamos explicar o que acontece com nosso cérebro quando estamos desidratados, além de dar dicas para manter seu cérebro ativo e saudável. Vamos lá!


Falta de água no cérebro, e agora?


Nossos neurotransmissores dependem da água para funcionar bem, por isso, em um corpo desidratado, a transmissão nervosa fica comprometida e a função cerebral diminui. O cérebro desidratado se contrai devido à falta de água e precisa trabalhar mais. Além disso, ele também ativa mecanismos de adaptação para conseguir manter sua atividade apesar da falta do líquido. E aí surgem uma série de sintomas como:


  • Confusão mental

  • Dificuldade de concentração

  • Tontura

  • Taquicardia

  • Olhos fundos

  • Apatia

  • Falta de fluxo sanguíneo no corpo

Segundo um estudo publicado pela revista científica britânica Human Brain Mapping, que tem foco em pesquisas sobre mapeamento do cérebro humano, a desidratação afeta negativamente o cérebro. De acordo com os dados, o aprendizado, a memória e a concentração podem diminuir por falta de líquidos, quando o corpo sofre perdas de mais de 2%. O estudo concluiu também que com perdas de 1% aumentam os tempos de reação e diminui o de memória. A partir de 2% se produz perdas momentâneas de memória e diminuem significativamente a atenção, reflexos e coordenação psicomotriz. Com perdas de mais de 3% dos líquidos podem aparecer fortes dores de cabeça, alteração da destreza e desorientação. Quando as perdas superam 6% aparecem os delírios, alucinações, diminuição da memória a curto prazo e capacidade de concentração.

Dicas para manter o cérebro saudável

Já vimos que beber a quantidade de água recomendada pelos especialistas vai ajudar seu cérebro a se manter mais ativo e funcionando melhor. Mas, você pode, e deve somar à hidratação outros hábitos que fazem uma espécie de “ginástica” do cérebro e ajudam a manter o órgão mais saudável. Veja algumas dicas:

  • Pratique exercícios físicos: as atividades físicas liberam neurotransmissores essenciais como a serotonina e ativam o hipocampo, uma área cerebral essencial para converter as memórias de curto prazo em longo prazo;

  • Decore a lista de compras do supermercado: faça a lista mentalmente com base naquilo que é preciso para o café da manhã, almoço ou jantar. Este é um exercício de memória para o cérebro muito bom, pois ele ajuda a desenvolver e a ajustar a memória;

  • Siga caminhos diferentes para ir para casa ou para o trabalho, assim o cérebro memoriza novas paisagens, sons e cheiros. Este exercício favorece todas as conexões cerebrais;

  • Adote jogos de treino cerebral: alguns videogames, quebra cabeça, xadrez ou palavras cruzadas 30 minutos por dia melhoram a memória.

Essas atividades podem ser feitas em qualquer idade, e não somente por pessoas na terceira idade, período em que a atenção com as atividades cerebrais deve ser ainda maior, inclusive no que diz respeito à hidratação.

Neste post mostramos mais um motivo para você deixar a hidratação sempre em dia, afinal quem não quer ter um cérebro funcionando bem? A água mineral Santa Rita ajuda você a manter, ou adquirir esse hábito, tendo sempre à mão uma água mineral com baixo teor de sódio. Basta visitar a nossa loja virtual, escolher entre nossas opções de tamanhos de embalagem e receber a sua água em casa :)






847 visualizações0 comentário
bottom of page