top of page

A importância da Água para prevenção do Coronavírus (COVID-19)

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Você sabe qual a importância da água na prevenção do Coronavírus (COVID-19)? Leia abaixo todas as dicas para manter-se protegido:


O novo Coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de dezembro de 2019 e, como todos temos acompanhado, tem ganhado proporções inimagináveis. 


Segundo recomendação do ministério da saúde, para prevenir o contágio são necessárias as ações como:

  1. Lavar as mãos com água e sabão;

  2. Usar álcool em gel;

  3. Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

  4. Evitar aglomerações se estiver doente;

  5. Manter os ambientes bem ventilados;

  6. Não compartilhar objetos pessoais.

Além dessas recomendações, existem outros 4 fatores que a água pode contribuir para manter você longe do Coronavírus. Confira:

1 – Consumo de água adequado para garantir a saúde


A recomendação de beber água já é válida para todos os períodos, mas em épocas como esta, o consumo de água pode garantir que você se mantenha mais saudável, com a imunidade elevada e, portanto, menos suscetível ao contágio de doenças, entre elas, o Coronavírus. 


De acordo com a nutricionista Fernanda Quadras “A desidratação muda a fluidez do sangue, interferindo no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células. Consequentemente, atrapalha também a resposta imunológica adequada”

O médico imunologista Eduardo Tosta, desenvolveu uma cartilha, com algumas dicas para manter a saúde em tempos de coronavírus. E, uma das afirmações do médico é sobre o consumo de água. Veja: 


“Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e desmaios. As perdas diárias de água pela urina, suor, evaporação pela pele, respiração e fezes precisam ser repostas por água pura, ou água com limão, em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens), ou cerca de 30 ml/kg/dia. A hidratação cuidadosa é especialmente importante nos idosos já que nesta população a sensação de sede está diminuída”

Por isso, aposte sempre na solução que não deixa dúvidas: tome bastante Água Mineral Santa Rita!


2 – Água para ajudar na tosse e prevenção do vírus


Você já percebeu que quando a garganta começa a incomodar, se você ingere mais água o desconforto tende a diminuir ou desaparecer? Isso ocorre porque a água ajuda a limpar a garganta, evitando que fique mucosa acumulada nessa região.


Desta maneira, a água pode ajudar também a manter a garganta hidratada e reduzir consideravelmente tosses e desconfortos.


E, como já é sabido, o corona vírus é transmitido por secreções, portanto, evitando a tosse, melhora também a prevenção em relação ao contágio de doenças. 

3 – Qualidade da água e higiene no preparo de alimentos


Outra orientação importante é cuidar com a higienização dos alimentos, especialmente aqueles comprados crus, como frutas, legumes e vegetais.


Para a higienização dos alimentos, a medida mais importante é utilizar água potável e, de preferência água mineral, já que algumas substâncias e metais pesados podem não ser  corretamente tratados em filtros e água da rede pública.


No caso de alimentos industrializados, o ideal é apenas lavá-los e deixar a água escorrer. Já os crus devem ser colocados numa mistura de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária e deixados nela por 15 minutos, que é o tempo necessário para matar as bactérias. Depois disso, é só enxaguá-los.


Essa orientação torna-se importante, especialmente em tempos de quarentena, em que muitas pessoas estão em casa e preparando as suas próprias refeições.



4 – A importância da água para a saúde mental


Em tempos de home office e pandemia mundial cuidar da saúde nunca foi um assunto tão importante.


E um dos fatores que garantem a saúde mental e boa produtividade é o consumo adequado de água.


Alguns estudos indicam que pessoas que não consomem água adequadamente, na quantidade ideal necessária, tendem a apresentar maior problemas relacionados à coordenação motora, concentração, atenção e memória. 


Por aqui, estamos com a produção a mil para que todos possam continuar se mantendo hidratados e saudáveis, respeitando as recomendações dos órgãos nacionais e mundiais de saúde. E você, conta pra gente se está conseguindo manter a sua hidratação em dia 🙂

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page