• Chai Oliveira

Higienização do bebedouro: garanta a qualidade da água

Atualizado: Jan 5

Os bebedouros normalmente são vistos como equipamentos que exigem poucos cuidados além de conferir se o nível de água está baixo. Mas, na verdade, se sujo, o bebedouro pode entupir e até ser catalizador de contaminações, através da formação natural de biofilmes e algas, que se reproduzem quando expostos à luz e se proliferam no equipamento.


A presença destes organismos pode alterar o cheiro e o gosto da água. Para evitar essas situações, é necessário fazer a higienização do bebedouro periodicamente. Uma vez por mês é recomendação da maioria dos fabricantes e da Organização Mundial da Saúde. Mas se for conveniente, essa limpeza pode e deve ser adiantada. Confira abaixo como fazer a correta higienização do bebedouro da sua casa ou empresa.


Como fazer a higienização do bebedouro:


Garrafão retornável de 10 litros e 20 litros


  • Ao comprar o garrafão, verifique a data de envase, validade, se o lacre não está violado e se a embalagem está em boas condições de higiene.

  • Antes de efetuar a troca de um garrafão de água, lave bem as mãos e prepare uma solução de limpeza contendo um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária. Remova totalmente o lacre e a tampa, umedeça um papel toalha com a solução e passe sobre o garrafão.

dicas-armazenamento-de-agua-agua-santa-rita
  • Repita a operação no suporte do garrafão, caso ele seja daqueles modelos simples. Após a higienização, coloque o garrafão no suporte cuidando para não encostar no gargalo.

  • Sempre retire totalmente a tampa e o lacre do garrafão, antes de utiliza-lo, pois essa região pode se transformar em um foco de contaminação.

  • Nunca faça a limpeza com pano usado na cozinha, pois o mesmo pode transmitir bactérias e odores para a água.

  • É ideal que a água de um garrafão seja consumida em no máximo 15 dias após aberto.

Higienização do bebedouro e da bomba


  • Verifique a cada troca de garrafão o estado de limpeza da bomba ou bebedouro, caso verifique alguma sujeira proceda a higienização da seguinte forma:

  • Lave o bebedouro com água e detergente neutro e, se possível, remova as torneiras e lave-as também com água e detergente neutro. Enxague abundantemente com água para que não fique resíduo. Após esta lavagem, recoloque as torneiras.

  • Se for o caso, e proceda da seguinte maneira: coloque três colheres de água sanitária no bebedouro e complete com água limpa, mexer bem para homogeneizar a solução, deixe escorrer um pouco de solução pela torneira e aguardar 15 minutos. Deixe a solução escorrer pela torneira e enxague muito bem com água limpa para retirar todo o resíduo do produto químico.

Se o bebedouro for elétrico, não esqueça de retirá-lo da tomada antes de começar a limpeza. Muitos deles permitem a remoção dos compartimentos para facilitar a higienização. Consulte o manual do bebedouro e proceda da mesma forma que um bebedouro normal.


No caso da bomba de sucção, faça com que a bomba de sucção sugue uma solução de uma colher de sopa de água sanitária dissolvida em um litro de água potável. Deixe a solução agir por 10 minutos com as partes internas da bomba. Faça o mesmo com a parte externa da mangueirinha que fica dentro do garrafão. Após a higienização enxágue a bomba com água limpa para a remoção completa da solução de limpeza...Algumas bombas de sucção têm instruções específicas para a sua higienização, por isso é interessante olhar o manual antes de começar a limpeza.


Independentemente do equipamento a ser lavado, o importante é lembrar da ordem: retirar da tomada, limpar com a solução indicada, enxaguar abundantemente e recolar das peças com cuidado. Assim é garantido que a água que você irá beber terá uma boa qualidade!

CTA_rotulo
1,625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo