Quantos litros de água devemos beber por dia em cada fase da vida?

8 de outubro de 2018. Categoria(s) Saúde

Quantos-litros-de-água-devemos-beber-por-dia-em-cada-fase-da-vida

A maior parte do nosso corpo é água. Ela representa de 45 a 75% do nosso peso, considerando a média de 60% para adultos. Antes de saber quantos litros de água devemos beber por dia, no entanto, é preciso entender a sua função em nosso organismo.

Em nosso corpo, a água ocupa espaço dentro e fora das células – 65% do total fica localizado de maneira intracelular e os outros 35% entre as células e nos líquidos corporais, incluindo o sangue. O organismo produz entre 250 e 350 ml de água diariamente, pelo metabolismo, mas isso é muito pouco se comparado à quantidade necessária. Por isso, ingerir água é essencial para a saúde. Essa ingestão pode ser feita bebendo água e outros líquidos ou comendo, uma vez que nosso corpo também absorve a água que está presente nos alimentos.

A água tem papel fundamental no transporte de nutrientes e ajuda a eliminar o que não será aproveitado pelo organismo. Também é muito importante para regular a temperatura do corpo. Ela é ainda o principal componente de líquidos corporais como a saliva, essencial para a digestão, o líquido sinovial, que fica dentro das articulações, e as lágrimas, que lubrificam os olhos.Quantos

É importante ter em mente que a quantidade de água ingerida não pode ser menor do que a eliminada pela transpiração, urina, fezes e respiração. Mas, então, quantos litros de água devemos beber por dia? A resposta dependerá principalmente da sua idade, sendo que o sexo também pode influenciar.

Saiba quantos litros de água devemos beber por dia, em diferentes faixas etárias:

Abaixo, você verá a quantidade total de água que precisamos consumir de acordo com a faixa etária, considerando também a que está presente nos alimentos.

  • 0 a 6 meses

Dos 0 a 6 meses, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente leite materno, que é 88% água. Ele já contém a quantidade de água necessária para o desenvolvimento da criança: 0,7 litro por dia.

Dar água para a criança nessa fase pode causar problemas de saúde como má nutrição, porque o líquido irá ocupar espaço no estômago do bebê, que deveria ser exclusivo ao leite materno, e diarreia, se a água não estiver própria para o consumo.

Em relação às crianças que tomam fórmula em vez de leite materno, os pediatras costumam ter opiniões diferentes. Alguns acreditam que a água utilizada para preparar a fórmula já é suficiente, enquanto a Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que bebês que tomam leite artificial consumam 0,7 litro de água diariamente.

  • 7 a 12 meses

É nessa fase, quando há introdução de outros alimentos, que começa a ser necessário oferecer água para a criança. Ela precisa ingerir 0,8 litro de água por dia, sendo que 0,6 litro deve ser proveniente de bebidas, incluindo a água.

O ideal é oferecer alguns goles depois das refeições, especialmente se a criança tiver comido algo salgado. Nessa faixa etária também há a preocupação de que a água acabe ocupando o lugar da comida no estômago, por isso é importante não exagerar.

  • 1 a 3 anos

Quando a criança completa o primeiro ano de vida, já é possível liberar o consumo de água. Nesse período, é necessário beber 1,3 litro de água por dia. É importante oferecer mais a bebida em dias quentes e secos, de forma a evitar a desidratação, e se houver febre, vômito ou diarreia. Nos dois últimos casos, o ideal é que se observe a quantidade de líquidos perdida e compensar com água ou soro caseiro.

Evite dar água para a criança durante as refeições, pois isso pode ocasionar distensão do estômago. Prefira oferecer a bebida antes da hora de comer ou meia hora depois.

  • 4 a 8 anos

Nessa faixa etária, a criança precisa ingerir 1,7 litro de água por dia, incluindo alimentos e bebidas. Porém, como já vimos, saber quantos litros de água devemos beber por dia irá depender do nosso estado de saúde, da nossa temperatura e da quantidade de água que perdemos na transpiração. Portanto, em caso de doenças que causem diarreia e vômito, dias muito quentes e crianças muito ativas, deve-se ingerir uma maior quantidade de água.

  • 9 a 13 anos

A partir dos nove anos de idade, a quantidade de água que devemos beber por dia começa a variar de acordo com o sexo. Até os 13 anos, os meninos devem ingerir 2,4 litros de água diariamente, enquanto 2,1 litros são suficientes para as meninas.

  • 14 a 18 anos

Dos 14 aos 18 anos de idade, há um aumento na quantidade de água que deve ser ingerida por dia – principalmente para os indivíduos do sexo masculino. Nessa fase, os meninos devem ingerir 3,3 litros de água e as meninas 2,3 litros.

  • 19 a 70 anos

A partir dos 19 anos, a quantidade de água que devemos beber por dia dificilmente mudará até o fim da vida, tendo alterações apenas durante a gravidez e período de amamentação, para as mulheres, e em caso de doenças, temperatura e atividades físicas para ambos os sexos. Os idosos também precisam de um cuidado extra com a hidratação.

Nessa faixa etária, a ingestão de água diária necessária aos homens é de 3,7 litros, enquanto para as mulheres é de 2,7 litros. A diferença ocorre porque as mulheres têm, em geral, menos massa corporal, além de menor proporção de água no corpo.

Existem outros casos em que é necessário ficar atento a quantos litros de água devemos beber por dia. Durante a gravidez, as gestantes devem ingerir 3 litros de água por dia. Já no período de amamentação, são necessários 3,8 litros, pois, conforme já comentamos, 88% da composição do leite materno é água.

Quando os níveis de água em nosso corpo não são suficientes para repor os líquidos que utilizamos ou eliminamos, nós sentimos sede. Por isso, é importante beber água assim que sentirmos necessidade, uma vez que nosso organismo nos avisa quando está precisando dela para suas atividades.

Gostou deste post? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar. Até a próxima leitura!