Água com gás dá gases?

Atualizado: 4 de mai.

A produção de gases no nosso organismo é um processo normal. Um adulto pode expelir gases em média 20 vezes ao dia. Porém, o excesso de gases pode causar desconforto e dores abdominais.


A maioria dos gases do nosso intestino vem do ar que engolimos, apenas 30% a 40% é produzido no organismo. Esse percentual está diretamente ligado aos alimentos e bebidas que consumimos.


É comum associar a ingestão de líquidos com gás com a produção de gases e consequentemente a distensão abdominal. Nesse post você vai ver que para a maioria das pessoas, os benefícios da água com gás para o organismo são amplos e que ela não é uma vilã na produção de gases. Vamos também dar dicas de como diminuir o desconforto que pode ser causado pelos gases.


Água com gás x gases intestinais


Quando consumimos água com gás, ela provoca uma pequena dilatação no estômago e, por isso, causa uma sensação de saciedade e não inchaço. A descoberta feita por cientistas da Universidade de Hyogo, no Japão, contribuiu para acabar com mais um mito em torno da água com gás.


Outra contribuição da água com gás é que ela pode amenizar a constipação, uma das causas de formação de gases. Quando o intestino não funciona bem, a passagem da comida pela parte inferior do aparelho digestivo fica mais lenta, provocando maior fermentação dos alimentos e, consequentemente, maior produção de gases. A presença do CO2 na água com gás ajuda na sua estimulação, secreção e esvaziamento do estômago.



Alimentos que produzem gases


Já vimos que boa parte dos gases vem do ar que engolimos, o restante é causado pela fermentação feita por bactérias dos alimentos que foram mal digeridos pelo nosso organismo. Os alimentos com grande quantidade de fibras e carboidratos são os que mais causam flatulência e inchaço. Entre eles destacam-se:


  • feijão

  • repolho

  • lentilha

  • brócolis

  • batata doce

  • abacate

  • cebola crua


Cada organismo reage diferente a esses alimentos, e eles não devem ser cortados da dieta, porém, reduzir seu consumo é importante para evitar mal estar.

Gases em excesso podem ser sintomas de doenças


Se você sofre com os gases intestinais deve ficar atento, pois eles podem ser sintomas de alguma doença. Entre as principais estão intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda e síndrome do intestino irritável (SII). A SII é uma condição que afeta cerca de 15% dos brasileiros.

O gastroenterologista, Eduardo Nobuyuki Usuy Jr, esclarece que não existe um exame específico para determinar a SII, o diagnóstico é feito através do histórico do paciente e de avaliação clínica. Alguns exames podem ser solicitados para descartar outras hipóteses. Entre os sintomas estão, além dos gases, dor e distensão abdominal e desconforto após as refeições.

“É muito importante que o paciente com Síndrome do Intestino Irritável mantenha uma alimentação equilibrada e evite situações de ansiedade e estresse; e que não se esqueça de que, mesmo com sintomas que causam desconforto e dor, a SII não é grave nem pode evoluir para outra doença”, tranquiliza Usuy.

Dicas para evitar os gases naturalmente

Para que você não sofra com dores e desconforto abdominal, listamos alguns hábitos que ajudam a diminuir a formação de gases no intestino:

  • Evite beber líquidos durante as refeições

  • Mastigue bem os alimentos

  • Pratique atividade física

  • Beba bastante água durante o dia para facilitar a digestão

  • Evite beber líquidos com canudo

  • Restrinja o consumo de açúcares


Alguns chás também podem ajudar a reduzir a produção de gases. Hortelã, erva-doce, cardamomo e gengibre estão entre os mais indicados.

Agora você já sabe que a água com gás é uma aliada da sua saúde e que a produção de gases intestinais é algo normal. Em excesso eles podem ser causados por uma série de fatores, e nesse caso a ajuda de um médico é fundamental para o diagnóstico e orientação sobre a sua dieta.


Compartilhe essas informações com seus amigos e não esqueça de beber água durante todo o dia, assim você ajuda seu organismo na digestão e evita a formação de gases.

Deu aquela vontade de beber uma água mineral? Visite a nossa loja virtual e receba a sua água em casa :)







41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo