Pessoas diabéticas podem tomar água com gás?

Muitos de nós temos algum familiar ou conhecido com diabetes, uma doença que exige controle no consumo de alguns tipos de alimentos e bebidas, para não se agravar. No Brasil, estima-se que 16,8 milhões de pessoas têm diabetes, cerca de 7% da população.


E os números divulgados recentemente pelo Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), preocupam especialistas e fazem um alerta a população. Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil. Atualmente, o país ocupa a sexta posição mundial.


Neste post vamos explicar o que é diabetes, falar sobre sintomas e cuidados e ainda mostrar porque a água mineral com gás é uma boa opção para os diabéticos. Selecionamos também uma receita de bebida com água com gás e que não faz mal à saúde. Vamos lá?



O que é diabetes?


O diabetes é uma doença crônica causada pelos altos níveis de glicemia, ou seja, quando há muito açúcar no sangue. Quando nos alimentamos, o pâncreas libera um hormônio chamado insulina, é ele que transporta a glicose do sangue para as células, onde se transforma em energia para o corpo. O diabetes aparece, quando o pâncreas não produz insulina ou, se produz, o faz em quantidade insuficiente.


A maioria dos casos de diabetes está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2, sendo que o Tipo 2 corresponde a cerca de 90% dos pacientes.



Causas e sintomas do diabetes


Os resultados do Vigitel 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, apontam que 9,1% dos adultos com mais de 18 anos, nas capitais e no Distrito Federal, têm diabetes.


Com base nos dados revelados por esse estudo, especialistas alertam que a alta incidência de diabetes no Brasil está relacionada à obesidade causada, muitas vezes, por alimentação de baixa qualidade somada ao sedentarismo. Veja algumas das principais causas do diabetes:


  • Excesso de peso;

  • Má alimentação ou falta de exercício;

  • Histórico familiar de diabetes;

  • Idosos;

  • Tomar determinados medicamentos.


Veja alguns dos sintomas do diabetes:


  • Excesso de sede;

  • Excesso de urina;

  • Fome excessiva;

  • Emagrecimento;

  • Cansaço;

  • Visão embaçada;

  • Pele seca;


Para obter um diagnóstico preciso e seguro você deve consultar um médico, pois é a partir de exames de sangue que o diagnóstico é confirmado. O paciente com diabetes pode levar uma vida praticamente normal, desde que a doença esteja controlada. Se não for tratado o diabetes pode causar efeitos colaterais graves em vários órgãos e até levar à morte.



Cuidados com bebidas e alimentos


Pessoas diabéticas convivem com uma série de restrições alimentares. Ao focar nos alimentos que não devem ser consumidos, é possível que o diabético dê menos importância ao cuidado com as bebidas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados devem ser cortados da dieta. Os médicos são unânimes em afirmar que um dos grandes vilões para os diabéticos são os refrigerantes. Eles possuem grandes quantidades de açúcar, sódio, corantes e outras substâncias que fazem mal à saúde de qualquer pessoa e para os diabéticos a presença desses ingredientes é ainda mais nociva ao organismo.



Água com gás: aliada dos diabéticos


É aqui que a água com gás entra em cena como ótima substituta, pois além de não conter as substâncias presentes nos refrigerantes, ela ainda traz uma série de benefícios. Na produção da água com gás é adicionado CO2 (gás carbônico) para criação de pequenas bolhas. O CO2 é um gás inerte, eliminado do corpo durante a digestão.


Agora que você já sabe que diabéticos podem tomar água com gás sem nenhuma preocupação, que tal uma receita de aromatização? É uma maneira de acrescentar elementos que vão tornar sua bebida diferente e estimular o consumo. O ginger ale é bastante popular nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Inglaterra. Industrializada, a bebida leva açúcar na fórmula, mas nessa receita especial para diabéticos, ele é substituído pelo adoçante.



Ginger Ale para diabéticos


- 1 xícara de gengibre, descascado e ralado

- 500 ml de água com gás

- Água mineral

- Suco de 1 limão

- Suco de 1 lima ou raspas de 1 limão siciliano

- Adoçante a gosto


Misture todos os ingredientes em um copo com gelo, e aproveite!


Esperamos que este post seja útil para os diabéticos e seus familiares. Gostou da receita e das informações? Compartilhe com seus amigos e se quiser receber água mineral em casa, acesse o e-commerce da Água Santa Rita, conheça todas as nossas opções de tamanhos e embalagens e faça seu pedido :) Entrega grátis na Grande Florianópolis!



395 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo