top of page

Metais pesados: como eles agem no organismo e como evitá-los

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Você já deve ter ouvido falar que estamos constantemente expondo nosso organismo a presença de metais pesados e que eles podem prejudicar nossa saúde. A afirmação é verdadeira, mas o diagnóstico sobre uma possível contaminação não é tão simples, pois apenas uma abordagem multidisciplinar, feita por um profissional, pode constatar o acúmulo destes elementos no nosso corpo.


Neste blog vamos explicar para você o que e quais são os metais pesados, como eles chegam ao nosso organismo, além de dar dicas sobre como evitar o contato com eles e quais podem ser as consequência do acúmulo no nosso organismo. Vamos lá?


O que são metais pesados?


Os metais são um grupo de elementos químicos sólidos no seu estado puro (com exceção do mercúrio, que é líquido), caracterizados pelo seu brilho, dureza, cor amarelada a prateada, boa condutividade de eletricidade e calor e maleabilidade. Entre eles existem alguns com densidade ainda mais elevada, altos valores de número atômico, massa específica e massa atômica: os metais pesados.

Uma das principais características dos metais pesados, é a bioacumulação, ou seja, os seres vivos não conseguem metabolizá-los e por isso eles se acumulam no nosso organismo. Alguns metais pesados participam, em pequenas quantidades, de algumas atividades metabólicas, como, por exemplo:

  • cobalto: participa da produção das hemácias;

  • cobre: é essencial para a síntese da hemoglobina;

  • vanádio: que interfere na atividade da insulina;

Porém, em grande quantidades, esses metais passam a representar riscos para a saúde. É o caso também do ferro, zinco, níquel e manganês que são essenciais, mas, dependendo da concentração, podem levar a uma contaminação.

Já outros metais pesados, como: chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, arsênico e prata são tóxicos para o nosso organismo em qualquer concentração.


Como os metais pesados chegam ao nosso organismo?


Os metais pesados estão presentes em baixa quantidade no meio ambiente, mas a ingestão ou inalação no dia a dia pode causar acúmulo e consequentemente a intoxicação. Veja alguns exemplos de locais onde podemos encontrar metais pesados:

  • o alumínio: pode estar presente na água de torneira até mesmo na tratada, em latinhas, panelas, cosméticos e desodorantes;

  • o arsênico: em esmaltes, tintas, tecidos, couro, inseticidas e medicamentos.

  • o cádmio: no cigarro, produtos alimentares, baterias e pilhas recarregáveis;

  • o níquel: no óleo de cozinha, bijuterias e baterias de carros;

  • o mercúrio: obturações escuras e nos peixes,

  • o chumbo: em tintas, produtos para madeira, inseticidas, gasolina, produtos de beleza.


Consequências dos metais pesados para o organismo

Como explicamos anteriormente, os metais pesados têm efeitos cumulativos no organismo, e podem afetar várias gerações, causando uma série de problemas de saúde se estiverem em grande concentração no corpo. Isso porque, eles dificultam o transporte de nutrientes e atraem proteínas e enzimas, impedindo que elas desempenhem suas funções corretamente. Confira as principais doenças causadas pelos metais pesados:

  • Alterações cerebrais: Neurodegeneração, perda de concentração e deficiência de memória são algumas consequências do acúmulo de metais pesados no cérebro – principalmente alumínio e chumbo.

  • Câncer: A exposição prolongada a metais pesados, como o arsênico e chumbo, pode levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

  • Anemia: A longo prazo, os metais pesados podem reduzir a quantidade de glóbulos vermelhos e causar anemia, eles ainda podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes.

  • Alzheimer e Parkinson: Doenças relacionadas ao sistema nervoso, principalmente Alzheimer e Parkinson, são provocadas por alterações neurológicas, por isso os metais pesados contribuem para o seu aparecimento.

  • Problemas renais: Por não serem eliminados do nosso corpo, os metais pesados podem sobrecarregar os rins e gerar alterações como a insuficiência renal crônica.

Como diminuir o contato com metais pesados

O consumo consciente é a melhor maneira de evitar os metais pesados. Ficar longe dos produtos que possuem essas substâncias é a forma mais eficiente de se manter saudável. Listamos algumas atitudes que podem ajudar você nesse processo:

  • dê preferência a alimentos orgânicos;

  • evite alimentos acondicionados em latinhas;

  • evite peixes como atum e frutos do mar, como ostras;

  • prefira as panelas de inox, cerâmica ou vidro e elimine o papel alumínio;

  • não utilize desodorantes com sais de alumínio;

  • não fume e leve um estilo de vida saudável.


Como evitar os metais pesados ao se hidratar

A água da torneira, ainda que tratada, nem sempre consegue reter todos os tipos de metais pesados e outras impurezas. Essa água tratada geralmente vem da superfície, o que aumenta as chances de contaminação. Por isso, evite beber água da torneira ainda que seja água filtrada.


Opte por uma água mineral natural, pois como já traz o nome, essa é uma água que se mineralizou naturalmente pelo contato direto com rochas profundas e que se origina dos lençóis subterrâneos, o que torna esta água protegida de contaminação e poluição.


Uma água mineral natural não passa por nenhum tratamento e deve chegar até você com a mesma pureza em que sai da fonte. Você também sempre pode conferir os minerais presentes em cada água mineral natural analisando o seu rótulo.


Assim, sempre dê preferência para o consumo de água mineral natural como a Água Mineral Santa Rita que possui uma água com excelente composição química e possui suas fontes protegidas e rodeadas pela Mata Atlântica.


E agora que você já sabe como evitar metais pesados, lembre-se também de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, pois, entre uma série de outros benefícios ela ajuda a eliminar toxinas do organismo, como os metais pesados.

Para ter uma água com baixa concentração de sódio, sempre por perto, é só acessar nossa loja virtual e escolher entre os nossos produtos o que melhor atende você e sua família.




1.860 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page