top of page

Compressa com água quente ou fria: saiba qual e quando você deve utilizá-las

Atualizado: 22 de nov. de 2021


A hidroterapia, ou compressa com água, é uma prática muito popular, muito comum e já bastante antiga. A sua utilização é indicada por médicos e fisioterapeutas especializados em técnicas analgésicas para o tratamento de inchaços e dores locais e se tratando sabedoria popular, é comum que pessoas mais velhas também indiquem a utilização de compressas com água, mas como saber se devemos usar a compressa com água quente ou fria?


Para cada tipo de lesão ou dor existe uma indicação específica para tratamento. Especialistas indicam que a compressa com água fria deve ser utilizada em traumatismos recentes, que acabaram de acontecer. Isso porque a água fria traz a sensação analgésica quase que de forma imediata.


Já a compressa de água quente pode ser utilizada para tratamento de dores e inchaços a longo prazo, pois, além de atingir o objetivo de diminuição do incômodo, traz uma sensação de alívio e possui relação direta com o relaxamento da área, diminuindo as dores.


Em que situações utilizar compressa com água fria?


Assim que ocorrer um trauma, como uma pancada em um móvel da casa ou uma queda acidental, deve-se aplicar a compressa de água fria para interromper o fluxo de sangue causado pelo rompimento de vasos da área.


A compressa de água fria ajuda a interromper o fluxo de sangue porque faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, fazendo com que o vazamento momentâneo de sangue causado pelo rompimento dos vasos pare, auxiliando no alívio da dor e evitando que hematomas se formem na área.


E o tratamento de compressas com água quente pode ser utilizado em quais casos?


Esse tipo de compressa é bastante utilizado para alívio de dores como cólicas, inchaços, sensação de cansaço e dor em músculos e nas articulações.


Diferente da utilização da compressa de água fria, a atuação desse método faz com que ocorra um relaxamento dos vasos sanguíneos, colaborando para a circulação de sangue na área. Isso faz com que a musculatura da área receba mais sangue, garantido uma sensação de alívio.


Caso haja hematomas no local, o calor faz o sangue acumulado ali seja absorvido pelo organismo, diminuindo a dor do indivíduo na região lesionada. A compressa de água quente evita inflamações no local, sendo indicada também para o tratamento de dores causadas por infecções.


Como utilizar as compressas de água


É preciso ter cuidado no momento em que for preparar as suas compressas, temperaturas muito baixas ou altas demais causam queimadura na pele. Também é importante prestar atenção na duração da aplicação, mantendo uma temperatura indicada durante toda a aplicação na região.

  • Crie a compressa de água utilizando bolsas térmicas ou panos encharcados

  • Utilize panos limpos para envolver as bolsas térmicas ou para aplicação da compressa na pele;

  • Utilize a compressa de água por aproximadamente 20 minutos;

  • Repita a aplicação cerca de duas ou três vezes ao dia;

  • Não deixe a bolsa térmica ou pano sobre a lesão por mais de 5 minutos seguidos.


A qualidade da água utilizada para aplicação da compressa


Ao contrário do que muitos pensam, é necessário prestar atenção na procedência da água que será utilizada para aplicação das técnicas de hidroterapia.


No caso da aplicação de compressas por meio de panos encharcados, a água poderá ser aplicada diretamente sobre um traumatismo, que pode ter rompido as camadas superficiais da pele, ou até mesmo ter contato direto com ferimentos visíveis e sérios. Assim, dê preferência a uma água de boa qualidade e que não trará prejuízos a pessoa submetida a aplicação das bolsas térmicas ou panos limpos encharcados.


A utilização de água sem tratamento adequado pode ter efeito contrário e causar uma inflamação por contaminação, na dúvida, não faça uso de qualquer água.


Há pessoas que utilizam compressas para auxiliar em tratamento mais delicados, a exemplo da conjuntivite, logo, o líquido terá contato direto com os olhos e pode agravar o quadro caso a água não esteja livre de bactérias e germes.


Você pode fazer o uso de água mineral gelada, por exemplo.


Há necessidade de ir ao médico?


Por mais que o tratamento através de compressas seja indicado por médicos e especialistas no tratamento de lesões e dores, como no caso dos fisioterapeutas, ela não substitui a utilização de remédios que poderão te auxiliar no cuidado com seu trauma, seja ele uma dor, inchaço ou ferida.


É necessário que você visite um médico que irá te dar todo apoio necessário para que a lesão seja tratada, além de te dar as orientações necessárias para que a situação possa ser revertida o mais breve possível.


Caso você esteja sentindo algum desconforto muscular, cólica menstrual, inchaço nos pés ou em outra parte do seu corpo, possui sintomas que não desaparecem quando se está utilizando das técnicas compressa com água, então é necessário que busque um médico imediatamente.


Só ele poderá te dizer o que está acontecendo e qual o melhor tratamento para você.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page