Exercícios físicos para idosos: como eles contribuem para a saúde na terceira idade

Atualizado: Nov 17

A terceira idade não precisa ser sinônimo de doenças ou problemas de saúde. Alguns exercícios simples e fáceis de serem inseridos no dia a dia dos idosos podem contribuir para uma vida saudável e feliz.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na década de 1990 os idosos (60 anos ou mais) representavam 8,6% da população brasileira. Nos anos 2000 esse número cresceu 17% e a expectativa é de que em 2030 alcance os 41,5 milhões, ultrapassando o número de crianças de até 14 anos, que deverá ser de aproximadamente 39,2 milhões.


Vale lembrar que cada ser humano tem o seu próprio ritmo, e isso conta também para a terceira idade. Portanto, é importante buscar uma atividade que esteja de acordo em seu nível de intensidade e proporcione prazer ao ser realizada. Os exercícios mais comuns para os idosos costumam ser caminhadas, passeios de bicicleta, yoga, pilates e natação. No entanto, cabe a cada idoso definir o que mais lhe agrada e realizar a atividade com total prazer, aproveitando os benefícios que virão como consequência.

Conheça 10 benefícios dos exercícios físicos para idosos:

1. Diminui o risco de doenças

Mesmo que a terceira idade não precise ser sinônimo de doenças, é comum que cheguem com ela algumas preocupações que exigem maior cuidado, como hipertensão, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, ansiedade, depressão, problemas cardíacos e pulmonares. A prática regular de exercícios físicos ajuda a regular a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo, além de auxiliar na liberação de serotonina e outras substâncias que ajudam a combater a depressão e a ansiedade.

2. Mantém o cérebro alerta

Um dos maiores problemas dos idosos sedentários é a falta de atividade cerebral, o que causa esquecimentos, confusão mental e fadiga constante. Os exercícios físicos – mesmo os mais simples como caminhadas e alongamentos – fazem com o que cérebro seja forçado a pensar e definir uma sequência de passos a serem seguidos.

Outro grande problema que pode causar danos cerebrais aos idosos é a desidratação. Pessoas na terceira idade tendem a não sentir tanta sede e por isso não bebem água, o que também leva à confusão mental e outros problemas mais sérios relacionados às atividades cerebrais. Por isso: água! Muita água para os idosos! Para ajudá-los valem os lembretes em papéis e, para facilitar a maior ingestão, água com gás e manter garrafinhas cheias sempre próximas podem ser excelentes opções.


3. Melhora a qualidade do sono Os exercícios físicos trazem a sensação de bem-estar logo após o seu término, mas depois de algumas horas e um bom banho eles também deixam o corpo um pouco mais cansado e por isso favorecem o sono. Além disso, em organismos que funcionam melhor, a produção de melatonina é maior, proporcionando uma maior qualidade do sono.

4. Autoestima

A prática de exercício favorece também a autoestima, algo instintivo do ser humano ao cuidar do seu próprio corpo e bem-estar. Arrumar-se especificamente para praticar exercícios, escolher uma roupa diferente para isso e até o simples fato de olhar-se no espelho para pentear os cabelos podem ajudar muito a manter a autoestima elevada e a depressão bem longe.

5. Independência

Muitos idosos sentem-se desanimados por inúmeros motivos, entre eles por não conseguirem desempenhar algumas atividades que antes eram fáceis ou por não terem mais tantos amigos e familiares por perto. Por isso a independência proporcionada através dos exercícios físicos é tão importante. Além dos inúmeros benefícios já relatados neste texto, ela mostra o quanto o idoso é capaz e que ainda há muito a ser feito.

6. Corpo em forma

Manter o corpo em forma também é de fundamental importância. Obesidade ou magreza excessiva indicam perigo, especialmente na terceira idade, e podem acarretar problemas mais sérios como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Nesse sentido, o exercício físico ajuda na manutenção do peso e na consciência corporal dos idosos.

7. Melhora o equilíbrio

Outro grande problema na terceira idade são as quedas. Por possuírem ossos mais frágeis, os idosos têm maior risco de fratura e uma queda simples pode acarretar grande dano à saúde. Alguns exercícios físicos auxiliam a manter o equilíbrio e até a melhorá-lo, como pilates, natação, yoga e tai chi chuan. Um profissional de educação física ou fisioterapeuta também pode aconselhar outros tipos de atividades.

8. Interação social Alguns idosos caminham com amigos, aos pares ou até sozinhos. Mas, ao criar a rotina de realizar esse exercício diariamente, acabam conhecendo pessoas que fazem os mesmos caminhos ou frequentam os mesmos lugares, proporcionando maior interação social. Além disso, muitas academias e instituições costumam organizar grupos de caminhadas especiais para idosos. A maior interação social também ajuda a afastar a depressão e a ansiedade e eleva a autoestima. Por isso, vale a dica: fazer amizade nunca é demais!

9 – Força muscular Exercícios físicos ajudam a tornar os músculos mais fortes, o que auxilia na proteção dos ossos e na sustentação corporal do idoso. Assim como o equilíbrio, a força muscular é importante em caso de quedas pois evita maiores danos à saúde e aos ossos, que costumam ser mais frágeis nessa fase da vida. Ela favorece ainda a execução de outras atividades diárias, permitindo maior independência ao idoso.

10. Aumento do apetite Além da falta de sede, alguns idosos também perdem o apetite com o tempo. As atividades físicas costumam gerar gastos calóricos e o corpo pede a reposição de nutrientes através da sensação de fome. Por isso, exercícios físicos favorecem o aumento do apetite. Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática! Você também pode acompanhar outros textos sobre saúde e bem-estar no nosso blog.


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