top of page

“Exagerei na comida e estou passando mal”: como a água ajuda a aliviar os excessos de fim de ano?

Com a proximidade do fim do ano, os eventos se multiplicam, e com eles aumenta a possibilidade de cometermos exageros na alimentação. Desde os encontros de confraternização com colegas de trabalho, até as festas de Natal e Ano Novo, o último mês do ano costuma ser um desafio para a manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Nesse período, o consumo regular de água, além de manter a hidratação em dia, é um grande aliado para aliviar os excessos na ingestão de álcool e comida.


E como ninguém quer ficar de fora das comemorações ou passar os dias com dor de cabeça, enjoo, mal-estar, ou outros incômodos, neste post vamos explicar para você como a água mineral pode ajudar na digestão e também contribuir para "curar" a ressaca.



Comeu demais? A água com gás ajuda na digestão


Uma mesa farta, com receitas preparadas especialmente para as festas de fim de ano, é difícil resistir e fácil sentir as consequências do exagero na alimentação.


Para aliviar a sensação de estômago pesado e barriga estufada beber água mineral com gás é uma ótima opção, pois ela facilita a digestão das proteínas dos alimentos. A água mineral com gás é composta por apenas dois elementos: água mineral e gás carbônico, quando eles se juntam ao ácido gástrico aumentam sua secreção e facilitam a absorção dos alimentos.


Como não tem gosto, a água com gás é uma bebida muito versátil, pois pode ser misturada com outros ingredientes, ter o seu conteúdo nutricional potencializado e ainda proporcionar novos sabores.


Uma dica é misturar água com gás com frutas frescas pois assim a bebida passa a ter vitaminas e antioxidantes, por exemplo. Com as altas temperaturas, os drinks sem álcool com água com gás são ótimos para refrescar e também auxiliam na digestão.



A água com gás: ótima companhia quando a ressaca bater


Dor de cabeça, tontura, náusea, sede, palidez e tremores são alguns dos sintomas mais frequentes da ressaca. Eles aparecem entre 12h e 24h depois da ingestão de uma quantidade exagerada de bebida alcóolica.


Segundo os especialistas, esses sintomas são os primeiros sinais da síndrome de abstinência, ou seja, são sinais do organismo pedindo mais bebida. Algumas dicas para evitar essa sensação desagradável são: beber menos, beber espaçadamente e devagar, e garantir que quando for consumir bebidas alcoólicas o estômago esteja cheio.


Agora se você já estiver com aquela ressaca, a dica é ter por perto água com gás. Isso porque um estudo feito por cientistas chineses da Universidade de Sun Yat-Sem, em Guangzhou, mostrou que uma boa saída para diminuição dos sintomas da ressaca é consumir água com gás. Outra pesquisa publicada na revista Food and Function, da Royal Society of Chemistry, apontou que as bebidas com gás atuam contra o acetaldeído - produto metabolizado do etanol - um dos grandes responsáveis pela ressaca. De acordo com os pesquisadores chineses, a água com gás é mais eficiente do que 57 tipos de ervas e chás.


Os nutricionistas recomendam o consumo de pelo menos, 3 litros de água, com ou sem gás, ao longo das 24hs seguintes ao consumo de álcool, tendo em vista que a desidratação é responsável por parte dos sintomas da ressaca, dentre eles a dor de cabeça. Alguns alimentos também pode ajudar a diminuir os sintomas da ressaca:


  • Gengibre e limão (contra náuseas e vômitos)

  • Arroz integral

  • Batata, inhame, cará, mandioca, batata doce

  • Abóbora moranga

  • Frutas

  • Folhas verdes (principalmente as mais escuras, como couve e espinafre)


Garanta já sua água para que seu fim de ano seja só de festa!


Você que acompanha nosso blog já sabe da importância de consumir água mineral com ou sem gás regularmente, principalmente nas épocas mais quentes do ano, quando o organismo exige maior ingestão de líquidos para se manter hidratado.

Nesse post explicamos mais dois benefícios da água com gás: auxiliar na digestão e na diminuição dos sintomas da ressaca. Por isso, é importante deixar seu estoque de água em dia, para garantir a saúde da sua família e dos convidados para as festas de fim de ano.

Visite nossa loja virtual, lá você vai encontrar todos os nossos produtos, é só escolher e receber a sua Água Mineral Santa Rita em casa :) Entregamos na Grande Florianópolis. Garanta sua água para que o fim de ano seja só de festa!





86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page