top of page

Como é feita a água com gás?

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Muito usada para fazer drinks, acompanhar um cafezinho ou simplesmente manter a hidratação em dia, a água com gás está se tornando mais popular a cada dia. Mas as bolinhas de gás que atraem tanta gente também geram dúvidas: será que elas fazem mal à saúde? O gás da água é o mesmo dos refrigerantes?


Neste post vamos explicar como é feita a água com gás e responder essas perguntas. Você vai entender porque ela é uma bebida que traz uma série de benefícios para a saúde. E ainda vamos te ensinar a fazer um drink funcional usando água com gás.


Para começar é importante você saber que o gás da água com gás é o dióxido de carbono, o CO2, conhecido como gás carbônico. Ele pode estar presente na água mineral de duas maneiras: natural ou artificial. Vamos entender cada uma destas versões?


Água com gás natural


São raras as fontes capazes de produzir água mineral com gás de forma natural, o que só acontece em regiões onde há aquecimento subterrâneo, como os locais onde há presença de vulcões. A camada de magma fica localizada abaixo da crosta terrestre, por meio de condutos ele passa pelas rochas e chega aos aquíferos, que são os reservatórios subterrâneos de água. O calor produzido é forte o suficiente para partir as moléculas dos minerais encontrados na água, soltar vapores e adicionar os gases a água.


Água com gás artificial


Geralmente, quando você compra água com gás engarrafada ela passou por um processo de gaseificação. Nesse processo, primeiro a água mineral é captada da fonte natural, depois é adicionado o CO2 à esta água mineral natural, e por fim a água com gás é engarrafada.


Mas atenção, é preciso esclarecer a diferença desse processo, com o que dá origem aos refrigerantes. Apesar de na água mineral com gás ser adicionado o mesmo gás que nos refrigerantes, o CO2, mais nenhum outro componente é adicionado, por isso a água com gás não tem calorias e proporciona os mesmos benefícios que água sem gás. Já os refrigerantes ainda vão receber adição de açúcar, sódio, corantes e outros elementos prejudiciais ao organismo.


Vale ressaltarmos aqui também que o CO2 é um gás que está presente no nosso organismo e por isso é expelido na respiração, sem causar nenhum prejuízo à saúde.


Água Mineral Santa Rita com gás


A fonte da Água Mineral Santa Rita tem uma temperatura de 17,5ºC e baixa concentração de minerais como o sódio, ela fica no município de Rancho Queimado, a 53 quilômetros de Florianópolis. A água captada na fonte é surgente e é conduzida por uma tubulação de inox até a linha de envase, garantindo assim a qualidade nas mesmas condições que sai da fonte.

Ao seguir para o processo de envase, a Água Mineral Santa Rita pode ser engarrafada diretamente para a opção de água mineral natural sem gás, ou ela pode passar pelo processo de gaseificação, ou seja adição de CO2 para a opção de água mineral com gás.

A indústria da Água Mineral Santa Rita segue todos os processos de controle de qualidade, e inclusive as salas de envase possuem ar controlado com pressão positiva, ou seja, todo ar da sala é filtrado.


Drink funcional com água com gás


Lembre que a hidratação é fundamental também no inverno, e para não diminuir a ingestão de líquido nos dias mais frios uma boa dica é apostar nas receitas com água com gás, pois elas acrescentam sabor ao seu dia a dia. Vamos encerrar esse post com uma receita de drink funcional com ingredientes termogênicos que ajudam a aquecer nas baixas temperaturas.


Drink funcional


Ingredientes

  • 100ml de água com gás

  • 1 pedaço de cúrcuma fresca

  • 2 folhas de capim limão

  • 2 colheres de sopa de rapadura ralada

  • 50ml de gin (se preferir um drink sem álcool não use o gin)

  • 2 bagas de cardamomo

  • Gelo



Modo de Preparo

  • Rale a cúrcuma.

  • Amarre as folhas de capim limão, fazendo uma trouxinha.

  • Em um copo, adicione as sementes de cardamomo, o capim limão, a rapadura e a cúrcuma, macere com um socador.

  • Adicione o gelo, e gin e água com gás.

  • Misture bem e está pronto.


Agora que você já sabe como a água com gás é feita, e como preparar um drink funcional com ela, acesse o e-commerce da Água Santa Rita, faça seu pedido e receba sua água mineral com gás em casa! Entrega na Grande Florianópolis :)






4.404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page