top of page

Soda italiana: combinação perfeita de água com gás e xarope

Atualizado: 9 de fev. de 2023

A água com gás caiu no gosto do consumidor e fez surgir uma série de receitas para deixar a bebida com gostinho especial. Se você já experimentou aromatizar a água, usar no preparo de gin tônica, e até mesmo de drinks sem álcool, que tal agora fazer em casa uma soda italiana?


Apesar do nome, a soda italiana surgiu nos Estados Unidos. Foi uma invenção de imigrantes italianos que queriam se refrescar no calor da Califórnia, nos anos 20.


Dois ingredientes são fundamentais para fazer a soda italiana: água com gás e xarope aromatizado. Comprado pronto, ou feito em casa - já vamos te dar a receita - o xarope leva açúcar, porém a participação dele na soda é bem menor que a da água com gás, uma proporção de 4 para 1, ou seja, 200ml de água gaseificada para 50ml de xarope. Mas se você prefere evitar o açúcar é só substituir o xarope pelo suco de fruta.


A soda italiana também é uma ótima substituta para o refrigerante, pois é menos calórica e mais saudável. Vale lembrar que água com gás não faz mal à saúde e pode ser consumida à vontade! Vamos às receitas!


Xarope para soda italiana


A base para o xarope é bem simples. Você vai precisar de 1 quilo de açúcar refinado e 1 litro de água.


Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Misture até que fique homogêneo e cristalino.

Para acrescentar algum sabor é só adicionar o suco do ingrediente escolhido e diminuir a quantidade de água. Por exemplo: o xarope de maracujá vai levar 600ml de água e 400ml de suco de maracujá.

Especiarias ou ervas podem ser fervidas junto com a água. A quantidade depende do sabor que você deseja. Depois de pronto, retire as ervas e reserve o xarope na geladeira.


Como preparar a soda italiana


Encha um copo de gelo, coloque 50 ml de xarope e complete com 200ml de água com gás. Fácil, não é mesmo?


Uma dica é caprichar no visual na hora de servir a soda italiana. Opte sempre por copos ou jarras transparentes, o colorido do xarope enche os olhos e valoriza a mesa. Os canudos de alumínio também dão um toque especial, além de serem ecológicos. Algumas folhas de hortelã ou manjericão são bem vindas na decoração da bebida!

Sabores e seus benefícios

Na hora de escolher a fruta para saborizar a soda italiana, além do gosto, você pode levar em conta também os benefícios de cada fruta para sua saúde. Preparamos uma lista com sugestões de frutas para fazer a soda e as propriedades de cada uma:

  • Abacaxi: é rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação. A casca do abacaxi pode ser fervida e render um ótimo chá!

  • Acerola: tem alto teor de vitamina, apenas duas unidades atendem a necessidade diária de vitamina C. Contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro. Ajuda no tratamento da gripe, doenças do fígado e doenças nasais e gengivais.

  • Cereja: rica em vitamina A, B e C, além de conter cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Combate os radicais livres e ajuda na digestão.

  • Pêssego: possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Auxilia no funcionamento do intestino, evita problemas na pele e reduz o colesterol do sangue.

  • Limão: fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, entre outros. É uma das frutas com maior poder detox. Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e auxilia no funcionamento do intestino.

  • Maçã verde: é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais. O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. Ajuda no emagrecimento pois dificulta a absorção das gorduras e da glicose.

  • Maracujá: possui alto valor nutritivo, como vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. Tem propriedades calmantes pois contém substâncias que atuam deprimindo o sistema nervoso central.

  • Melancia: fonte de betacaroteno, vitamina C e cobre. Auxilia na hidratação e no processo de limpeza do organismo.

Agora você já sabe como usar a água com gás de uma maneira diferente. Aproveite para variar os sabores e combinações com ervas e especiarias. Assim, além de sempre experimentar uma novidade, você vai surpreender sua família e amigos!

E não deixei de mostrar o resultado. Queremos ver você fazendo a receita e marcando a gente no instagram: @aguamineralsantarita. Combinado?

Deu aquela vontade de se refrescar com uma soda italiana? Visite a nossa loja virtual para garantir a sua água com gás!







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page