Posso reutilizar a garrafa de água?
- estruturadecomunic
- 22 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Preocupada com o meio ambiente, muita gente reabastece a garrafa plástica de água mineral, com outros tipos de água. Mas será que é seguro reutilizar a garrafa de água?
O cuidado com o descarte é legítimo, mas essa não é a prática ideal para sua saúde. O perigo está nas bactérias. Isso porque, a resistência da garrafa PET é pensada para um único uso. Mesmo que você não perceba, o uso repetido, pode causar pequenas rachaduras nas paredes da garrafa, e se tornar um ambiente ideal para a proliferação de bactérias.
Além disso, quando você bebe encostando a boca direto na garrafa, ela passa a acumular bactérias, e por isso reutilizar essa garrafa sem a higienizar, pode ser prejudicial a sua saúde.
Ainda, se você utilizar essa mesma embalagem para reabastecer em um bebedouro, e a boca dessa garrafa encostar na saída de água, a chance de outros usuários terem contato com essas bactérias também é grande.
Por esses motivos você não deve reutilizar garrafas descartáveis de água, e caso você queira reutilizá-las mesmo assim, os especialistas recomendam que ao menos ela seja lavada com água e sabão.
Vale destacar que para que uma empresa engarrafe a água mineral, ela passa por rígidos processos de controle de qualidade exigidos pela legislação brasileira. A fiscalização vai desde a captação até a chegada ao consumidor. A Água Mineral Santa Rita, por exemplo, cumpre todos os processos e cuidados necessários para que a água chegue até o consumidor com a mesma qualidade que surge na fonte.
Lembramos aqui também que a água mineral por si só não possui prazo de validade. Inclusive ela pode ficar milhares de anos embaixo da terra, nos aquíferos de onde é retirada e vai continuar própria para consumo. Porém, ao ser extraída, engarrafada e armazenada, outros componentes começam a atuar e para garantir que a qualidade da água mineral permaneça a mesma ao ser consumida são estabelecidos então prazos de validade.
Além do modo de armazenagem, um dos principais pontos que interferem no prazo de validade é a embalagem em que a água mineral é envasada. A Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral (ABINAM) estabelece os seguintes prazos de validade para a água mineral envasada em garrafas PET:

Água sem gás – PET: Validade – 12 meses
Água com gás – PET: Validade – 6 meses
Os galões plásticos retornáveis de 10 e 20 litros de água mineral também possuem prazo de validade.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determina o prazo de validade de três anos para esse produto. Isso porque, depois desse tempo, os galões começam a se desgastar devido ao transporte e ao calor. Além disso, a lavagem por dentro para reaproveitamento pode começar a comprometer a higiene.
E lembre-se que as garrafas PET podem ser recicladas, basta descartar de forma correta. Outra maneira de reutilizá-las é com artesanato sustentável, as garrafas podem virar objetos de decoração, acessórios, servir como base para uma horta ou ainda se transformar em divertidos brinquedos.
Neste post você aprendeu a importância dos cuidados ao envasar água mineral e que reutilizar garrafa descartável de água não é uma opção segura para a saúde. Por isso, opte pelo consumo de água mineral engarrafada diretamente pelas indústrias.
E lembre, para renovar o estoque sem sair de casa é só visitar a nossa loja virtual! O frete é grátis para a Grande Florianópolis!
Commentaires