Longevidade saudável: 9 dicas para alcançar

Atualizado: 17 de Nov de 2020

Os brasileiros estão vivendo 30 anos a mais do que viviam em 1940. Naquele ano, a expectativa de vida era de 45,5 anos. Para os nascidos em 2016, a estimativa de vida deu um salto para 75,8 anos, segundo dados do IBGE. Porém, mais desejável do que conquistar anos de vida é ter uma longevidade saudável, evitando que o passar dos anos venha acompanhado de doenças, perda de autonomia e qualidade de vida.


Neste post, listamos 9 dicas sobre o que fazer para ter uma longevidade saudável. Vamos falar sobre hábitos e atitudes cotidianas muito simples, mas que trazem ganhos em saúde física e mental, para prolongar os anos sem adoecer e com disposição, foco, faculdades mentais e corpo saudáveis para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.


1. Ingestão correta de água


A primeira e fundamental dica para uma vida longa e saudável é, sem dúvidas, ter o hábito de beber água. O corpo humano possui de 60% a 65% de água, sendo o nutriente mais abundante do organismo, que mesmo assim acaba sendo deixado de lado e seu consumo pela população não chega nem perto do recomendado.


Um detalhe importante é que nem todo líquido é água. Mesmo que, em sua composição, sucos e vitaminas possuam água, nem de longe são tão benéficos quanto a ingestão de água pura para manter os níveis de hidratação necessários ao bom funcionamento do corpo humano.


Em relação à quantidade, o correto é que você nunca sinta sede durante o dia. Para isso, experimente levar com você, para onde for, uma garrafinha com água, e mantenha esse hábito para a manutenção da sua saúde.


2. Pratique atividade física


Um estudo divulgado pela The Harvard Gazette indicou que incluir na rotina uma caminhada rápida de 75 minutos por semana gera um ganho de 1,8 ano na expectativa de vida de pessoas com mais de 40 anos, além de reduzir em 19% o risco de mortalidade. Realizada ao longo de 10 anos, a pesquisa acompanhou 650 mil indivíduos de diferentes perfis físicos e hábitos de vida.


Para aqueles que dedicaram de 150 a 229 minutos semanais a caminhadas rápidas, houve um aumento de 3,4 anos em sua expectativa de vida, quando comparado aos que não realizaram nenhuma atividade.


Os benefícios das práticas de atividade física acontecem independentemente do Índice de Massa Corporal (IMC). No grupo participante, havia pessoas com peso normal, com sobrepeso e obesas. Quanto mais saudável e ativo era o participante, maiores os resultados em longevidade: pessoas ativas e com o peso adequado ganharam 7,2 anos em relação aos sedentários. É bom lembrar que, por si só, o sedentarismo pode elevar os riscos de doenças coronarianas.


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3. Consuma alimentos naturais


Uma alimentação saudável mantém o organismo equilibrado, aumentando a longevidade. Evitar a ingestão de produtos industrializados, químicos, corantes, conservadores, farináceos e alergênicos contribui diretamente para a saúde do corpo e da mente, prolongando a vida.

Vegetais verde-escuros como couve, espinafre, agrião e brócolis são ricos em ácido fólico (vitamina B9), favorecendo diferentes funções do organismo:

  1. Protege o DNA das células de degenerações, prevenindo diferentes tipos de câncer;

  2. Mantém a saúde do cérebro, evitando doenças como a depressão;

  3. Fortalece o sistema imunológico;