top of page

Clima seco: veja como manter a hidratação do corpo nessa época do ano

Os períodos de clima seco acontecem principalmente durante o inverno e são momentos em que não se pode descuidar da hidratação. A baixa umidade do ar combinada ao frio, que torna fácil negligenciar a ingestão de água, são uma dupla terrível para a saúde, que pode sofrer com a má hidratação – ou pior, a desidratação! Se você é uma pessoa que esquece de beber água durante os dias frios, fique de olho, pois hoje vamos mostrar como é importante manter esse hábito!


O parâmetro de umidade do ar adequada para a saúde fica em torno de 50% e 80%. Porém, é muito comum que essa porcentagem caia para perto dos 30% durante os meses frios, e esse clima seco gera desconforto físico e a manifestação de doenças em muitas pessoas. Outro risco do clima seco para a saúde é a piora dos efeitos da poluição, já que a dispersão de poluentes é comprometida pela baixa umidade no ar.


A importância da hidratação adequada em épocas de clima seco

Durante a temporada de clima seco, a hidratação se transforma em uma salvaguarda vital para o nosso organismo. Quando a umidade do ar está baixa, é como se o ar “roubasse” a umidade do corpo, fazendo que ele se resseque, e você pode literalmente sentir na pele: lábios e pele ressecada, olhos irritados e secos, nariz irritado… E quando a hidratação adequada é negligenciada, o corpo sofre ainda mais.


Beber água é muito importante para repor a hidratação perdida em dias de clima seco, e mesmo sentindo menos sede graças ao frio, você deve beber tanta água quanto beberia no verão. A quantidade mínima varia de pessoa para pessoa, dependendo da idade, peso e condição de saúde, mas pensar naqueles 2 litros diários como meta mínima já é um ótimo começo. E se faltar incentivos para beber água, lembre-se que ela vai te ajudar nesses quesitos de saúde:

  • Bom funcionamento dos órgãos;

  • Eliminação de toxinas;

  • Lubrificação das mucosas como olhos, nariz e boca;

  • Manter os órgãos respiratórios lubrificados e saudáveis.

  • Funcionamento adequado do sistema imunológico.



Sinais de desidratação para controlar no clima seco

Pense nos seguintes casos: as temperaturas caíram, você não percebeu e talvez esteja bebendo menos água do que deveria. Ou: alguém da sua família tem dificuldade de beber água no dia a dia, e durante o inverno fica ainda mais difícil. Dependendo do caso, é possível que o corpo fique desidratado, e é preciso agir rápido para repor os fluidos corporais e evitar complicações.

Mas como detectar os primeiros sinais da desidratação? O corpo fala, e é nosso dever escutar. Ficar atento a esses indicadores é fundamental para agir prontamente e evitar um desequilíbrio prejudicial que pode surgir graças ao clima seco:

  • Urina escura;

  • Boca e peles secas;

  • Tontura;

  • Sensação de fraqueza;

  • Cansaço excessivo;

  • Diminuição da elasticidade da pele;

  • Dor de cabeça;

  • Ausência ou poucas lágrimas.

Dicas inteligentes para manter a hidratação na temporada de clima seco

Agora, a questão é: como podemos enfrentar com sucesso os desafios do clima seco e manter nosso corpo hidratado? Anote algumas dicas práticas:

  • Carregue uma garrafa de água: tenha sempre uma garrafa de água ao seu alcance. Isso serve como um lembrete constante para beber e garante que você tenha uma fonte prática de hidratação.

  • Estabeleça lembretes para beber: o ritmo de vida agitado muitas vezes faz esquecer de beber água. Definir lembretes regulares em seu telefone ou ambiente de trabalho pode ser uma estratégia eficaz para se manter hidratado. Existem aplicativos que ajudam nisso, e você pode colocar alarmes para não esquecer.

  • Coma alimentos ricos em água: incorpore alimentos com alto teor de água, como melancia, pepino e laranja, em sua dieta. Eles ajudam a complementar a hidratação e também fornecem nutrientes essenciais.

Escolher uma água de boa qualidade também é um passo importante para cuidar da saúde do seu corpo. A Água Mineral Santa Rita se destaca pela origem em uma fonte a 800 metros de altitude, em meio à Mata Atlântica e distante de qualquer poluição, que contribui para a pureza e a excelência da água.



A fonte da Água Mineral Santa Rita possui uma temperatura de 17,5ºC e baixa concentração de minerais, como o sódio. Sua composição química excelente é um fator determinante para ser considerada a melhor água mineral do estado de Santa Catarina e uma das melhores do Brasil. Esses parâmetros de pureza são mais do que essenciais para turbinar a sua hidratação e manter o corpo ainda mais saudável.


Agora, aproveite para abastecer o seu estoque de Água Santa Rita acessando a nossa loja online e escolhendo os seus produtos preferidos para manter a hidratação em dia!


cupom de desconto na primeira compra

24 visualizações0 comentário
bottom of page