top of page

Qual a diferença entre água com gás e água tônica?

A água mineral sem gás você já conhece bem, mas quando o assunto é a água com gás ou a água tônica? Você costuma consumir essas variedades? Elas são super refrescantes e fazem mais sucesso durante o verão, porque podem acompanhar drinks e ganhar combinações bem diferentes.


Mas muita gente confunde as duas, pensando que são a mesma coisa. Spoiler: não são! E hoje vamos contar um pouquinho sobre cada uma.


Principais diferenças entre água com gás e água tônica


A água mineral com gás, como o próprio nome sugere, é uma água mineral natural que possui dióxido de carbono (ou CO2) na sua composição, o que cria as famosas bolhas.


Este CO2 na água mineral com gás, pode surgir de forma natural na fonte (o que é raro) ou pode ter o CO2 adicionado no processo de envase da água, o que é mais comum nas águas minerais aqui do Brasil.


Já a água tônica tem uma lista um pouco mais longa de ingredientes, que não para no CO2, o que a deixa com maior semelhança aos refrigerantes, pois em sua composição também encontramos açúcar e hidrocloreto de quinino, componente que dá aquele gostinho característico da tônica.


Vale destacarmos aqui também que a base da água tônica é uma água com gás, mas não necessariamente uma água mineral natural com gás, tendo em vista que só recebe o nome de água mineral natural, uma água que foi naturalmente mineralizada como, por exemplo, pelo contato com rochas subterrâneas.



Outras diferenças entre as bebidas


Agora que você já está por dentro da composição de ambas as bebidas, vamos destacar outras diferenças entre água mineral com gás e água tônica:


  • Sabor: a água mineral com gás tem um sabor neutro e efervescente, algumas pessoas acham até salgadinho. Um toque levemente ácido pode ser percebido devido ao dióxido de carbono. Já a água tônica tem um sabor bem mais marcante, amargo e levemente doce, com notas cítricas. Como contamos antes, esse sabor é proporcionado pelo quinino.


  • A água mineral com gás é a escolha ideal para quem busca uma experiência mais suave e refrescante, enquanto a água tônica é mais indicada para quem aprecia bebidas com um toque amargo.


  • Usos: a água mineral com gás é frequentemente usada como uma bebida refrescante por si só ou como base para sucos e coquetéis. A água tônica é conhecida por ser um componente essencial em drinks clássicos, como o Gin Tônica e outras bebidas com álcool.



Receitas criativas com água mineral com gás e água tônica


Sim, até a água com gás pode ser usada em receitas de drinks gostosos e refrescantes! Ela pode servir de base para criar bebidas efervescentes e super diferentes para você servir os amigos em casa ou se refrescar em dias quentes.


A água tônica, por sua vez, é mais associada a bebidas alcoólicas, mas também pode ser usada para drinks sem álcool bem diferentes. Confira:


Drink cítrico com água mineral com gás


Ingredientes:

150 ml de água mineral com gás

1 laranja

½ limão

3 folhas de hortelã

Gelo a gosto


Modo de preparo:

Esprema o suco de uma laranja e ½ limão, corte as folhas hortelã e coloque tudo na coqueteleira sem coar. Complete com 150 ml de água com gás, gelo e misture tudo por cerca de 30 segundos. Pronto! Agora é só servir coado e decorar com folhas de hortelã.

Espresso tônica


200 ml de água tônica

30 ml de café forte, de preferência tipo espresso

Gelo a gosto

2 fatias de limão


Modo de preparo:

Coloque as pedras de gelo em um copo junto com as fatias de limão, sirva 200 ml de água tônica e em seguida despeje o café já frio lentamente em cima de uma pedra de gelo. Misture com uma colher longa e aproveite!


Além dessas ideias, há várias possibilidades de fazer água saborizada, sucos efervescentes, soda italiana e drinks não-alcoólicos para comemorações especiais. Mas o importante é lembrar que as duas águas têm seu lugar no mundo das bebidas e podem ser usadas de maneira criativa!


Agora você já sabe como usar a água mineral com gás e a água tônica de uma maneira diferente, nossa dica é aproveitar para variar os sabores e combinações. Assim, além de sempre experimentar uma novidade, você vai surpreender sua família e amigos!


Abasteça sua geladeira com água geladinha


Com o calor que acompanha os últimos meses do ano, é importante ter sempre a geladeira abastecida com água para se refrescar.


Deu aquela vontade de se refrescar com uma soda italiana ou uma versão saudável de refrigerante usando suco e água com gás? Visite a nossa loja virtual para garantir a sua água mineral!


357 visualizações0 comentário
bottom of page