top of page

A Água Mineral como ingrediente principal para uma culinária saudável

Atualizado: 24 de ago. de 2023

Na hora de cozinhar, você para pra pensar que a qualidade da água faz parte de uma culinária saudável? Pode até passar batido, mas esse é um “detalhe” que pode fazer toda a diferença, tanto no quesito sabor, quanto no quesito saúde da sua refeição!


A culinária saudável é um verdadeiro presente para o bem-estar, proporcionando uma maneira deliciosa de cuidar da saúde. Entre os diversos segredos culinários, há um ingrediente simples, mas essencial, que merece destaque: a água! Além de ser uma bebida refrescante e vital para a hidratação, a água tem um papel crucial na culinária saudável, elevando a qualidade das refeições.


Mineral, filtrada ou potável: qual a melhor água para uma culinária saudável?


A água é um ingrediente básico, mas frequentemente subestimado na cozinha, e os seus benefícios são inegáveis para uma culinária saudável. Ao optar por uma água de qualidade, como a mineral, você sabe que seu preparo será livre de impurezas e substâncias químicas, além de preservar os minerais naturais, tão essenciais para o funcionamento do organismo.


A qualidade da água pode fazer toda a diferença no seu preparo. O ideal é sempre optar por água mineral para uma culinária saudável, e explicaremos os motivos: a água da torneira pode ser considerada potável, mas as propriedades podem ser alteradas por falta de manutenção nos reservatórios, redes de saneamento e até nos encanamentos da sua casa.


Talvez você nunca tenha pensado a respeito, até mesmo por talvez não saber a diferença entre água potável, filtrada e água mineral. E é justamente por achar que água é tudo igual, que muitas pessoas acabam usando a água da torneira para cozinhar alimentos, fazer bebidas, cafés, chás, etc., sem saber que essa água da torneira pode conter impurezas e aditivos químicos, comprometendo o sabor e o resultado final da receita.


A água filtrada é melhor do que a da torneira, mas pode conter substâncias como cloro em concentrações altas, o que influencia no sabor e até no aroma da comida. Por isso, optar pela água mineral é uma escolha inteligente para os adeptos de uma culinária saudável, pois essa água é naturalmente pura, passando por rigorosos controles de qualidade para garantir sua potabilidade e ausência de contaminantes.



A versatilidade da água mineral é um trunfo para a culinária saudável, uma vez que pode ser utilizada em diversas preparações: cozinhar caldos e sopas com água mineral potencializa o sabor dos ingredientes. A água mineral realça os aromas dos legumes, carnes e temperos, criando caldos ricos em nutrientes.


A água mineral é uma aliada na preparação de molhos, como os de tomate e de cogumelos. Além de conferir mais sabor, a utilização da água mineral nesses molhos evita a adição excessiva de substâncias como o cloro, tornando-os mais saudáveis e equilibrados. Ao cozinhar massas em água mineral, obtemos uma textura ideal, garantindo um cozimento uniforme e no ponto certo. A água mineral permite que os ingredientes do prato se destaquem.



Culinária saudável também é sobre bebidas!


E nas bebidas, você já parou para pensar? A culinária saudável também inclui esses preparos! É muito comum usar água da torneira para fazer um suco ou um chá gelado, ou mesmo para encher as formas de gelo. Porém, se você começar a prestar atenção e apostar na água mineral também para as bebidas, vai perceber a diferença – e a sua saúde agradece!


Você sabia que a água mineral também pode ser harmonizada com bebidas? É importante servir em uma temperatura entre 10°C e 16°C para as não gaseificadas e mais fria para as com gás. O casamento entre água e vinho exige conhecimento para garantir harmonizações agradáveis: água mineral sem gás combina com vinhos brancos frescos e frutados, vinhos, rosés leves e frisantes doces aromáticos. Já a mineral com gás vai bem com vinhos rosés estruturados, tintos novos e tintos meio encorpados até os mais envelhecidos e com mais corpo.


A dica para você começar a investir na culinária saudável é apostar em uma água de qualidade. A Água Mineral Santa Rita tem a garantia de uma bebida saudável, sem contaminações e com a pureza direto da fonte. Você pode usar para fazer molhos, massas, comidas salgadas ou doces e também para harmonizar com a sua refeição! As versões com e sem gás podem fazer sucesso na sua mesa e têm todas as informações necessárias sobre composição no rótulo.


Se você curtiu esse artigo sobre o uso da água mineral na culinária saudável, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais pra ficar por dentro de todas as novidades da Água Mineral Santa Rita! Nos vemos lá!


cupom de desconto para a primeira compra

92 visualizações0 comentário
bottom of page