top of page

Beber água acelera o metabolismo?

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Você já deve ter ouvido as seguintes frases: para mim é mais difícil emagrecer porque meu metabolismo é lento! Ou ainda: eu consigo perder peso com muita facilidade porque tenho o metabolismo acelerado. Mas você sabe o que é metabolismo e como os alimentos e bebidas que consumimos podem interferir nele?


Neste post vamos te ensinar o que é metabolismo e vamos também explicar porque a influência no metabolismo pode ser mais um dos benefícios de beber água. Vamos começar?


O que é e como funciona o metabolismo?

O metabolismo é o processo no qual é produzida a energia que faz nosso corpo funcionar. Nosso organismo realiza milhões de reações bioquímicas o tempo todo, e essa série de eventos que as substâncias químicas e os nutrientes realizam se chama metabolismo.

Muitos fatores alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. Por isso é importante entender que não podemos modificar alguns aspectos que determinam se nosso metabolismo será mais acelerado ou mais lento.

Com a idade avançada, por exemplo, o metabolismo fica mais lento, assim como, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres. A genética é outra condição sobre a qual não temos como influenciar.

Porém, dois hábitos fundamentais para acelerar o metabolismo e assim aumentar o gasto calórico, só dependem de você: a prática de exercícios físicos e uma nutrição adequada. É aqui que o consumo de água entra para auxiliar no emagrecimento.


Água x metabolismo: entenda essa relação

Setenta por cento do nosso corpo é formado por água, por isso a ingestão desse líquido é fundamental para que o organismo realize todos os processos vitais, entre eles a queima de calorias. Uma pessoa que não ingere a quantidade ideal de água para manter o corpo hidratado, prejudica o seu metabolismo.

Um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism afirma que, ao ingerir 500 ml de água de uma só vez, o metabolismo acelera e aumenta em 24% o gasto calórico ao longo dos próximos 60 minutos.


Água gelada emagrece?

Uma dica para acelerar ainda mais o metabolismo pela ingestão de água é consumir água gelada. A temperatura do corpo humano é de aproximadamente 36º C, a da água gelada em torno de 4º C. Então, o corpo precisa gastar mais energia para igualar a água à temperatura do corpo, assim aumenta o metabolismo, queima mais calorias e ajuda a emagrecer.


Dicas para acelerar o metabolismo

Mesmo com a comprovação de que a ingestão de água acelera o metabolismo, os especialistas chamam atenção de que é necessário um conjunto de ações para que você obtenha um resultado mais expressivo na busca pela perda de peso. Veja algumas dicas:

Fazer exercício físico

Entre os mais indicados estão o treino intervalado e a musculação. Trocar a gordura por músculo é uma boa estratégia, pois quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias ele gasta. O músculo é o tecido que mais precisa de energia para se manter ativo. Já o treino intervalado é um método em que se alterna o exercício entre intensidades muito altas e baixas, durante 30 minutos, no máximo. Esse treino faz com que o corpo continue a queimar calorias até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo.

Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos, por isso consomem mais calorias e aumentam o metabolismo.

Controlar o stress

O corpo libera altos níveis de cortisol em resposta ao stress e a ansiedade, esse hormônio reduz o gasto de calorias e aumenta o estoque de gordura no corpo. Uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que dias estressantes desaceleram o metabolismo, pois o organismo entende que está sujeito a uma situação de perigo e deixa a digestão em segundo plano.

Dormir bem

A falta de sono deixa o metabolismo mais lento, pois, entre outros problemas, desregula os níveis hormonais. O indicado é dormir em média de sete a oito horas por noite.



Alimentos termogênicos


Já mostramos que a água, principalmente gelada, acelera o metabolismo e listamos alguns hábitos que ajudam ainda mais nesse processo. Para encerrar vamos falar dos alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são capazes de queimar mais calorias enquanto são digeridos, por isso ajudam na perda de peso. Você pode adicionar vários deles em sua dieta diária, até por serem alimentos naturais:

  • Gengibre: pode ser usado em sucos e caldas

  • Açafrão: utilizado como tempero no arroz e frango

  • Pimenta: tempero para carnes, sopas e molhos.

  • Chá verde: que tal incluir uma xícara no seu café da manhã?

  • Canela:dá um sabor especial em bolos, frutas e bebidas.

  • Cafeína: encontrada no café de sua preferência, pode ser expresso ou coado.

  • Óleo de coco: pode substituir outros óleos vegetais em receitas.

  • Aveia: consumir com frutas e vitaminas e ainda pode substituir a farinha de trigo em receitas.

  • Castanhas: é uma ótima opção de lanche entre as refeições.

  • Abacate: fonte de gordura de boa qualidade.

Agora aproveite para colocar as dicas em prática, beber água e acelerar o metabolismo. Mas não esqueça que incluir o hábito de se hidratar regularmente traz benefícios para sua saúde que vão muito além do metabolismo!

Ahhh e se quiser receber água mineral em casa, acesse nossa loja virtual e tenha sempre a leveza da Água Santa Rita para sua hidratação diária! Faça seu pedido hoje :)





2.648 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page