9 dicas para não vacilar com a hidratação no verão

Atualizado: 17 de Nov de 2020

Para aproveitar o seu verão da melhor forma possível, manter-se hidratado é essencial.


Imagine você em Florianópolis – um dos melhores destinos do verão brasileiro –, acompanhado das pessoas que você mais gosta, tendo alugado um ótimo imóvel que lhe dá acesso a praias, comércio e muito mais.


Numa situação dessas, é claro que o seu maior desejo é aproveitar ao máximo cada dia. Só que para que isso seja possível, você não pode esquecer de tomar certas medidas preventivas em relação à sua saúde e bem-estar, afinal, você precisa de disposição e vitalidade para curtir os momentos da estação.


Uma dessas medidas diz respeito à sua hidratação.


Muitas pessoas podem achar que manter-se hidratado significa simplesmente ingerir líquidos quando se sente sede, mas a importância disso vai além.


No caso de uma pessoa adulta, cerca de 60% do seu peso corporal advém da água. Isso porque o bom funcionamento do nosso organismo depende diretamente dos nossos hábitos de reposição de água, que por sua vez podem fazer toda a diferença quando se trata de manter a saúde e o bem-estar.


Ou seja, a sede não é o único sinal de que nosso organismo necessita estar hidratado. A desidratação tem também outros sintomas, como cãibras, cansaço, dores nas articulações, frequência cardíaca elevada, tonturas, enjoos e vômitos.


Tendo isso tudo em mente, elaboramos uma lista com 9 dicas essenciais para você se cuidar neste verão e manter-se hidratado todos os dias. Confira:


1- Evite a exposição prolongada ao calor e ao sol


Sem dúvida, os períodos estendidos de sol e a oportunidade de ganhar um bronzeado estão entre os maiores atrativos do verão. Contudo, sempre é prudente lembrar que as temperaturas elevadas causadas pelos raios solares também podem lhe prejudicar caso você fique exposto por um período prolongado ou mesmo dentro de um local com pouca circulação e refrigeração de ar.


Não esqueça que os líquidos perdidos com a transpiração (suor) precisam ser repostos.


Leia também: Saúde do homem: exames e cuidados indispensáveis após os 40


2 – Prefira água a bebidas industrializadas


Há muito que ouvimos falar que água é a melhor opção para se matar a sede, mas nem sempre levamos esse conselho popular em consideração – especialmente em períodos de férias.


Sendo assim, não se deixe levar apenas por sabores diferentes e açucarados como é o caso de refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas semelhantes. Você pode, sim, consumi-los, mas não deve passar um dia inteiro sem tomar a boa, simples e pura água.


3 – Evite alimentos muito gordurosos ou salgados


A preferência por saladas e comidas mais leves no verão não é por acaso. Em estações em que nossos corpos já despendem mais esforço para controlar nossa temper