Como incluir hábitos saudáveis à sua rotina

19 de setembro de 2017. Categoria(s) Sem categoria

como-incluir-habitos-saudaveis-a-sua-rotina

Cada vez mais, profissionais da área da saúde têm apostado no equilíbrio entre corpo e mente como fórmula certa para manter uma vida saudável. E, embora alguns hábitos pareçam difíceis de serem seguidos, vale um certo esforço para incluí-los nas atividades diárias e garantir mais saúde.

Definir atividades que serão realizadas do início ao fim do dia, considerando suas atividades diárias e suas aptidões, podem ajudar você a aliar hábitos saudáveis à sua rotina.

Confira algumas dicas para incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia:

Defina metas diárias
Ao acordar, mesmo que seja ainda na cama, pense nas suas metas diárias. Coisas simples como definir o que tomará no café da manhã, onde será o almoço, o que você precisa decidir no trabalho ou até lembrar do aniversário de um amigo especial. Esse exercício simples poderá ajudar você a tomar consciência da importância das suas atividades e a defini-las de forma a agregar valor ao seu dia.

Tome um bom café da manhã
Já foi comprovado que tomar um copo de água em jejum pode ser muito benéfico ao organismo, uma vez que favorece a perda de peso, aumenta a disposição durante o dia e evita constipação. Esse simples hábito pode ser adquirido facilmente e é especial para mulheres, que costumam ter mais problemas de intestino preso do que os homens.

Após garantir um bom copo d’água, é hora de tomar um café caprichado. O hábito de tomar café pela manhã auxilia nos processos cognitivos e pode ajudar no processo de aprendizado, por isso é tão importante para crianças e adolescentes que estudam pela manhã e de igual importância para quem trabalha nesse período. Os carboidratos podem ajudar a manter a disposição por mais tempo, mas cuidado: procure optar pelos carboidratos integrais, por terem mais fibras e um processo de absorção mais saudável e benéfico ao organismo. Procure ter na mesa algumas frutas e alguma dose de leite ou derivados, se possível. Dessa maneira o seu café ficará balanceado e garantirá maior saciedade até a próxima refeição.    

 

Exercite-se
Quando o assunto é exercício você logo imagina uma academia e muitas horas de treino. Se isso for possível e lhe trouxer bem-estar, ótimo! No entanto, o tema aqui é abordado de outra maneira. A ideia é utilizar os curtos espaços de folga durante o dia para movimentar o corpo. Algumas empresas não possuem um tempo determinado para ginástica laboral, mas isso não impede que você faça alguns exercícios simples, mesmo durante o trabalho, para auxiliar a circulação sanguínea, diminuir o estresse e até cuidar da postura. Pequenas caminhadas, ficar em pé na frente da mesa e se apoiar na ponta dos pés algumas vezes, por exemplo, são algumas boas alternativas. Além disso, você pode movimentar as mãos e o pescoço como forma de relaxar as regiões que costumam ficar mais tensionadas, especialmente em quem trabalha sentado por longas horas.

Outro hábito simples é o alongamento. Ele pode ser realizado na cama, antes de dormir,  auxiliando no relaxamento dos músculos e garantindo uma noite de sono mais tranquila.

Saia da rotina
Em algum momento do dia, procure quebrar a rotina: escolha um caminho que não costuma fazer, experimente novos sabores, entre outros. Esse hábito, por mais simples que possa parecer, permite que sejam criadas novas sinapses (ligações entre neurônios), o que ajuda a aumentar a criatividade e o aprendizado. Essa é uma forma simples de manter seu cérebro ligado e saudável.


Aprenda algo novo
Aprenda algo novo diariamente, se possível. Procure algo que te interessa, seja uma informação sobre uma viagem que tanto deseja fazer ou os nomes das vitaminas e suas funções. Não importa, desde que seja uma informação nova. Esse é mais um hábito que ajuda a manter a motivação e a mente sempre trabalhando.  


Tome um banho antes de dormir
Você chega em casa depois de um dia puxado de trabalho e, mesmo sentindo o cansaço, não consegue dormir bem. Saiba que um bom banho morno/quente pode te ajudar a ter uma noite de sono mais relaxante e tranquila. O banho quente ajuda a aliviar a tensão muscular e o estresse, diminui inchaços e melhora a circulação sanguínea. Por isso, vale garantir alguns minutinhos para um bom banho antes de você se deitar.


Agradeça
Ao deitar, pense em tudo que você realizou no seu dia. Faça um balanço e, se possível, agradeça. Independentemente da sua religião, cabe agradecer a Deus, ao Universo ou a você mesmo por mais um dia vivido. Esse hábito pode te ajudar a programar o dia seguinte e dormir com a mente aliviada.


Descanse
Por fim, descanse. Procure a posição mais confortável, um bom travesseiro e garanta uma temperatura agradável. Procure relaxar seu corpo e mente, para que o seu descanso seja revigorante. Isso ajuda a evitar fadiga e sono no dia seguinte.


Gostou dessas dicas? Você pode conferir outras dicas sobre saúde, exercícios físicos e muito mais no nosso
blog.