top of page

Como ter uma vida saudável

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Você já deve estar cansado de ouvir que para ter uma vida saudável é preciso cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, o que é, sim, uma verdade. No entanto, há muitos outros fatores que podem ajudar a manter corpo e mente saudáveis. Entre eles, estão hábitos muito simples e fáceis de inserir na rotina diária.

Ao parar para pensar em tudo o que você faz em um dia, desde o momento em que acorda até a hora de dormir, você considera viver uma rotina saudável? Se você é como a maioria dos brasileiros, a resposta mais sincera seria não.

O último estudo do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgou dados de 2015 que mostram que a maioria dos jovens e adultos a partir dos 15 anos não praticam qualquer tipo de atividade física ou esporte. Na ocasião, o número chegou a 100,5 milhões, número equivalente a 62,1% da população de 161,8 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

Apesar de não ser somente a atividade física o determinante para uma vida saudável, ela certamente está em todas as listas relacionadas ao assunto e faz parte das orientações de praticamente 100% dos médicos.

Mas além da atividade física quais os outros cuidados necessários para ter uma vida saudável?

Beba água

beba-agua

Os músculos são compostos por 75% de água, o sangue de 95%, a gordura corporal tem 14% de água e o tecido ósseo tem 22%. Desta maneira, cerca de 65% do corpo humano de um adulto é composto por água. Portanto, não é possível manter seu corpo saudável sem beber água.

A quantidade necessária diária varia de indivíduo para indivíduo, sendo recomendado o valor aproximado de 30ml de água por quilo de peso corporal. Desta forma, um adulto de 75kg deve consumir, no mínimo, 2,25 litros de água em um dia para manter suas funções vitais plenamente ativas e seu organismo hidratado.

Alongue-se

alongue-se

Ao acordar, muitas vezes nos espreguiçamos. É bom, não é? Pois saiba que o alongamento deve ser inserido nas atividades diárias por trazer vários benefícios, entre eles:


  • melhorar a flexibilidade;

  • prevenir lesões musculares;

  • relaxar corpo e mente, auxiliando no combate ao estresse;  

  • ativar a circulação sanguínea;

  • ajudar na correção postural e na recuperação da musculatura.

São diversos os benefícios do alongamento diário. Portanto, procure tirar alguns minutos do dia para se alongar e manter corpo e mente relaxados.

Pegue sol

pegue-sol

Muitos estudos indicam que a falta de vitamina D pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças e mal-estares. Entre eles estão fadiga, obesidade, depressão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.


A principal maneira de melhorar os níveis desta vitamina é através da exposição ao sol, de 15 a 20 minutos por dia, sem protetor solar. Portanto, aproveite as pausas do dia, como o caminho entre a casa e o trabalho, ou ainda na pausa do almoço ou nos finais de semana, para pegar um solzinho. Vale lembrar que a absorção é relacionada com a quantidade de pele exposta ao sol. Por isso, procure deixar braços e pernas à mostra sempre que possível.

Preste atenção aos sinais do seu corpo

sinais-do-corpo

Cabelos e unhas fracas, pele ressecada, prisão de ventre e outros sintomas são sinais de que o próprio corpo nos dá quando algo não vai bem. Podem estar sinalizando a falta de alguma vitamina específica ou de hidratação, estresse ou até mesmo alguma doença mais grave. Por isso, é importante estar sempre atento aos sinais do seu corpo. E procure um médico sempre que necessário.

Cuide dos seus dentes

cuide-dos-dentes

Muitas pessoas nem imaginam, mas a saúde bucal é importantíssima para manter a saúde do corpo como um todo. Isso porque bactérias e outros germes podem ser disseminados a partir da boca para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. De acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos, problemas cardiovasculares como AVC  e aterosclerose podem estar ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais. 

Previna-se

previna-se

Sim, a prevenção sempre vai ser a melhor opção para se manter saudável. Consultar seu médico regularmente e fazer checkups anuais completos são algumas das principais recomendações. Desta maneira, alguns possíveis problemas de saúde podem ser diagnosticados antes mesmo de apresentarem sintomas. Além disso, doenças mais graves como as cardiovasculares e o câncer têm maiores chances de cura quando tratadas corretamente desde o início.

A falta de tempo é muito citada como um dos principais motivos que dificultam a manutenção de uma vida saudável. Mas vale lembrar que pequenas pausas durante o dia podem ser usadas para reverter essa situação:

  1. Dê preferência à caminhada, sempre que possível. No caminho de casa ao trabalho, ou do trabalho até o restaurante em que você almoça, por exemplo;

  2. Se você não tem nenhum tempo livre, alongue-se na cama mesmo, ao acordar ou antes de dormir. Essa atividade ajudará manter o corpo mais relaxado durante todo o dia ou até mesmo para ter uma noite de sono mais tranquila;

  3. A rotina às vezes te impede de lembrar de beber água, não é mesmo? Então coloque seu relógio para despertar de tempos em tempos, coloque lembretes em postits para ajudar a manter a hidratação em dia. A tecnologia, por meio de aplicativos, também pode ajudar;

  4. Escolha melhor o que você come. Ao se servir em um buffet, olhe todas as opções disponíveis e ao colocar a comida no prato lembre-se de que quanto mais colorido melhor para a sua saúde. Já nos lanches, dê preferência às frutas e às oleaginosas. Elas ajudarão a manter seu corpo e sua mente em dia e são mais rápidas de comer;  

  5. Faça o que for preciso para estar sempre feliz e motivado. Esse é um grande segredo para manter a saúde em dia.


Infográfico Gratuito: 10 doenças que podem ser prevenidas bebendo água
40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page