top of page

Por que devemos beber água no verão? Entenda os motivos

Atualizado: 22 de nov. de 2021

O verão é uma época incrível. Os dias são mais longos, a piscina, o mar e os lagos nos convidam insistentemente para um refresco, passamos mais tempo em atividades ao ar livre e tomamos aquela cervejinha trincando no fim do dia. Parece que nos tornamos mais ativos, comemos alimentos mais leves e tudo tem um ar de saúde. Mas em meio a toda essa delícia de tempo, muitas pessoas se esquecem da importância de beber água no verão para garantir uma hidratação correta do corpo.


Acontece durante o ano todo, mas especialmente no verão nosso organismo perde muito líquido para manter a temperatura do corpo entre os 36,5ºC e os 37ºC. O suor que nos acomete em qualquer encontro com o sol ou até mesmo em lugares abafados é a maneira de o nosso corpo eliminar calor.


Além disso, beber água no verão é importante para evitar outros problemas de saúde mais comuns em estações quentes. É o caso das pedras nos rins, que têm uma incidência cerca de 20% maior no verão, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, devido à falta de água e a maior concentração de cálcio na urina. O mesmo pode acontecer com infecções urinárias, oculares e micoses causadas por fungos e bactérias que se proliferam em nossas peles cheias de suor.


E se você é adepto das atividades físicas, então, o aviso é dobrado. No verão é ainda mais importante garantir uma hidratação correta, que consiste em beber água antes, durante e depois dos exercícios. A quantidade de ingestão diária de água deve ser aumentada  e no período entre 10h e 16h, quando o sol é mais intenso, ele deve ser evitado para não desidratar e ter de passar alguns dias em casa sem aproveitar a estação.


Como lembrar de beber água no verão?


O nosso corpo não possui maneiras de armazenar água, por isso é fundamental que ela seja reposta diariamente e na quantidade adequada. O cálculo é bastante simples: são 35 ml de água para cada 100 gramas de peso no seu corpo. Esse é um valor básico que deve ser a meta de todos os dias, mas em dias mais quentes ou quando você pratica exercícios ela deve ser mais elevada.


Isso pode até fazer parecer que é muita água. Afinal, normalmente corresponde a mais de uma garrafa PET de 2 litros! Mas calma: existem truques que podem facilitar o consumo adequado de água.


Algumas dicas são:

  1. Não espere ter sede para beber água. A sede já é um sinal de desidratação. Lembre-se de beber pelo menos 300 ml de água a cada duas ou três horas mesmo que não estiver com sede.

  2. Tenha sempre uma garrafa de água próxima. Isso irá facilitar que você se lembre de beber água com frequência.

  3. Você não precisa consumir toda a água de um dia apenas bebendo. Cerca de 20% da nossa necessidade diária é suprida em alimentos que ingerimos com grande concentração de água.

  4. Se você não consegue se lembrar de beber água, invista em aplicativos para o smartphone. Apps como Beba Água, Waterbalance, Drinking Water ou Hydro te ajudam a cronometrar há quanto tempo você não ingere água e o quanto já bebeu ao longo do dia.

Especialmente no verão, aposte em alimentos com grande concentração de água, como o alface, beterraba, couve, espinafre, pepino, pimentão, tomate, melancia, sucos, morangos, abacaxi. O pepino e o alface, por exemplo, são compostos 96% de água. Agrião, brócolis e espinafre têm 92% de água.


CTA_rotulo
1.163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page