Por que a água mineral tem validade? Entenda os motivos

30 de agosto de 2016. Categoria(s) Sem categoria

água mineral tem validade

Para grande parte dos consumidores, o preço e a marca de uma água mineral são os únicos itens observados antes de comprar algumas garrafas para levar para casa. O que muitos esquecem é que, quando é armazenada, a água mineral tem validade.

O modo de armazenagem é um dos fatores que mais influenciam nisso. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral (ABINAM), além do lacre e o do rótulo de qualquer garrafa ou galão ter de estar em perfeito estado, também é importante verificar se elas estão próximas a produtos químicos que podem alterar o gosto da água.

Em geral, as garrafas PET produzidas de tereftalato de polietileno são seguras. Mas perto de fumaça de gasolina, pesticidas ou produtos químicos, o gosto do líquido pode ser alterado. A água mineral tem validade um pouco maior se estiver em uma garrafa de vidro justamente por conseguir isolar melhor o líquido do meio ambiente.

As temperaturas também são responsáveis pela alteração da água mineral. Acima de 35ºC, o equilíbrio químico do líquido é alterado e aumentam as possibilidades de que bactérias presentes naturalmente na água comecem a se reproduzir influenciando no cheiro e no sabor da água. A ABINAM afirma que isso não tem nada a ver com a garrafa, mas com os componentes já presentes na água. Por isso deixar aquela garrafa de água dentro do carro no sol por oito horas pode não ser uma boa ideia.

entenda-a-diferenca-entre-os-tipos-de-agua-agua-agua-santa-rita

A água mineral tem validade de 6 meses a dois anos

De acordo com a ABINAM e a Anvisa, a água mineral na fonte não tem prazo de validade. Ela pode ficar ali durante milhares de anos e ainda estar própria para beber. Mas, ao ser armazenada, outros componentes começam a atuar. Por isso as entidades determinaram uma validade de 12 meses para água mineral sem gás armazenada em uma garrafa PET, enquanto em uma garrafa de vidro esse prazo passa para 24 meses. Já as águas minerais com gás têm validade de 12 meses quando em garrafas de vidro e seis meses em garrafas de plástico. Após aberta, a recomendação de especialistas é consumir o líquido em até duas semanas.

Em se tratando dos garrafões plásticos retornáveis de 10 e 20 litros de água mineral, outra validade que tem de se ter atenção é com do próprio vasilhame. Duas portarias – de 2008 e 2009 – do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determinam o prazo de validade de três anos para esse produto. Esse prazo foi estabelecido porque, segundo a DNPM, após esse tempo os galões começam a se desgastar. Com transporte, calor e lavagem por dentro para reaproveitar, ele pode começar a comprometer a higiene. Afinal, estudos apontam que um vasilhame é reutilizado, em média, 150 vezes em três anos.

As leis brasileiras são bastante rigorosas com a qualidade da água mineral engarrafada que é comercializada. O produto é fiscalizado desde a captação na fonte ou no aquífero até a chegada ao consumidor final.

Ela deve seguir à risca todos os padrões de qualidade determinados para as águas minerais e ter as informações nutricionais e validades no rótulo e na garrafa.

CTA_rotulo