top of page

9 dicas para não vacilar com a hidratação no verão

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Para aproveitar o seu verão da melhor forma possível, manter-se hidratado é essencial.


Imagine você em Florianópolis – um dos melhores destinos do verão brasileiro –, acompanhado das pessoas que você mais gosta, tendo alugado um ótimo imóvel que lhe dá acesso a praias, comércio e muito mais.


Numa situação dessas, é claro que o seu maior desejo é aproveitar ao máximo cada dia. Só que para que isso seja possível, você não pode esquecer de tomar certas medidas preventivas em relação à sua saúde e bem-estar, afinal, você precisa de disposição e vitalidade para curtir os momentos da estação.


Uma dessas medidas diz respeito à sua hidratação.


Muitas pessoas podem achar que manter-se hidratado significa simplesmente ingerir líquidos quando se sente sede, mas a importância disso vai além.


No caso de uma pessoa adulta, cerca de 60% do seu peso corporal advém da água. Isso porque o bom funcionamento do nosso organismo depende diretamente dos nossos hábitos de reposição de água, que por sua vez podem fazer toda a diferença quando se trata de manter a saúde e o bem-estar.


Ou seja, a sede não é o único sinal de que nosso organismo necessita estar hidratado. A desidratação tem também outros sintomas, como cãibras, cansaço, dores nas articulações, frequência cardíaca elevada, tonturas, enjoos e vômitos.


Tendo isso tudo em mente, elaboramos uma lista com 9 dicas essenciais para você se cuidar neste verão e manter-se hidratado todos os dias. Confira:


1- Evite a exposição prolongada ao calor e ao sol


Sem dúvida, os períodos estendidos de sol e a oportunidade de ganhar um bronzeado estão entre os maiores atrativos do verão. Contudo, sempre é prudente lembrar que as temperaturas elevadas causadas pelos raios solares também podem lhe prejudicar caso você fique exposto por um período prolongado ou mesmo dentro de um local com pouca circulação e refrigeração de ar.


Não esqueça que os líquidos perdidos com a transpiração (suor) precisam ser repostos.



2 – Prefira água a bebidas industrializadas


Há muito que ouvimos falar que água é a melhor opção para se matar a sede, mas nem sempre levamos esse conselho popular em consideração – especialmente em períodos de férias.


Sendo assim, não se deixe levar apenas por sabores diferentes e açucarados como é o caso de refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas semelhantes. Você pode, sim, consumi-los, mas não deve passar um dia inteiro sem tomar a boa, simples e pura água.


3 – Evite alimentos muito gordurosos ou salgados


A preferência por saladas e comidas mais leves no verão não é por acaso. Em estações em que nossos corpos já despendem mais esforço para controlar nossa temperatura corporal, ingerir alimentos pesados, gordurosos ou muito salgados não costuma causar sensações muito boas.


Isso acontece porque as gorduras exigem mais energia do nosso sistema digestório para serem processadas e porque o sal contido nos alimentos também retém líquidos. O resultado é uma digestão mais lenta e que nos faz sentir muito mais sede do que um alimento mais leve faria.


4 – Não exagere no consumo de álcool


Não há como negar que, no Brasil, o consumo de álcool é especialmente alto durante o verão, até mesmo porque a estação coincide com o período de férias de muitas pessoas.

Todavia, enquanto é, sim, recomendado e permitido festejar e curtir o momento com a família e amigos, não se pode esquecer que o álcool tem efeito diurético em nosso organismo, o que significa uma maior eliminação de líquidos, especialmente pela urina.


Sendo assim, se for beber, não espere a ressaca chegar para voltar a se hidratar – e também não dirija.


5 – Leve uma garrafa de água com você


Vai à praia? Dar uma volta no comércio? Fazer uma trilha? Sejam quais forem seus destinos neste verão, uma ótima pedida para que você se mantenha hidratado e não passe mal repentinamente por falta de líquidos é levar uma garrafa de água sempre com você.

Uma medida prática, que custa pouco e que pode fazer toda a diferença.


6 – Hidrate-se após praticar exercícios


De uma simples caminhada à beira-mar até os esportes mais radicais, o verão é a estação perfeita para colocar o corpo em movimento. Só que, assim como toda atividade física, a nutrição e a hidratação antes e depois da sua prática são essenciais.

Se for se exercitar, leve alguma bebida para consumir logo depois ou então pesquise um local próximo onde você possa descansar e se reidratar.



7 – Cuidado com intoxicações alimentares


Se o verão tem males, o número de intoxicações alimentares está entre eles. Isso acontece porque é mais comum que as pessoas consumam alimentos nas praias e ruas que nem sempre estão bem acondicionados, e essa preocupação deve ser levada para dentro de casa também.


Temperaturas elevadas costumam estragar os alimentos mais rapidamente, então é sensato que você tenha atenção redobrada, especialmente com alimentos que ficam fora do refrigerador.


8 – Prefira vestimentas leves


Não importa qual o seu estilo favorito de vestuário; para praticamente todas as regiões brasileiras, a verdade é uma só: temos que nos render às roupas mais leves e confortáveis.

Principalmente se você estiver de férias e não precisar seguir nenhum código de etiqueta para trabalhar, aproveite a ocasião para se vestir de forma confortável e com roupas que não lhe tragam ainda mais calor do que a própria estação já causa.


Desse jeito você controla melhor sua temperatura corporal e transpira menos, mantendo-se hidratado por mais tempo.


9 – Aumente o consumo diário de líquidos e curta o verão


Por fim, o maior conselho de todos é que você aumente seu consumo diário de líquidos. No mínimo, é recomendado o consumo de 2 litros de água por dia, mas, para adultos, dependendo do indivíduo, a dose recomendada pode chegar a 4 ou 5 litros.


Agora, é preciso consumir apenas água?


Por mais que seja melhor que você consuma majoritariamente água para se hidratar, lembre-se que essa é uma estação para curtir a vida e aproveitar os momentos. Por isso, você não precisa se privar de tomar um delicioso suco natural, um sorvete refrescante ou mesmo um refrigerante ou uma cerveja.


O mais importante é que você não esqueça da água e consuma líquidos ao longo de todos os dias. Assim você se mantém hidratado, disposto e totalmente apto a aproveitar cada dia conforme merecido.


CTA_rotulo
271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page