top of page

Sommelier de água: saiba tudo sobre o tema

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Você sabe o que um sommelier de água faz? Basicamente, ele é responsável por provar e distinguir os diversos elementos presentes na água para harmonizá-la com diferentes comidas e necessidades, exatamente igual à um sommelier de vinho.


A profissão é recente, e pode parecer inusitada para quem não está por dentro do assunto. Afinal de contas a primeira coisa que aprendemos na escola é que a água é uma substância sem gosto. Mas os sommeliers de água estão aqui para provar o contrário e dar dicas de como beber o melhor tipo de água possível, de acordo com a sua necessidade. Por isso separamos tudo o que você precisa saber sobre essa nova profissão. Confira!


O que faz o sommelier de água?


Um sommelier de água é um profissional, muitas vezes relacionado ao campo da gastronomia, que prova e esmiúça as características da água de vários locais. Eles por vezes analisam marcas de água que existem e ajudam a identificar coisas boas e ruins em suas fórmulas. Muitos trabalham como consultores para grandes marcas e ajudam no desenvolvimento de novos produtos.


Qual a formação necessária para ser sommelier de água?


Apesar de ser uma profissão relativamente nova, cursos específicos para ela já existem. Escolas sobre o tema estão espalhadas pelo mundo e países como Alemanha, Estados Unidos e Itália são pioneiras no assunto.


Na itália, a Associação de Degustadores de Água Mineral (ADAM) ministra cursos e eventos para os interessados sobre o assunto, além de disponibilizar uma cartilha com dicas de como ler os rótulos, degustar os sabores e saber harmonizar a bebida de acordo com a comida para quem não quer exatamente se tornar um profissional da área.


Já no primeiro módulo dos cursos é possível aprender a influência da água no corpo humano, como consumi-la corretamente e como degustá-la. O segundo módulo aborda como entendemos a água com nossos sentidos, como ler sua composição nas garrafas e como acontece o processo de engarrafamento da mesma.


Para quem procura uma alternativa no Brasil, é possível encontrar eventuais cursos na ABS-Minas, Associação Brasileira de Sommelier. Aqui a aula fica por conta de Rodrigo Rezende, único sommelier de água brasileiro certificado.

Onde é possível encontrar outros sommeliers de água?


Para quem deseja ver de perto como funciona o trabalho de um sommelier de água, alguns restaurantes espalhados pelo mundo contam com menus elaborados à partir das especificidades da água. Em Los Angeles por exemplo, o primeiro profissional da área Martin Riese abriu um espaço com mais de 20 tipos de água de 10 países diferentes e clientes podem fazer degustações da bebida ou apenas adquirir uma das opções.


Já aqui no Brasil, o profissional Rodrigo Rezende é o primeiro a trabalhar com a bebida e dá dicas de harmonização para a comida, além de palestras e cursos sobre o assunto. Segundo o profissional, o Brasil tem um território excepcional para o mercado de águas, com fontes de extrações que se destacam, inclusive em comparação com marcas estrangeiras.


O que podemos aprender com os sommeliers de água?


Se você está curioso e quer ver um sommelier de água fazendo seu trabalho em primeira mão, a série “Curta Essa” apresentado pelo ator Zac Efron têm um episódio dedicado ao assunto. Junto com a colega Anna Kendrick, ambos participam de uma degustação organizada pelo já mencionado Martin Riese e recebem uma verdadeira aula sobre o assunto.


A primeira dica que os profissional aponta é ler o rótulo. Segundo o sommelier de água, ao olharmos para eles podemos eliminar bebidas que vão ser prejudiciais para a nossa saúde. Bebidas que portam a característica de “purificada” não devem ser consumidas já que uma água que passa pelo processo de purificação acaba perdendo seus minerais, elementos extremamente importantes do líquido. A água purificada procura por fontes alternativas de minerais no nosso corpo o que acaba tornando-a prejudicial a saúde.


Ainda segundo o sommelier, águas que tem extração direta da fontes ricas em minerais e não possuem nenhum tipo de tratamento químico são a melhor aposta para quem deseja levar um estilo de vida mais saudável.

Outro ponto levantado pelos sommeliers de água é o TDS, no Brasil traduzido para Baixo Resíduo de Evaporação. Esse índice pode guiar consumidores que procuram harmonizar a comida de acordo com a bebida já que quanto mais baixo seu valor, mais leve e neutra é a água.


Essas águas leves são boas apostas para combinar espumantes e vinhos brancos. Já comidas e bebidas mais gordurosas exigem uma água rica em minerais e com índices de TDS maiores.


O sommelier Martin Riese esclarece ainda que quanto maior o índice de TDS, maior a qualidade da água e portanto, mais saudável ela consegue ser.



Parece loucura pensar que existem pessoas que trabalham distinguindo e saboreando água. Essa nova profissão fascinante têm muito a ensinar sobre o vasto mundo da água e sobre sua relação com os diversos estilos de vida.

Agora que você já sabe a importância de se beber uma água de qualidade, que tal saborear uma água leve como a Água Mineral Santa Rita?





bottom of page