top of page

Receita de chá verde para melhorar a cognição e o humor

Ao beber uma receita de chá verde, você entra em contato com uma tradição milenar. O chá verde é uma bebida valorizada por suas propriedades benéficas para a saúde há muito tempo nas culturas asiáticas. Rico em compostos antioxidantes e estimulantes, esse chá pode contribuir significativamente para um cérebro mais saudável e uma mente mais feliz. 


Originário da planta Camellia sinensis (L.), que também dá origem ao chá preto, o chá verde se diferencia no processamento, que varia conforme o grau de fermentação. Tradicionalmente, a planta é cultivada em países da ásia, predominantemente no Japão, China e Taiwan. Porém, independentemente de onde você estiver nos dias de hoje, provavelmente conhecerá pelo menos uma receita de chá verde!


Por que vale a pena apostar em uma receita de chá verde para melhorar o humor?

Incorporar pelo menos uma receita de chá verde à sua rotina pode fazer muito pelo seu bem-estar. O chá verde é reconhecido por seu efeito positivo no humor. A L-teanina, em particular, é eficaz na redução do estresse e da ansiedade. O chá é rico em compostos naturais que trazem benefícios à saúde. Entre esses compostos, os mais conhecidos e com efeitos mais notáveis são:


  • Catequinas: antioxidantes naturais que auxiliam na prevenção de danos celulares, além de possuírem funções antioxidante e anti-inflamatória. Elas atuam neutralizando os radicais livres e aumentando a atividade de enzimas de desintoxicação.


  • L-Teanina: aminoácido benéfico para a saúde do cérebro, possuindo efeitos ansiolíticos. A L-teanina também aumenta os níveis de dopamina e a produção de sensação de bem-estar.


  • Cafeína: presente em menor quantidade do que no café, a cafeína no chá verde é suficiente para gerar uma resposta sem provocar os efeitos nervosos associados ao consumo excessivo de cafeína. Ela estimula o disparo de neurônios e aumenta a concentração de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina (noradrenalina), podendo melhorar diversos aspectos da função cerebral, incluindo o humor, a vigilância, o tempo de reação e a memória.


Escolha uma receita de chá verde para experimentar hoje!

Agora que entendemos os benefícios do chá verde para a cognição e o humor, vamos aprender como preparar essa bebida de maneira simples e deliciosa para consumir sempre que quiser.


Receita de chá verde com mel ou limão


Ingredientes:

- 1 colher de chá de folhas de chá verde (ou 1 saquinho de chá verde)

- 1 xícara de água (240 ml)

- Mel ou limão (opcional, para adoçar)


Como preparar:

1. Aqueça a água: leve a água ao fogo e aqueça até cerca de 80°C. Não deixe a água ferver, pois isso pode destruir os compostos delicados do chá verde.

2. Infusão: coloque as folhas de chá verde ou o saquinho em uma xícara e despeje a água quente sobre elas.

3. Tempo de infusão: deixe o chá em infusão por 2 a 3 minutos. Infusões mais longas podem resultar em um sabor amargo.

4. Finalização: remova as folhas ou o saquinho de chá. Adicione mel ou limão a gosto, se desejar.


Receita de chá verde com gengibre e limão


Ingredientes:

- 1 colher de chá de folhas de chá verde (ou 1 saquinho de chá verde)

- 1 xícara de água (240 ml)

- 1 pedaço pequeno de gengibre fresco, fatiado

- Suco de meio limão

- Mel a gosto


Como preparar:

1. Aqueça a água: aqueça a água até cerca de 80°C.

2. Infusão: adicione o gengibre fatiado à xícara e despeje a água quente sobre ele. Deixe em infusão por 1-2 minutos.

3. Adicione o chá verde: adicione as folhas de chá verde ou o saquinho à xícara e deixe em infusão por mais 2-3 minutos.

4. Finalização: Remova o gengibre e as folhas ou o saquinho de chá. Adicione o suco de limão e mel a gosto.

5. Aproveite: Beba quente para uma experiência revigorante e calmante.


Experimente a sua receita de chá verde preferida e incorpore o chá à sua rotina diária para aproveitar seus inúmeros benefícios para a cognição e o humor. Com o inverno chegando, nada como uma bebida quente e estimulante para deixar os dias mais gostosos e produtivos! Escolhendo bem a água para ter os melhores benefícios Consumir água de qualidade pode fazer a diferença, potencializando os benefícios da água no chá, para um corpo bem hidratado. Cada água possui características específicas de composição química e mineral. Os minerais desempenham papéis importantes no equilíbrio eletrolítico, na saúde óssea e em outras funções vitais do corpo. 


Para o quesito hidratação, prefira águas minerais naturais com baixo teor de sódio para fazer o seu chá verde, pois elas ajudam a manter o equilíbrio hídrico sem adicionar excesso de sódio à dieta. A fonte da Água Mineral Santa Rita possui baixa concentração de sódio e sua composição química excelente é um fator determinante para ser considerada a melhor água mineral do estado de Santa Catarina e uma das melhores do Brasil. Ou seja, apostar nessa água mineral é potencializar os benefícios da água para o cérebro!


Visite nossa loja virtual e garanta a melhor água para preparar seu chá!


cupom HIDRATE-SE10 para garantir 10% de desconto na primeira compra

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page