Quanto de água um bebê de até 2 anos deve tomar?

Atualizado: 4 de mai.


Os benefícios do consumo de água mineral para nosso organismo são comprovados e reforçam a necessidade de adotar a hidratação com um hábito saudável. Porém, quando falamos de bebês de até 2 anos de idade é preciso ficar atento às orientações dos especialistas, pois elas são específicas para cada fase dos pequenos.


Nesse post vamos explicar qual a quantidade ideal de água que deve ser consumida e a importância da hidratação nos dois primeiros anos de vida. Além disso, vamos dar algumas dicas sobre como e quando oferecer água para os bebês.


Até os 6 meses

A água contida no leite materno é suficiente para o bebê até os seis meses de vida. Inclusive, o recomendado pelos pediatras é que nesse período a alimentação seja exclusivamente o leite materno, pois ele possui todos os elementos para a nutrição e hidratação do bebê.

Nos casos em que há impossibilidade de aleitamento materno, e o bebê consome fórmulas infantis, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que pais ou responsáveis avaliem junto ao pediatra a necessidade de oferta de água.

Dos 7 aos 12 meses - Água para matar a sede

A partir dos 7 meses os bebês iniciam a introdução alimentar e junto com ela deve começar também o consumo de água. Nessa fase, beber água auxilia no funcionamento do organismo, além de matar a sede, que aumenta por conta da ingestão de alimentos sólidos. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que nessa fase, o bebê tome em média 800ml de água por dia.

O Guia Alimentar da Criança Brasileira, publicado em 2021 pelo Ministério da Saúde, destaca que a água é um alimento essencial para hidratar a criança a partir dos 7 meses. O guia faz um alerta importante: não é recomendável substituir a oferta de água por água de coco, sucos naturais de fruta ou bebidas industrializadas, como refrescos, bebidas à base de frutas, chás gelados (mesmo os caseiros quando adoçados), refrigerantes ou bebidas gaseificadas. Isso porque, essas bebidas podem conter açúcar, sódio e aditivos químicos, além de fazerem mal à saúde, aumenta a chance de a criança apresentar excesso de peso, cárie e diabetes.

Entre 1 e 2 anos de idade

É nessa fase que os bebês começam a andar, falar e por conta disso descobrem uma série de atividades. Por isso, é preciso que o consumo de água passe a ser diário, pois segundo os especialistas ele é fundamental para boas condições da saúde infantil.

Em termos gerais, os órgãos de saúde recomendam que a partir dos 12 meses o bebê consuma em média 1,3 litros de água todos os dias. Mas, a quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança, e deve ser discutido com o pediatra.

Quando e como oferecer água para bebê?

Agora que você já sabe a quantidade de água para cada fase do bebê, veja algumas dicas sobre o momento e a forma ideal para oferecer a água:

  • Ofereça a água nos intervalos das refeições, cerca de 4 vezes ao dia. Assim você evita que ele fique saciado com o líquido e coma menos.

  • Os bebês costumam acordar com sede, por isso esse é um ótimo horário para oferecer água. A hora do banho também pode ser uma boa opção.

  • O copo de transição só deve ser usado até no máximo 1 ano de idade. A partir daí ele deve ser trocado por copinho aberto ou copinho com canudo.

  • Quando estão brincando as crianças não querem parar de jeito nenhum! Mesmo com sede elas seguem se divertindo, interrompa brevemente a brincadeira e faça com que beba água. Essa dica vale especialmente para os dias mais quentes, em que o consumo de líquidos deve ser maior.

Nesse post você aprendeu quais são as quantidades de água ideais para os bebês de até 2 anos. Veja um resumo:

  • Até os 6 meses: aleitamento exclusivo;

  • Entre 7 e 12 meses: 800ml/dia;

  • Entre 12 meses e 2 anos: 1,3l/dia.

A Água Mineral Santa Rita segue rígidos controles de qualidade desde a captação até o envase, para oferecer a você e aos pequenos a melhor água mineral natural.

Quer ter sempre à mão a leveza da Água Santa Rita? Visite a nossa loja virtual, faça a sua compra online e receba os produtos em casa. O frete é grátis para a Grande Florianópolis!





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo