Os benefícios do consumo de água mineral para nosso organismo são comprovados e reforçam a necessidade de adotar a hidratação com um hábito saudável. Porém, quando falamos de bebês de até 2 anos de idade é preciso ficar atento às orientações dos especialistas, pois elas são específicas para cada fase dos pequenos.
Nesse post vamos explicar qual a quantidade ideal de água que deve ser consumida e a importância da hidratação nos dois primeiros anos de vida. Além disso, vamos dar algumas dicas sobre como e quando oferecer água para os bebês.
Até os 6 meses
A água contida no leite materno é suficiente para o bebê até os seis meses de vida. Inclusive, o recomendado pelos pediatras é que nesse período a alimentação seja exclusivamente o leite materno, pois ele possui todos os elementos para a nutrição e hidratação do bebê.
Nos casos em que há impossibilidade de aleitamento materno, e o bebê consome fórmulas infantis, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que pais ou responsáveis avaliem junto ao pediatra a necessidade de oferta de água.
Dos 7 aos 12 meses - Água para matar a sede
A partir dos 7 meses os bebês iniciam a introdução alimentar e junto com ela deve começar também o consumo de água. Nessa fase, beber água auxilia no funcionamento do organismo, além de matar a sede, que aumenta por conta da ingestão de alimentos sólidos. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que nessa fase, o bebê tome em média 800ml de água por dia.
O Guia Alimentar da Criança Brasileira, publicado em 2021 pelo Ministério da Saúde, destaca que a água é um alimento essencial para hidratar a criança a partir dos 7 meses. O guia faz um alerta importante: não é recomendável substituir a oferta de água por água de coco, sucos naturais de fruta ou bebidas industrializadas, como refrescos, bebidas à base de frutas, chás gelados (mesmo os caseiros quando adoçados), refrigerantes ou bebidas gaseificadas. Isso porque, essas bebidas podem conter açúcar, sódio e aditivos químicos, além de fazerem mal à saúde, aumenta a chance de a criança apresentar excesso de peso, cárie e diabetes.
Entre 1 e 2 anos de idade
É nessa fase que os bebês começam a andar, falar e por conta disso descobrem uma série de atividades. Por isso, é preciso que o consumo de água passe a ser diário, pois segundo os especialistas ele é fundamental para boas condições da saúde infantil.
Em termos gerais, os órgãos de saúde recomendam que a partir dos 12 meses o bebê consuma em média 1,3 litros de água todos os dias. Mas, a quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança, e deve ser discutido com o pediatra.
Quando e como oferecer água para bebê?
Agora que você já sabe a quantidade de água para cada fase do bebê, veja algumas dicas sobre o momento e a forma ideal para oferecer a água:
Ofereça a água nos intervalos das refeições, cerca de 4 vezes ao dia. Assim você evita que ele fique saciado com o líquido e coma menos.
Os bebês costumam acordar com sede, por isso esse é um ótimo horário para oferecer água. A hora do banho também pode ser uma boa opção.
O copo de transição só deve ser usado até no máximo 1 ano de idade. A partir daí ele deve ser trocado por copinho aberto ou copinho com canudo.
Quando estão brincando as crianças não querem parar de jeito nenhum! Mesmo com sede elas seguem se divertindo, interrompa brevemente a brincadeira e faça com que beba água. Essa dica vale especialmente para os dias mais quentes, em que o consumo de líquidos deve ser maior.
Nesse post você aprendeu quais são as quantidades de água ideais para os bebês de até 2 anos. Veja um resumo:
Até os 6 meses: aleitamento exclusivo;
Entre 7 e 12 meses: 800ml/dia;
Entre 12 meses e 2 anos: 1,3l/dia.
A Água Mineral Santa Rita segue rígidos controles de qualidade desde a captação até o envase, para oferecer a você e aos pequenos a melhor água mineral natural.
Quer ter sempre à mão a leveza da Água Santa Rita? Visite a nossa loja virtual, faça a sua compra online e receba os produtos em casa.
Comments