top of page

Dor de estômago: o impacto da água com gás na sensibilidade gástrica

A água com gás é uma bebida bastante popular, mas cercada de mitos. Ao longo do tempo, foi comparada a refrigerantes pela presença de CO2, e muitas pessoas pensam, por exemplo, que ela pode causar dor de estômago ou agravar o quadro de quem já tem. Hoje vamos mostrar que a água com gás pode ser uma aliada do sistema digestivo, ajudando, inclusive, no funcionamento estomacal.


O mito da dor de estômago é associado às bolhas da água com gás, que frequentemente são confundidas com algo danoso para o trato digestivo, mas são apenas bolhas de CO2, ou gás carbônico. Porém, não há evidências sólidas que apoiem essa afirmação. A sensibilidade pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, se você sentir dor de estômago depois de beber água com gás, isso pode significar que há algum problema não relacionado à água que deve ser tratado.


As causas da dor de estômago vão desde as mais imediatas, como gases, estresse ou um alimento que não caiu bem, até algo mais complexo e grave, como doenças. Se a dor for constante, é possível que seja sintoma de doenças digestivas como gastrite e refluxo.


Os benefícios da água com gás, que pode até aliviar a dor de estômago

Como você já viu, ao contrário do que alguns pensam, a água com gás oferece benefícios para o estômago e para a digestão. Confira alguns dos principais:

  • Ajuda a não exagerar nas refeições, pois o CO2, quando liberado no sistema digestivo, promove a sensação de saciedade;

  • É uma ótima opção para substituir o refrigerante, e sem os aditivos e excesso de açúcar que podem causar danos à saúde;

  • Pode melhorar o paladar, pois o CO2 ajuda a estimular as papilas gustativas na língua, deixando-as mais sensíveis aos sabores dos alimentos;

  • Ajuda na função digestiva e auxilia no alívio da indigestão, melhora os sintomas causados pela dispepsia, como inchaço, náuseas, vômitos e dores após as refeições.

Mitos e verdades sobre a água com gás

Agora que você já está por dentro dos principais benefícios da água com gás para o sistema digestivo e já entendeu que ela não causa dor de estômago, é hora de separar os mitos das verdades em relação à bebida:

  • Água com gás pode prejudicar os dentes?

Não! Embora a água com gás tenha um pH ligeiramente menor em relação à água sem gás, está muito longe de apresentar uma acidez que danifique os dentes

  • Água com gás é rica em sódio?

Não! A quantidade de sódio varia de acordo com as características do solo e da profundidade do aquífero de onde a água é extraída, e no caso da Água Mineral Santa Rita, a concentração de sódio é bem baixa, o que a torna ainda melhor!

  • Água com gás provoca celulite?

Não! O que provoca a celulite é principalmente o excesso de açúcar.

  • Água com gás faz mal aos rins?

Não! A água com gás faz bem para os rins, pois hidrata o organismo e faz com que os rins funcionem melhor.



Tenho sensibilidade e sinto dor de estômago ao beber muita água com gás, o que fazer?

Se você tem um estômago sensível e por algum motivo sente desconforto ou dor se beber muita água com gás, sugerimos que você procure auxílio médico para investigar a causa raiz do desconforto no estômago, que evite o consumo de água com gás durante as refeições, e que verifique também a possibilidade de intercalar a ingestão com outras bebidas igualmente hidratantes, como água sem gás e chás que acalmem o sistema digestivo. Outra dica é apostar na água sem gás, adicionando frutas e ervas para saborizá-la.



A qualidade da água com gás pode fazer a diferença!

Para quem quer colocar a água com gás na sua rotina, e para quem já é um apreciador da bebida, é fundamental escolher marcas confiáveis e de qualidade, pois isso pode fazer a diferença para a saúde. A Água Mineral Santa Rita vem de uma fonte de temperatura de 17,5ºC e baixa concentração de minerais, como o sódio. Essa excelente composição química garante a qualidade da água mineral, que é considerada uma das melhores do Brasil! Em resumo: pode beber tranquilamente!


Com gás ou sem, o consumo de água auxilia na digestão, e o consumo diário é indispensável para o bom funcionamento do corpo todo. Aproveite para abastecer o seu estoque de Água Santa Rita acessando a nossa loja online e escolhendo os seus produtos preferidos para manter a hidratação em dia!


Cupom de desconto no primeiro pedido

1.121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page