top of page

Como a água mineral pode prevenir cãibras musculares

As temidas cãibras musculares são contrações involuntárias e dolorosas dos músculos, muitas vezes causadas por desidratação ou deficiência de minerais essenciais. Você nem precisa ser atleta de alto rendimento para ser afetado por uma cãibra. É muito provável que você já tenha sentido, ainda mais em um dia quente quando você se movimentou mais do que deveria.


Entre as causas mais comuns das câimbras, estão:


  • Uso exagerado ou sobrecarga da musculatura;

  • Desidratação;

  • Baixas temperaturas (que causam a contração muscular);

  • Carência de sais minerais como potássio, cálcio ou magnésio;

  • Transpiração excessiva.


A boa notícia é que as cãibras musculares podem ser evitadas, mesmo se você pratica exercícios físicos com frequência. É tudo uma questão de cuidado com alimentação, hidratação e reposição dos minerais essenciais do corpo.


O papel da hidratação na prevenção de cãibras musculares


Você já sabe que mais de 70% do nosso corpo é composto por água, e manter o organismo bem hidratado é fundamental para que tudo funcione corretamente, certo? A hidratação também influencia no funcionamento dos músculos. A água é um componente fundamental das células musculares, e quando não estamos adequadamente hidratados, os músculos podem ficar mais suscetíveis a cãibras musculares.


Durante o exercício, perdemos água através do suor, e a falta de reposição adequada dessa água pode levar à desidratação.


A desidratação afeta a capacidade dos músculos de contrair e relaxar normalmente, aumentando o risco de cãibras, entre vários outros problemas. Portanto, manter-se hidratado antes, durante e depois do exercício é crucial para prevenir cãibras musculares.



Minerais essenciais: aliados na prevenção de cãibras!


A água mineral é uma excelente escolha para hidratar o corpo a qualquer momento, mas ainda mais quando você for se exercitar. Isso se dá por conta dos minerais essenciais. A água mineral contém uma variedade de minerais que podem beneficiar a saúde muscular, incluindo cálcio, potássio e magnésio.


Os minerais também são muito importantes para a função muscular. Alguns dos mais importantes são o cálcio, o potássio e o magnésio, que citamos anteriormente, e devem ser sempre repostos para evitar a desidratação, a exaustão e as cãibras musculares.


E por isso não podemos deixar de citar que nem todas as águas minerais são iguais, e a qualidade da água é relevante na prevenção de cãibras musculares! É importante escolher uma água mineral de alta qualidade, livre de contaminações e rica em minerais essenciais.


A qualidade da água mineral, a presença de minerais e até mesmo a quantidade de minerais presentes depende da fonte de onde ela é obtida. Águas minerais provenientes de fontes naturais e bem protegidas tendem a ser mais ricas em minerais e de alta qualidade.


Um bom exemplo é a água proveniente de fontes cercadas pela Mata Atlântica, considerada a melhor água mineral por diversos motivos. A mata nativa atua como uma barreira natural contra a poluição.


A composição química da água mineral também pode variar dependendo da sua origem. Verifique no rótulo da garrafa para conferir a concentração de elementos químicos, dando preferência às que têm uma baixa concentração de minerais, como o sódio.



Dicas práticas para manter o corpo hidratado


Agora que já sabemos da importância da hidratação e da água mineral na prevenção de cãibras musculares, anote aí algumas dicas práticas para se hidratar sempre:


1. Beba água regularmente: mantenha-se hidratado ao longo do dia, mesmo quando não estiver com sede. Estabeleça o hábito de beber água a cada poucas horas. Se você é do tipo que esquece, coloque alarmes e lembretes no celular e trabalhe com metas.


2. Consuma água mineral natural: opte por água mineral natural de alta qualidade, rica em minerais essenciais, mesmo quando você não está praticando esportes.


3. Reponha durante o exercício: durante atividades físicas, não esqueça de fazer pausas para beber água e repor as perdas de fluidos através do suor.


4. Coma alimentos ricos em água: consuma alimentos como frutas e vegetais para complementar sua ingestão de líquidos.


6. Monitore os sinais de desidratação: fique de olho nos sinais de desidratação, como urina escura, boca seca, fadiga e cãibras musculares muito frequentes. Se perceber que o seu corpo está desidratado, faça a reposição com bastante água.


Agora que você já sabe como manter o corpo bem hidratado, apostamos que as cãibras vão passar longe dos seus músculos! E para manter a sua casa sempre bem abastecida com água mineral de alta qualidade, a dica é acessar nossa loja e escolher os produtos do tamanho da sua sede.



41 visualizações0 comentário
bottom of page