Aromaterapia: o que é e receitas simples

Atualizado: Jul 12


Aromaterapia é uma técnica, também considerada como terapia alternativa, que utiliza o aroma (cheiro) de óleos essenciais extraídos de plantas, frutas e outros elementos da natureza.


E, como você já deve imaginar, a aromaterapia é uma das técnicas mais antigas de cura, tendo seus primeiros registros há aproximadamente 3.000 aC.


A técnica vem ganhando cada vez mais adeptos, por se tratar de uma forma natural e eficaz de tratar sintomas de ansiedade, insônia e depressão, além de promover bem-estar e favorecer o fortalecimento do corpo.


Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre a aromaterapia, além de algumas dicas para aplicar a técnica ao seu dia a dia.


Formas de utilização da aromaterapia:


Existem diversas maneiras de se beneficiar da aromaterapia e, vale que você busque aquela que traga maior prazer e satisfação para você. Veja algumas ideias de uso:


  • Colares e pulseiras

Existem colares e pulseiras aromáticas para a aplicação da aromaterapia. Desta forma, é possível pingar algumas gotas do óleo essencial que você precisa e se beneficiar pelo poder da ação por várias horas.


  • Difusores

Os difusores estão entre os métodos mais utilizados para a aromaterapia atualmente. Existem difusores de diversos tipos e tamanhos, e em todos eles o que ocorre é a diluição do óleo essencial em água e, em seguida, a sua evaporação. Importante: a qualidade da água utilizada para este fim, está intimamente relacionada à sua eficácia. Portanto, escolha água de boa procedência para o seu difusor :)


  • Pingar em tecidos

Alguns óleos essenciais, como o de Lavanda, são bastante conhecidos e utilizados. Algumas pessoas com problemas de insônia costumam pingar algumas gotas (poucas!) na fronha/travesseiro, para garantir uma melhor noite de sono.


  • Escalda pés

Essa é, talvez, uma das formas preferidas de utilização dos óleos essenciais e aromaterapia. O escalda pés, possui diversos benefícios, incluindo o relaxamento e aquecimento do corpo. Além disso, outros efeitos terapêuticos podem ser potencializados com o uso correto de alguns óleos essenciais.



E se você gosta de escalda pés, não deixe de ver o nosso conteúdo sobre: Escalda-pés: benefícios e receitas simples.


Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia:


Embora a aromaterapia seja uma alternativa natural, é importante que ela seja acompanhada por um profissional, para que sejam sugeridos os melhores óleos essenciais e as melhores maneiras de utilização de cada um deles.


No entanto, existem óleos essenciais bastante difundidos e utilizados no dia a dia de muitas pessoas. Confira alguns deles e seus benefícios:


  • Lavanda: possui ação calmante e cicatrizante, costuma ser utilizado para casos de insônia, sinusite e TPM (tensão pré menstrual).

  • Hortelã: estimulante e revigorante, pode ser indicado para dores musculares, cansaço mental e outros tratamentos.

  • Alecrim: assim como a maioria dos óleos essenciais, pode ser utilizado para tratar fatores físicos ou emocionais. Atua como analgésico e pode aliviar sintomas de rinite.

  • Laranja: quem não gosta de um cheirinho de laranja? Delícia, né? Pois saiba que esse cheirinho pode auxiliar, também em casos de cólica, problemas digestivos, insônia e tensão nervosa.

  • Camomila: assim como o chá, auxilia no relaxamento e pode ser uma boa pedida para garantir uma boa noite de sono.

Óleos essenciais X Essências aromáticas


Tome cuidado para não se enganar! Os óleos essenciais são 100% feitos à base de produtos naturais e, por isso, sua ação terapêutica é comprovadamente eficaz. Estes produtos tendem a ser mais caros devido à pureza e, em alguns casos, a complexidade para a sua extração.


Já as essências aromáticas possuem apenas o cheiro semelhante aos óleos, mas não possuem funções terapêuticas. Pelo contrário, algumas delas podem conter substâncias sintéticas, que quando utilizadas podem ser benéficas à saúde.


Precauções na aromaterapia


Vale lembrar que alguns óleos essenciais, podem causar irritações. E, por isso, não devem ser aplicados diretamente à pele.


Não deixe de compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos! :)



Posts recentes

Ver tudo