top of page

A importância da qualidade da água na produção de cerveja.

Atualizado: 22 de nov. de 2021

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influenciam diretamente no estilo que será produzido. Ela está presente em todos os processos, desde a fabricação, fermentação/maturação, filtração e higienização. Além disso, ela faz parte do processo de engarrafamento, na geração de vapor ou para sistemas de refrigeração, entre outras aplicações. Está aí o motivo pelo qual a qualidade da água na produção de cerveja tem tamanha importância.


Encontrada em diversas fontes no meio ambiente, a água pode ser captada em rios, lagos, fontes e lençóis subterrâneos. Em cada uma dessas formas estão dissolvidos diversos tipos de substâncias minerais, como sulfato, cloreto, magnésio, sódio, bicarbonato, cálcio, metais pesados e outros, fazendo com que a característica da água seja diferente de uma fonte para a outra.


É comum encontrarmos informações sobre a água de um determinado lugar ser mais indicada para produzir cerveja do que a de outro. Isso acontece devido à quantidade dessas substâncias presentes na água, que tem um papel direto nas características das cervejas produzidas.


Um exemplo disso é a famosa água de Burton on Trent – um dos principais locais onde se produzia cerveja na Inglaterra no final de 1800. A água de Burton é extremamente dura, sendo rica em sulfato de cálcio, característica que contribuiu no processo de fabricação das primeiras cervejas do estilo India Pale Ale.



Outro exemplo, é a água da cidade de Pilsen, na República Tcheca, que apresenta pouca quantidade de sais, sendo apropriada para a elaboração das  cervejas claras e lupuladas do tipo Pilsen.


Já em Munique, a água é rica em carbonato de cálcio, ideal para a cerveja escura do tipo Munique. É devido a essas variações nas características da água em diferentes regiões que são desenvolvidas receitas de grandes estilos. Aliado aos demais ingredientes que compõem a cerveja, na medida em que os açúcares são produzidos, o efeito da química da água é realçar o sabor da cerveja.


Contudo, com os recursos tecnológicos que possuímos hoje, é possível tratar a água e ajustar suas características de acordo com o tipo de cerveja que se pretende produzir em qualquer lugar do mundo.


Para que a quantidade de substâncias químicas não interfiram nas características da  cerveja, alguns parâmetros básicos de qualidade da água utilizada – seja ela de superfície ou de fontes subterrâneas – são monitorados e ajustados, como pH, condutividade elétrica, potencial de oxiredução, turbidez, monitoramento da temperatura e nível estático.


A água, os minerais e a cerveja


A água é classificada de acordo com a quantidade de minerais que possui, sendo que essa classificação é feita pela concentração de minerais presentes na água. Partes por milhão (ppm) é a medida de concentração utilizada para expressar a quantidade em soluções muito diluídas:

  1. 0 – 50 ppm: água “mole”;

  2. 51 – 110 ppm: água “média”;

  3. 111 – 200 ppm: água “dura”;

  4. 201 ppm em diante: água “superdura”.


Cálcio

É considerado o principal mineral e determina a “dureza” da água. Ajuda a promover o sabor da cerveja e também é importante por conta de suas atividades enzimáticas sobre outros componentes e de seu efeito acidificante.


Magnésio

Também contribui de forma significativa para a “dureza” da água. Em pouca quantidade, o magnésio serve como nutriente para as leveduras. Em grande quantidade, dá um sabor amargo à cerveja.


Bicarbonato

Entre a família dos carbonatos, é o que domina a composição química da maioria das fontes usadas para a fabricação de cerveja. É a principal forma de carbonato na água com pH inferior a 8,4.


Cloreto

Ajuda a acentuar a doçura do malte. Sua concentração não deve passar dos 250 ppm, pois pode impactar nas atividades das leveduras ou dar um sabor salgado para a cerveja.


Sulfato

Junto com cálcio e magnésio, contribui para deixar a água mais “dura”. Sua grande qualidade é acentuar o amargor do lúpulo, fazendo com que ele pareça mais seco. Porém, pode deixar a cerveja com sabor adstringente.


Sódio

Também ajuda a acentuar a doçura do malte. No entanto, se a sua concentração ultrapassar os 150 ppm, pode conferir um sabor salgado para a cerveja após o fim do processo de fabricação.



O impacto da química da água na cerveja

  1. Alcalinidade e pH altos dão origem a sabores adstringentes;

  2. Alcalinidade alta e pH baixo resultam em cervejas encorpadas, como as do tipo Ale;

  3. A água extremamente rica em minerais é boa para a fabricação de cervejas amargas, como as do tipo Stout;

  4. A água sem tantos minerais é boa para a produção de cervejas claras tipo Pilsen e algumas variantes do tipo Lager.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page