Gravidez: dicas para controlar a hidratação durante a gestação

26 de março de 2018. Categoria(s) Saúde

gravidez-cuidados

Beber água é algo importante para manter a saúde do corpo no dia a dia e durante a gestação esse cuidado é essencial para a saúde do bebê, devendo ser seguido à risca.

Durante a gravidez, as mulheres precisam tomar pelo menos dois litros de água por dia. Sucos de frutas, água de coco, frutas in natura e outros alimentos ricos em água ajudam a alcançar a meta recomendada por médicos.

Esse consumo de água é essencial para manter a hidratação necessária para a formação do líquido amniótico, a circulação sanguínea, a irrigação do útero e da placenta, a estabilização da pressão arterial e a eliminação das toxinas.

O consumo de água também ajuda na amamentação. O leite materno é composto por 90% de água, por isso a importância de a mãe consumir água todos os dias e manter-se hidratada.

 

Leia também: Alimentos que aumentam a imunidade

 

Atenção aos desejos: a vontade incontrolável por determinados alimentos sinaliza as necessidades nutricionais do seu organismo.

A vontade de comer alimentos doces pode indicar desidratação ou carência de vitaminas. Procure manter uma dieta saudável, fazendo substituições naturais e nutritivas para saciar seus desejos.

 

Como manter a hidratação durante a gravidez:

  • Beber água mineral natural é uma vantagem sobre outros tipos de líquidos, pois é segura contra a contaminação. Dessa forma, você pode garantir a ingestão de minerais e oligoelementos em seu estado mais natural, puro e saudável;
  • A água não contém calorias, por isso deve ser priorizada acima de qualquer outra bebida para manter hábitos saudáveis ao longo de toda a gravidez;

 

Leia também: Harmonização da água: como combinar alimentos e bebidas

 

  • Beba sucos naturais, ricos em vitaminas, livres de corantes e de açúcar em excesso. O suco de limão ajuda a aliviar as náuseas dos primeiros meses de gestação. A água de coco, rica em sais minerais e nutrientes, atenua o enjoo e a azia, além de atuar como um isotônico natural;
  • Enriqueça o cardápio com frutas e hortaliças que têm alta concentração de água: alface – 95%, tomate – 94%, melancia – 92%, melão – 90%, abacaxi – 87%, laranja – 87%, goiaba – 86%, maçã – 83%, pera – 80%;
  • O leite, além de concentrar bastante água (cerca de 90% de sua composição), possui muitas proteínas e muito cálcio, que também devem ser ingeridos nesse período;
  • Os caldos e as sopas ajudam a hidratar. Prefira aqueles com legumes e carnes, que fornecem ainda proteínas e minerais.
  • Manter-se hidratada durante a gravidez é muito importante não só para sua saúde e seu bem-estar, mas também para o desenvolvimento do seu bebê.

 

Infográfico Gratuito: 10 doenças que podem ser prevenidas bebendo água